ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

PREVENÇÃO - PRÉ-NATAL CUIDADOSO É FUNDAMENTAL PARA IDENTIFICAR FATORES DE RISCO, COMO INFECÇÃO PELO ZIKA

Com o aumento dos casos de microcefalia, especialistas reforçam as orientações sobre a realização do pré-natal, que prioritariamente deve ter início no primeiro trimestre da gravidez. Esse acompanhamento gestacional criterioso é fundamental para a identificação de fatores de risco – entre eles, a infecção pelo vírus zika. O Ministério da Saúde assegura que estão garantidos todos os exames de rotina preconizados durante a gestação, inclusive eletroforese de hemoglobina e testes rápidos de HIV e sífilis.

Leia também:




“Queremos antecipar o pré-natal para que os exames laboratoriais e a ultrassonografia sejam realizados no primeiro trimestre da gravidez. O objetivo é detectar o desenvolvimento do feto, dar assistência adequada às gestantes e promover a estimulação precoce às crianças com microcefalia”, explicou o secretário de Atenção à Saúde, do Ministério da Saúde, Alberto Beltrame.

Durante a gestação, os agentes comunitários de saúde deverão visitar gestantes a cada 30 dias (originalmente, as visitas ocorriam a cada 60 dias), orientando para o cumprimento do calendário vacinal e o comparecimento às consultadas agendadas do pré-natal e também para medidas de prevenção e controle à infecção pelo vírus zika.

Também cabe aos profissionais de saúde investigar e registrar na caderneta das gestantes, assim como no prontuário da mulher, a ocorrência de manchas vermelhas, febre e infecção dessas pacientes, orientando a procurar os serviços de saúde no caso de apresentar esses sinais e sintomas.

Confira os cuidados com a saúde das gestantes

– O agente comunitário de saúde deve realizar visitas domiciliares com maior periodicidade, intensificando orientações às mulheres, gestantes e crianças

– Intensificar a busca ativa de mulheres no início da gestação para que possam iniciar o pré-natal ainda no 1º trimestre

– Intensificar a busca ativa das gestantes faltantes ao pré-natal

– Manter a recomendação de que o ultrassonografia obstétrica seja realizada preferencialmente no 1º trimestre

– Realizar vacinação de rotina das gestantes, conforme o calendário vacinal do Ministério da Saúde

– Orientar as gestantes sobre a procura do serviço de saúde em caso de manchas vermelhas na pele e febre

– A equipe Saúde da Família deve estar sensibilizada a acolher a gestante com caso suspeito de zika e suas angústias, dúvidas e medos, com o apoio dos profissionais de saúde mental do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf)

– Investigar e registrar na caderneta ou cartão da gestante, assim como no prontuário da mulher, a ocorrência de infecções, rash cutâneo (manchas), exantema ou febre, orientando-a a procurar o serviço de saúde, caso apresente esses sinais e sintomas

Fonte: Ministério da Saúde

Nenhum comentário: