ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

sábado, 8 de fevereiro de 2020

DE CATADOR DE LIXO A PROFESSOR - DOCENTE DO SENAI ARARIPINA MOSTRA QUE A EDUCAÇÃO TRANSFORMA VIDAS

A história de vida do docente Antonio Carlos Leite de Araújo, do SENAI Araripina, é mais uma daquelas que prova que a educação, definitivamente, transforma a realidade de muitos brasileiros. Nascido na zona rural da cidade de Jaguaribe, na Bahia, ele é o 11º filho de um total de 15 de um casal de agricultores de subsistência que encontrou no campo a única fonte de renda para criar seus filhos. Mesmo tendo começado a trabalhar muito cedo para ajudar a família, Antônio nunca deixou os estudos de lado e, hoje, professor, se empenha em transformar a vida de tantas outras pessoas. 

Desde os sete anos, Antônio Carlos conheceu a realidade de que somente através da educação poderia sonhar com dias melhores para ele e sua família. Trabalhou com os pais na roça plantando milho, feijão, melancia, abóbora, mandioca; foi vendedor de geladinho e, ainda na adolescência, trabalhou em pedreira e foi catador de lixo. Em meio a estes desafios, nunca abandou seu fiel companheiro de esperança: o livro. 

Concluiu os estudos do Ensino Fundamental e ao ser contratado para trabalhar de porteiro em uma escola pública teve seu coração tocado pelo poder transformador da educação ao ver as crianças, diariamente, entrando e saindo da escola. Com isto, reuniu forças para seguir a jornada de estudos no Ensino Médio e então ingressar no curso de Técnico em Edificações do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), na cidade de Petrolina. 

Antonio Carlos afirma que todas as experiências de vida serviram de motivação e desde 2013, como docente do SENAI Araripina nos cursos de Construção Civil, transmite aos seus alunos a sua experiência de vida, que foi sustentada pela educação. “Aqui no SENAI costumo dizer aos nossos alunos que os cursos ensinam uma profissão, mas a educação vai muito além disto, pois somente ela tem a capacidade de transformar a vida de pessoas que não tinham esperança e com os estudos podem sonhar com dias melhores. Talvez por isso eu tenha tanto orgulho de ser docente do SENAI”, afirma o docente. 

Para o secretário acadêmico do SENAI Araripina, Fernando Olegário, a qualidade dos docentes da escola é um dos principais pontos positivos dos cursos. “Nossos docentes são selecionados não somente pela competência educacional, mas também por características pessoais, afinal os alunos enxergam neles o mestre para a sua profissão e um exemplo para a vida pessoal. Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”, destacou. Atualmente o quadro de docentes do SENAI Araripina possui dez profissionais altamente capacitados nas áreas de Eletromecânica, Segurança do Trabalho, Gestão, Construção Civil e TI.

Da Vera Cruz Comunicação para o Blog do Fredson

Nenhum comentário: