ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

terça-feira, 19 de março de 2019

RECIFE - PAULO CÂMARA DESTACA INTEGRAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE COMO DIFERENCIAL PARA A FORMAÇÃO DOS JOVENS

 
A Caravana da Educação segue avançando em Pernambuco, e nesta terça-feira (19.03) contemplou a comunidade escolar da Gerência Regional de Educação (GRE) Recife Sul. A terceira edição da iniciativa este ano contou com a participação do governador Paulo Câmara, que tem feito questão de visitar os polos de atividades culturais e esportivas para conversar com professores e alunos da rede. O circuito de atividades e a reunião de Pactuação de Metas são promovidos pela Secretaria Estadual de Educação e Esportes, em parceria com a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag). Em 2018, a ação movimentou mais de 20 mil gestores, professores e estudantes da rede estadual.

“A gente faz questão de acompanhar a Caravana de Educação, porque sabe que não se faz educação sozinho. A integração da cultura, dos esportes e todo esse ambiente escolar em movimento e a unidade com professores, gestores e alunos pode fazer uma grande diferença, como a gente tem visto na educação pública de Pernambuco nos últimos anos”, destacou o governador, completando: “A integração entre educação, cultura e esporte é o diferencial da formação dos nossos jovens. E é isso que a gente quer: que eles possam ser os grandes responsáveis por mudanças no futuro de Pernambuco”, cravou Paulo Câmara, acompanhado da vice-governadora Luciana Santos.
O chefe do Executivo acompanhou pela manhã a reunião de Pactuação de Metas – uma das atividades mais importantes do calendário anual da SEE – realizada na Escola Técnica Estadual (ETE) Cícero Dias/NAVE Recife, com todos os gestores escolares da GRE Recife Sul. A iniciativa oportuniza o debate de estratégias e prioridades para o ano, visando o aprimoramento de metas que contribuam para os avanços da educação em Pernambuco.

Já o Polo Cultural da caravana reuniu centenas de estudantes na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Santos Dumont. A programação do espaço contemplou recitais de poesia, apresentações de dança contemporânea, frevo maracatu e banda marcial. “Um momento diferente do que a gente costuma ter no dia a dia. É uma oportunidade de aprender e que dá para se divertir também, junto com os professores e com a direção da escola. São atividades que motivam a estudar, querer conhecer coisas novas e aprender mais”, avaliou Matheus Lima, de 16 anos, aluno do 3º ano da EREM Santos Dumont.
Assim como Matheus, alunos de toda a rede pública estadual, em todas as regiões do Estado, receberão as atividades da Caravana da Educação até o final do semestre, como explicou o secretário estadual de Educação e Esportes, Fred Amâncio. “A caravana vai estar em todas as nossas regionais, reunindo todos os gestores das escolas e movimentando também os nossos estudantes e professores. Esse é o objetivo da caravana: um conjunto de atividades para envolver cada vez mais as nossas escolas, estudantes e professores. A expectativa é de, até o final do semestre, contemplar todas as nossas regionais”, ressaltou.

ESPORTES - Simultaneamente, no Parque e Centro Esportivo Santos Dumont, os estudantes participaram de atividades esportivas como: luta olímpica, basquete, vôlei de praia, ginástica acrobática, futsal, danças populares, badminton, queimado e barra bandeira. Durante a visita da comitiva a esse polo, Paulo Câmara foi recepcionado por atletas e paratletas que conquistaram importantes campeonatos nacionais e internacionais.
Entre eles estava a paratleta Ana Claudia Silva, do salto em distância 100 metros, que aproveitou a presença do governador para compartilhar sua experiência. “Muitos Estados não dão esse suporte aos atletas que Pernambuco dá. Então eu fiz questão de vir aqui dar esse feedback ao governador e agradecer pelo apoio que recebi enquanto estudante da rede pública e que ainda continuo recebendo”, declarou Ana Cláudia, de 31 anos, que ocupa a segunda posição no ranking mundial da modalidade. Na ocasião, também foram entregues kits esportivos à gestora da GRE Recife Sul, Marta Lira.

Acompanharam o governador durante a agenda os deputados estaduais Eriberto Medeiros (presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco), Paulo Dutra e Antônio Fernando; os secretários executivos de Educação Maria Medeiros, Severino Andrade, Ednaldo Moura e João Charamba; o secretário executivo de Esportes Diego Pérez; e o secretário de Educação do Recife, Bernardo Almeida.

Da ASCOM

Nenhum comentário: