ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

GASTRONOMIA - SAIBA QUAIS COMIDAS TRAZEM SORTE PARA USAR NAS RECEITAS DA CEIA DE ANO NOVO


Se tem uma coisa que recorremos todo final de ano é às superstições para iniciar os novos dias com muito sucesso. Há quem apele para a cor das roupas, outros para alguns cuidados especiais com a casa no dia da virada e muitos também recorrem aos costumes especiais depois da meia-noite. E as comidas não poderiam ficar de fora dos artifícios usados para quem deseja um Ano Novo cheio de prosperidade!


VEJA TAMBÉM:



Confira os ingredientes mais usados na ceia de Ano Novo:

AVELÃ, CASTANHA, NOZES E TÂMARA


Segundo tradições árabes, esses ingredientes garantem fartura para o ano todo.

ARROZ

O arroz é o principal alimente no Oriente, considerado o símbolo da fertilidade e da prosperidade. Segundo a tradição árabe, o alimento é sagrado porque nasceu de uma gota de suor de Maomé. Assim, caiu no paraíso e se multiplicou pela Terra para saciar a fome dos homens. Não é a toa que ele é jogado nos noivos nas tradicionais comemorações de casamento!

CARNE DE PORCO


A carne principal usada na ceia de Ano Novo deve garantir prosperidade. A mais indicada é o porco, já que o animal fuça pra frente.

BACALHAU OU ATUM FRESCO


Em Portugal, há uma crença que usar um dos peixes como prato principal (ou os dois!) pode ser sinal de conquistas e sucesso no ano que está por começar.

LENTILHA


Dizem que a origem da superstição de comer lentilha vem da Itália e foi trazida para o Brasil pelos imigrantes. Uma colher de sopa nas receitas pode garantir fartura e prosperidade pelo ano inteiro.

ROMÃ


Segundo pesquisadores, a importância do romã é milenar. A fruta aparece, inclusive, em passagens bíblicas, sendo associada às paixões, fecundidade, paz e prosperidade. Para atrair dinheiro, a dica é comer as sete partes e guardar as sementes na carteira.

UVA


Dizem que a fruta garante prosperidade durante o ano todo. Há quem coma 12 uvas, uma para cada mês, visualizando os desejos para o próximo ano. Para garantir também dinheiro, faça como com o romã: guarde as sementes na carteira ou na bolsa, até a troca do próximo Ano Novo.

FUJA DELES!


Supersticiosos acreditam que comer peru ou frango na ceia de Ano Novo pode trazer azar (Foto: Isabella Valle / Acervo JC Imagem)

Há quem diga que comer peru ou frango na ceia de Ano Novo pode trazer azar. Isso porque esses animais trazem má sorte por ciscarem para trás. Essa característica, segundo os supersticiosos, poderia atrasar os projetos de vida. Outra versão é que, pelo fato das aves voarem, poderiam levar junto nossa felicidade.

Do NE10/ Hora da Cozinha

Nenhum comentário: