ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quarta-feira, 27 de março de 2019

IGARASSU - 4ª EDIÇÃO DA CARAVANA DA EDUCAÇÃO MOVIMENTA COMUNIDADE ESCOLAR DA REGIÃO

 
O município de Igarassu foi escolhido para receber a 4ª edição da Caravana da educação 2019. O circuito de atividades pedagógicas culturais e esportivas contemplou, nesta quarta-feira (27.03), a comunidade escolar da Gerência Regional de Educação (GRE) Metropolitana Norte. Mais uma vez, o governador Paulo Câmara reservou sua agenda do dia para acompanhar o movimento dos polos e conversar com professores e estudantes da rede estadual e alunos do programa Educação Integrada, parceria entre o Governo do Estado e as redes municipais de educação. A caravana já contemplou as quatro regionais da área metropolitana do Recife e seguirá, agora, para o interior do Estado.

“A educação em Pernambuco vem melhorando, mas o trabalho não pode parar. Ainda temos muito o que fazer. Essas pactuações são justamente para que possamos discutir o que pode ser feito ao longo do ano, o que pode ser melhorado, onde o governo pode ajudar. A gente quer estar muito junto, integrando professor com aluno, oferecendo condições de trabalho e de aprendizado. Tudo isso para que a educação de Pernambuco continue a ser referência no Brasil, como tem sido nos últimos anos”, destacou o governador, que estava acompanhado de sua vice, Luciana Santos.
As ações da Caravana da Educação estão divididas em dois polos, cultural e esportivo, e envolvem centenas de estudantes da rede. Em 2018, a iniciativa movimentou mais de 20 mil gestores e estudantes da Rede Estadual. Na edição de hoje, a Escola Técnica Estadual Jurandir Bezerra Lins concentrou o Polo Cultural, com apresentações de carimbó, maracatu, frevo e ritmos da atualidade, além de um tributo ao cantor Michael Jackson e da banda Batuguedes. Já a Escola de Referência em Ensino Médio João Pessoa Guerra foi escolhida para receber o Polo Esportivo. No local, os estudantes participaram de atividades como futsal, voleibol, tapembol e zaccaro ball.

Durante visita ao Polo Esportivo, o governador inaugurou a quadra poliesportiva da instituição de ensino. O novo equipamento, que vai beneficiar mais de 950 estudantes, possui área total de 772,40 metros quadrados de cobertura, com dimensões de 32,05m x 24,10m. O investimento total foi de R$ 530 mil. A programação do polo contou também com a presença de Adriana Salazar, ex-nadadora e primeira pernambucana a participar de uma competição olímpica, e Edjunior Bonfim, paratleta da Seleção Brasileira de Basquete em Cadeira de Rodas, que é natural da cidade de Igarassu.
PACTUAÇÃO – Paralelamente às ações da Caravana da Educação, a ETE Jurandir Bezerra Lins também recebeu a reunião de Pactuação de Metas, uma das atividades mais importantes do calendário anual da Secretaria de Educação e Esportes. Além de promover o debate de estratégias e prioridades para o ano, a iniciativa oportuniza também o aprimoramento das metas que contribuem para os avanços da educação em Pernambuco. O encontro, que reuniu todos os gestores escolares da GRE Metropolitana Norte, é realizado em parceria com a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag).

“A educação em Pernambuco tem evoluído ao longo dos últimos 10 anos, se tornando referência no Brasil, e os índices mostram isso. Só este ano, nós recebemos a visita de secretários de Educação de três grandes Estados: Paraná, Espírito Santo e Rio de Janeiro, que vieram aqui conhecer o nosso trabalho. Isso mostra que toda a estratégia estabelecida pelo Governo do Estado, sob a liderança do governador Paulo Câmara, os investimentos estruturais e a participação da comunidade escolar de todas as regiões, tem feito a diferença, tem nos ajudado a avançar”, frisou o secretário de Educação e Esportes, Fred Amâncio.
Para a aluna Nayra Brasileiro, de 14 anos, a iniciativa é uma importante oportunidade de integração entre alunos de diferentes escolas da região. “É um projeto muito interessante do governo, que consegue integrar todos os alunos, tanto culturalmente como esportivamente. Muitos alunos estão vindo aqui para a escola mostrar suas habilidades culturais na dança, no teatro, e isso está sendo bem interessante para nós. O projeto é um atrativo, uma coisa que chama o interesse do aluno, estamos achando muito legal”, disse Nayara, que cursa o 2º ano do Ensino Médio na ETE Jurandir Bezerra Lins e também é aluna do curso técnico de guia de turismo.

EDUCAÇÃO INTEGRADA – O município de Itapissuma, que integra a GRE Metropolitana Norte, é uma das 15 cidades de Pernambuco contempladas pelo programa de Educação Integrada – iniciativa do Governo do Estado que tem o objetivo de melhorar a qualidade da educação infantil e do ensino fundamental ofertado pelas redes municipais de educação. Atualmente, o programa beneficia mais de 70 mil crianças e adolescentes em 385 escolas municipais em todo o Estado.

Em Itapissuma, são 3.090 alunos de 14 escolas atendidas pelo projeto, que tem gerado resultados positivos em avaliações nacionais, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), por exemplo. Em 2017, o município conquistou a nota 5,1, um ponto a mais que na edição de 2015 (4,1).

Lançada em 2016, a iniciativa inclui ações de apoio pedagógico, distribuição de kits e qualificação de ambientes, fortalecimento das ações de alfabetização e a implantação de uma escola em tempo integral em cada município participante do programa. A expectativa é de que, até 2022, 80 municípios sejam contemplados com a ação, sendo 15 neste ano de 2019.
“Já se nota um comportamento diferenciado do aluno em sala de aula e com a própria família, que agora está participando de todos os níveis de evolução pedagógica do aluno. Nós destacamos que todos os resultados positivos que alcançamos são consequências do trabalho que tem sido desenvolvido pelo Governo do Estado em parceria com o município, através da Educação Integrada”, avaliou o secretário de Educação de Itapissuma, Jesanias Rodrigues.

Acompanharam o governador durante a visita ao município os deputados estaduais Guilherme Uchoa Jr, Paulo Dutra, Gleide Ângelo, Dulcicleide Amorim e Sivaldo Albino; os secretários executivos de Educação Maria Medeiros, Severino Andrade e João Charamba; o secretário executivo de Esportes Diego Pérez; o secretário executivo da Casa Civil, Antônio Limeira; a prefeita em exercício de Igarassu, Elcione Ramos; além de prefeitos e outras autoridades políticas da região.


Governo do Estado vai ampliar atenção à segurança pública e à saúde

Em entrevista na segunda-feira (25.03) ao comunicador Aldo Vilela, na Rádio Transamérica FM, o governador Paulo Câmara reforçou as perspectivas de melhorias a serem realizadas em Pernambuco ainda este ano. O chefe do Executivo estadual também analisou as áreas mais sensíveis e que envolvem diretamente a vida das pessoas, como a segurança pública e a saúde. Entre os avanços mencionados por ele estão o Plano de Segurança de Pernambuco, investimento realizado desde 2017 e que vem ajudando a reduzir os índices de violência no Estado, e a contratação de 6.900 profissionais de saúde entre 2015 e 2018, que resultou em um maior número de cirurgias realizadas no período.

“Estamos muito focados em melhorar o serviço público e dar mais oportunidades à população. Vamos continuar investindo muito nas áreas essenciais, como educação e segurança. Também daremos um foco maior à saúde, porque a demanda ao serviço público é cada vez maior e precisamos dar respostas”, afirmou o governador.

Desde a implantação do Plano de Segurança de Pernambuco, foram realizadas contratações de pessoal, implantação de novas estruturas e utilização de novas tecnologias em favor da segurança pública. “Somos um dos Estados que mais reduziu a violência, e isso possibilitou entrar em 2019 em um patamar muito significativo. É só ver os dois primeiros meses deste ano, quando as reduções foram maiores que 30% em relação ao mesmo período de 2018, ano em que também houve diminuição”, disse Paulo Câmara.

Com relação a novas contratações de pessoal, o governador foi enfático: “A segurança pública, assim como a saúde e a educação, são áreas em que não podemos deixar de contratar quando precisamos”. E reafirmou que, com a proximidade de conclusão do concurso para 500 policiais militares, a expectativa é de que o início do curso de formação ocorra ainda este ano. Para o concurso em aberto da Polícia Civil, Paulo Câmara disse que irá aproveitar 2019 para realizar novas contratações, uma vez que a área é uma das que necessitam sempre de renovação.

Da ASCOM

Nenhum comentário: