ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

segunda-feira, 12 de novembro de 2018

ARARIPINA - PATRULHA AMBIENTAL, APA ARARIPE E FACIAGRA PROMOVEM PALESTRA COM O Dr. ALEX BAGE

Patrulha Ambiental com a preocupação de informar estudantes e população da região sobre o grande número de acidentes envolvendo animais silvestres, não mediu esforços e com ajuda do chefe da APA Araripe – ICMbio, Paulo Meier e o apoio da FACIAGRA em nome de sua diretora Marciléia Neiva, convidou e foram atendidos pelo Dr. Alex Bager, idealizador do Sistema Urubu e coordenador do Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas (CBEE) a ministrar palestra no Auditório Charles Luciano – na FACIAGRA (31/10). 

O Dr. Alex Bager já desenvolveu pesquisas em uma infinidade de temas e espécies da Fauna brasileira. De invertebrados a felinos, passando por situações mais amplas, como áreas protegidas e unidades de conservação. 
Em 2018 completou 20 anos de docência. Também tem mais de 25 anos em pesquisa com biodiversidade e conservação de fauna. Nos últimos anos descobriu a importância da divulgação científica e de envolver a sociedade nas estratégias de conservação. 
A Expedição Urubu na Estrada que teve início dia 16 de Agosto de 2018 se estenderá ate meados de 2019. (segue anexo abaixo) 
O objetivo principal da expedição será produzir um diagnóstico didático, técnico e científico do real impacto das estradas, rodovias e ferrovias na biodiversidade brasileira. Os resultados serão convertidos em estratégias de conservação em nível local, regional ou nacional. As estratégias envolverão atores locais, órgãos de diferentes esferas políticas, pesquisadores e estudantes, entre outros. 
Em conversa com integrantes da Patrulha Ambiental, o Professor informou que, quando concluída a Expedição Urubu na Estrada, será a maior ação de conservação da biodiversidade brasileira para avaliar os efeitos de estradas, rodovias e ferrovias em nossas Unidades de Conservação e espécies ameaçadas. 
Essa mudança na minha vida profissional aconteceu devido meu trabalho com ecologia de estradas. Essa linha de pesquisa é altamente aplicada e me obrigou buscar muitas parcerias e sair da “caixinha” acadêmica – adiantou o Professor Alex Bager. 
Segundo Bager, recentemente começou a se interessar por empreendedorismo e inovação na universidade. Pensar como existe uma distância enorme entre o que é ensinado para os alunos e o que eles encontrarão na sua vida profissional. 
Essa mistura toda gerou o desejo de criar o Blog Alex Bager. Este blog já criado é só o primeiro de vários projetos que virão nos próximos anos – relata Bager. 
Foram distribuídos adesivos e cartilhas informativas sobre o Aplicativo Urubu e maneiras de participar dos trabalhos dirigidos pelo seu criador. 
A Patrulha Ambiental que já participa de trabalhos em parceria com o Sistema Urubuzar desde 2015, se comprometeu a continuar seus esforços na luta pela conservação da Biodiversidade e disponibilizando sua equipe para outras tarefas em prol do equilíbrio ambiental. 




Fonte: Blog do Alex Bager (https://bab.empreendedor-academico.com.br/
Fotos: Patrulha Ambiental 
Imagens: Google

Nenhum comentário: