ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

terça-feira, 26 de março de 2019

AGRESTE PERNAMBUCANO - SECRETÁRIO DILSON PEIXOTO CONHECE PROJETO GESTÃO COMUNITÁRIA DE SISTEMAS DE ABASTECIMENTO D'ÁGUA

Percorrendo a Região Agreste do Estado, no sábado (23), o secretário de Desenvolvimento Agrário, Dilson Peixoto, conheceu uma nova experiência que está contribuindo para o fortalecimento da agricultura familiar no município de Buíque. O Projeto Gestão Comunitária de Sistemas de Abastecimento D’água é uma iniciativa exitosa coordenada pela Cáritas Diocesana de Pesqueira, em parceria com a Fundacion Avina e Aliança Água + Acesso (Instituto Coca-Cola Brasil).

Inicialmente, o gestor da pasta esteve na sede da Cáritas, onde conheceu diversos trabalhos realizadas pela ONG, acompanhado da secretária-executiva da instituição, Neilda Pereira; do coordenador de Articulação, Itamar Carvalho, e demais membros da equipe. Em seguida, Dilson Peixoto conheceu de perto a experiência, ao visitar o Sistema Comunitário I, que atenderá quatro comunidades.

Com cerca de 70% da população residente na zona rural, Buíque acolheu este importante projeto, onde, por meio da implantação de sistemas comunitários e da revitalização de poços artesianos, os agricultores e agricultoras familiares vão continuar recebendo água potável nas torneiras, ao assumirem o compromisso de serem os próprios gerenciadores dos três sistemas previstos no projeto, que vão beneficiar 320 famílias em 11 comunidades (Barrocão, Pilãozinho, Gravatazinho, José Gomes, Retiro, Cabo do Campo, Zacarias, Calumby, São Lourenço, Pedrinhas e Farçola). O custo do investimento foi da ordem de R$ 400 mil.

O modelo de gestão a ser utilizado foi apresentado pelos próprios representantes e moradores das comunidades, que estão sendo capacitados por meio de cursos de formação, oficinas, intercâmbios e fóruns, onde aprendem sobre os processos de gestão e operação dos sistemas. Durante a apresentação, o secretário anunciou que a SDA vai contribuir efetivamente com o projeto, na execução de mais um sistema de abastecimento, totalizando quatro equipamentos. Dessa forma, o universo de famílias atendidas aumentará de 320 para 450.

O secretário reforçou que o governador Paulo Câmara tem um olhar especialmente voltado à agricultura familiar, sendo a execução de obras hídricas uma das maiores prioridades da gestão. “Fiquei impressionado com o fato de a própria liderança da comunidade apresentar o projeto e da forma como assumiram o compromisso de cuidarem da melhor forma possível dos sistemas. A partir de agora, vamos utilizar este modelo na execução das obras hídricas de nossa responsabilidade, pois garante a sustentabilidade e a durabilidade dos equipamentos. Outra experiência a ser utilizada é baseada num projeto do Ceará, onde estive na semana passada para conhecer os Sistemas Integrados de Saneamento Rural (Sisar) - modelo de gestão adotado pelo Estado para gerir os sistemas de abastecimento implantados em comunidades rurais”, acrescentou Peixoto.

Estiveram presentes o deputado federal Fernando Monteiro; o secretário-executivo de Agricultura Familiar do Estado, Gleybson Neves; o prefeito de Buíque, Arquimedes Valença; a secretária municipal da Mulher, Santina Oliveira; o secretário municipal de Agricultura, Aldy Régis, entre outros representantes e lideranças comunitárias. Retornando a Pesqueira, o secretário visitou o bispo diocesano, Dom José Luiz Ferreira Salles.

Imprensa Secretaria de Desenvolvimento Agrário

Nenhum comentário: