ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

AVISO METEOROLÓGICO - TEMPORAL PROVOCA INUNDAÇÃO NO SERTÃO DO ARARIPE E APAC PREVÊ CONTINUIDADE DE CHUVAS FORTES

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu um aviso meteorológico indicando chuva de intensidade forte no Sertão e Agreste pernambucanos. Desde a noite desta quarta-feira (6), cidades do interior registram inundações. O volume pluviométrico registrado em janeiro no Sertão foi de 87,4 enquanto a média é 76,4 esperada para o primeiro mês do ano essa região. A previsão para esta quinta é de tempo nublado com pancadas de chuva e variação térmica entre 33°C e 20°C. A força do vento é moderada e a umidade relativa do ar varia entre 45% a 95%. Ainda segundo a Apac, a tendência é de continuar chovendo forte também no sábado (8), em alguns locais do Sertão pernambucano. 

De acordo com o monitoramento meteorológico da Apac, o município de Dormentes, no Sertão, registrou maior volume pluviométrico, com o acumulado de 96,13 mm nas últimas 24h. Em Floresta foi registrado 88,60 mm, em São José do Belmonte 80,28 mm e Petrolina 73,71 mm. Apesar dos altos índices pluviométricos, a Defesa Civil do estado informou que, no momento, não há solicitação de decretação de situação de emergência ou calamidade pública. 

Em Ouricuri, as ruas ficaram alagadas e a BR-122, que liga ao município de Bodocó ficou inundada impedindo a passagem de veículos pelo trecho. Através das redes sociais, os moradores se dividiram entre reclamações em meio aos transtornos provocados por alagamentos e reações positivas diante das chuvas após o período de seca.

Apesar do município de Dormentes ter sido o que registrou o maior índice pluviométrico, a prefeita da cidade, Josimara Cavalcanti, afirmou que a cidade está feliz pela chegada da chuva. "A situação daqui estava horrível, era muita seca. E se Deus quiser, vai vir mais. Algumas barragens ainda estão com pouca água, como a Vila Nova, a Barragem da Prensa que não está nem na metade, a Água da Pedra e Tanque Velho. Precisamos que chova mais para encher os açudes até sangrar”, contou Josimara. Segundo ela, não foram registrados alagamentos em Dormentes. “Apenas algumas estradas (de barro) estão com acesso difícil”, disse a prefeita. 

"Nessa época começam as chuvas no Sertão, é natural da climatologia da região. Isso acontece devido a vórtices ciclônicos de altos níveis e também começa a atuar a zona de convergência intertropical. O que significa que tem muita nebulosidade e, por consequência, muita chuva nos meses de janeiro, fevereiro e março. Estamos no período de seca severa e essa chuva deve amenizar a situação", comenta o meteorologista da Apac, Vinícius Gomes.

A previsão de chuvas, no entanto, não se estende para a Região Metropolitana do Recife (RMR) e Zona da Mata. "A perspectiva é que essas chuvas continuem e excedam a média acumulada do Sertão. Não há previsão de chuva para Região Metropolitana e Zona da Mata. A previsão é de que a chuva continue amanhã no Sertão e o aviso meteorológico pode ser renovado para o fim de semana", explicou Gomes.

Fonte - Diário de Pernambuco

Nenhum comentário: