ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

segunda-feira, 18 de março de 2019

CAMPANHA - PATRULHA AMBIENTAL ENTREGA PILHAS E BATERIAS DE CELULARES NO RECIFE

Preocupados com a contaminação do solo e lençóis freáticos na região do Araripe, a equipe da Patrulha Ambiental, em parceria com o Centro Educacional do Araripe (CEA) e o Lions Clube, instalaram coletores de pilhas e baterias de celulares em alguns pontos da cidade de Araripina – PE, esse trabalho ocorreu no início do mês de Novembro/2018.

Sendo uma de suas características é sempre dar continuidade em seus trabalhos, a Patrulha Ambiental após desenvolver no período de aproximadamente 4 meses, foram coletados mais de 35 Kg de baterias de celulares e pilhas, um grande alivio para o Meio Ambiente e saúde dos que estão em contato direto e indireto com esse material.
Lembrando que foi realizado um trabalho de orientação nas escolas, instituições públicas, e comércio da cidade de Araripina – PE, onde foram deixados os coletores, fora recolhido todo o material, que após peso e acomodação dos resíduos, um membro da equipe da Patrulha Ambiental, com apoio da Prefeitura Municipal de Araripina e da Agência Municipal de Meio Ambiente, se encaminhou até a Secretaria Estadual de Meio Ambiente – SEMAS, no Recife, onde realizou a entrega desse material para ter sua destinação ambientalmente correta.


A Patrulha Ambiental teve o apoio na SEMAS da diretora de Recursos Florestais e Biodiversidade da CPRH, a Sra Vileide de Barros Lins e do Dr Bertrand Sampaio Alencar, que receberam o material e se prontificaram de cadastrar a Patrulha Ambiental para coleta e transporte desse material. 
No Brasil são comercializadas mais de 1,2 bilhão de pilhas e 400 milhões de baterias de celular, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica - Abinee. Assim, como essa quantidade enorme chega às mãos do consumidor, uma quantidade também enorme delas sai das mãos do consumidor. E a grande maioria vai para a lata de lixo comum.
A preocupação é pelo tipo de comportamento que é bem comum entre as pessoas de todos os lugares do mundo, que é o de descartar as baterias de seus celulares, computadores, relógios em locais inapropriados. Existe um grande perigo no descarte indevido desse material, pois, esses equipamentos contêm um elevado nível de metais pesados em sua composição.
A Patrulha Ambiental trabalha na intenção de que, juntamente com a iniciativa privada, poder público e ONGs posam desenvolver campanhas de conscientização orientando a população, alertando sobre os riscos de contaminação do descarte indevido desse material e também como proceder caso seja necessário jogar fora a bateria antiga ou outros equipamentos eletrônicos. Além disso, é fundamental que essa ideia de postos de coleta sejam realmente criados, não somente em Araripina, mas em todos os municípios de médio e pequeno porte inseridos na região do Araripe, que são os que mais sofrem com a falta de assistência e informação, consequentemente, poluindo seu solo e lençol freático.
Temos como amparo legal a logística reversa que é um dos instrumentos para aplicação da responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos. A Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS, define a logística reversa como um "instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada.”
A mudança começa com o envolvimento de toda população, que tome iniciativa e, caso na sua cidade não tenha um posto de coleta, procure as autoridades e exerça o seu papel de cidadão, cobre do governo da sua cidade um posto de coleta do lixo eletrônico, assim você estará fazendo parte da mudança e contribuindo para um futuro menos poluído para as próximas gerações.
Mas enquanto este tipo de serviço não é popularizado, é preciso que todas as famílias separem as baterias de celulares do lixo comum, enviando-as para locais indicados de coleta de lixo eletrônico.
O Grupo Patrulha Ambiental agradece a todos que direto ou indiretamente, contribuíram com a campanha, retirando do solo, mais de 70 Kg desse resíduo, já que essa é a segunda viagem que a ONG realiza para que as pilhas e baterias tenham sua destinação ambientalmente correta, contribuindo assim, para prevenir possíveis doenças causadas por metais pesados advindo desse material.

Fotos: Patrulha Ambiental
Imagens: Google

Nenhum comentário: