ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

segunda-feira, 27 de abril de 2015

TURISMO - SEBRAE E REPRESENTANTES DO ARARIPE FAZEM VISITA TÉCNICA NA CIDADE DE AREIA NA PARAÍBA

 
Um lugar encantador, histórico, cultural, de riquezas naturais, no inverno coberta por uma leve neblina, com diversas fontes, local montanhoso (alto), vem atraindo diversos turistas e empresários curiosos para uma cidade que conta, apenas, com 24 mil habitantes. Assim é o município de Areia, localizado no estado da Paraíba do qual desperta olhares e ouvidos atentos, apresentando seu potencial para diversas localidades brasileiras que desejam desenvolver o turismo em suas cidades. 
Com o projeto “Empreender e Acolher no Araripe”, sendo executado na região pelo SEBRAE-Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Pernambuco, promoveu entre os dias 23 a 25 de abril, uma visita técnica na cidade de Areia (PB) com foco na experiência do desenvolvimento através do turismo. A cidade paraibana é referência nacional e internacional na produção econômica associada ao turismo através da exploração sustentável das belezas naturais.

Uma equipe formada pela gestora do projeto, Rossana Webster, consultores Jaqueline Freire e Jorge Roseno, membros do Comitê de Turismo do Sertão do Araripe das cidades de Araripina, Trindade, Ipubi, Ouricuri, Santa Cruz, Santa Filomena, Moreilândia, Bodocó e Exú, além de empresários e outros convidados tiveram o prazer de conhecer a história de Areia na sua particularidade, apresentada pela guia turística Gabi. 
Hospedados em uma pousada charmosa com o nome de Aconcheg’art da dona Leda, diversos locais foram visitados ao exemplo da Casa Museu Pedro Américo, com inúmeras réplicas dos quadros do mais célebre cidadão areiense - entre elas a famosa obra "O Grito do Ipiranga", encomendada por Dom Pedro II, a Igreja matriz Nossa Senhora da Conceição (construída em 1813), a Igreja dos Escravos, o Colégio Santa Rita (das Irmãs Franciscanas, alemãs), Espaço da Arte, criada por uma associação de artesãos, Restaurante Rural Vó Maria, Hotel Fazenda Triunfo, o povoado de Pilões (a beleza de toda sua origem, na sua religiosidade e a fomentação de eventos esportistas), a Vila Santa Maria - o sítio do Mel (do qual a equipe seguiu em pau de arara), Várzea do Coaty - Caminhos do Engenho e para fechar com chave de ouro, a equipe realizou sua visita a Cachaçaria Triunfo, uma das mais tradicionais da Paraíba produzida pelos empresários Antônio Augusto e pela simpática Maria Júlia, construída com muita dificuldade e criatividade, sendo elas válidas e superadas,transformando-se atualmente em um grande empreendimento, aberto aos turistas que desejam conhecer sua história de sucesso. 
A cidade de Areia, fica a 130km de João Pessoa, vive sua beleza das décadas passadas, com seu tombamento histórico, Areia é apenas calçada, não podendo ser asfaltada, além de suas belas residências tendo suas características permanentes desde a sua construção centenária. O que pudemos observar é a ausência e a necessidade da sua municipalização no Trânsito.
Com seu primeiro teatro, Universidade federal, negros refugiados, primeira cidade a construir o jornal impresso, recebe estudantes de países como a Espanha para realizar estudos na área do turismo, foi a segunda cidade do Brasil a decretar a abolição da escravatura antes mesmo da lei ser assinada pela Princesa Isabel. Possui 117 engenhos, uma banda filarmônica centenária, entre tantas outras conquistas a cidade fará seus 150 anos em 18 de maio deste ano.
Após todo este encontro turístico e cultural, a equipe do SEBRAE realizou junto aos seus participantes um relatório final, avaliando o resultado e o que foi extraído para ser implantado e fomentado em suas cidades.

“Saímos todos encantados e muito honrados pelo SEBRAE em nos proporcionar tamanha oportunidade de aprendizado sobre como podemos elevar nossas cidades nas suas potencialidades turística e cultural”, disse Ana Abrantes, jornalista e futura empreendedora do turismo na região.

Por Ana Abrantes

Nenhum comentário: