ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

OURICURI - PATRULHA AMBIENTAL PARTICIPA DO SEMINÁRIO PREPARATÓRIO DO PLANO ESTADUAL DE RECURSOS HÍDRICOS

Aconteceu dia 12/02 na sede da Gerencia Regional de Saúde – IX GERES em Ouricuri – PE o seminário preparatório do Plano Estadual de Recursos Hídricos de Pernambuco. 
O objetivo da atualização do PERH-PE é garantir o uso dos recursos hídricos, sustentando a qualidade, disponibilidade, conservação e aproveitamento de forma racional em benefício das gerações atuais e futuras, ensejando o desenvolvimento sustentável. A proposta de revisão das unidades de planejamento engloba 13 bacias hidrográficas de Pernambuco, nove grupos de pequenas bacias interiores, seis grupos de pequenas bacias litorâneas e pequenas bacias insulares do arquipélago de Fernando de Noronha. 
O fluxograma das atividades está direcionado cinco fases. Atividades iniciais, atualização de diagnóstico, análise prognóstica, proposições das ações do plano e a proposta de implementação e acompanhamento do plano. 
Participaram e foram representadas no evento, várias instituições do estado e de municípios da região, entre essas; secretarias de agricultura, de Meio Ambiente, representantes de áreas de saúde, APAC, Sistema Fiepe, IPA, ONGs Caatinga, Chapada, Patrulha Ambiental Itinerante, sindicato dos trabalhadores, associação de moradores e conselheiros de açudes da região. 
O seminário teve a organização da Sra. Fabiana Aymar da Profil consultoria que presta os serviços para o Estado de Pernambuco neste seguimento. 
O uso intensivo da água pelas diferentes atividades econômicas nas bacias hidrográficas e os problemas de qualidade de água decorrentes da poluição hídrica, exigem ações de gestão dos recursos hídricos cada vez mais efetivas. 
Este sítio eletrônico surge para divulgar e dar publicidade às informações produzidas e atividades de atualização do PERH-PE. Aqui serão disponibilizadas para download as apresentações públicas e os documentos elaborados no processo, e, também, serão divulgadas as notícias sobre o andamento do trabalho e o calendário de eventos. 

Em suas atualizações deverão ser acatadas as seguintes diretrizes: 

A divisão do espaço geográfico para efeitos do planejamento hídrico será revisada, sendo proposta uma nova divisão de Unidades de Planejamento Hídrico, construída com base na divisão adotada pelo PERH (1998). 
A participação social na elaboração do PERH, por meio das entidades representadas no Conselho Estadual de Recursos Hídricos e outras por este indicadas, é fundamental desde à fase de concepção do plano até sua aprovação. 
Os estudos analises e proposições deverão ter em vista a compatibilidade do PERH com os planos de desenvolvimento econômico, social e ambiental da união do estado e municípios de acordo com o art. 9º da lei Estadual nº 12.984/2005. 
Matéria completa site: www.perhpe.com.br/
Fotos: Patrulha Ambiental 
Fotos: Fabiana Aymar

Nenhum comentário: