ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quinta-feira, 16 de abril de 2015

RESPOSTA - SECRETARIA DE SAÚDE DE TRINDADE EMITE NOTA DE ESCLARECIMENTO

Em resposta a nota - A Secretaria Municipal de Saúde do município de Trindade vem a público esclarecer a população trindadense a verdade dos fatos sobre boatos da Campanha Nacional contra o Papilomavírus Humano (HPV).

Para boa informação, a campanha NACIONAL de imunização contra o HPV não está encerrada, a mesma é uma vacina de rotina onde é digitada mensalmente no sistema, do qual a cobertura final só será fechada em setembro deste ano. Neste 1º momento de campanha a cobertura Nacional está em 27,06%, no Estado de Pernambuco está em 31,31%, na IX GERES está em 48,49%. A cobertura de Trindade para meninas de 09 anos é 88,96%, 10 anos 64,44%, 11 anos 53,29% totalizando 68,25% até o presente momento.

Em relação à locação de recursos do Programa Nacional de Imunização (PNI), é aplicado no montante da Vigilância em Saúde, conforme normas do próprio ministério. Está previsto ainda para este semestre a climatização e informatização de todas as salas de vacinas do município, incluindo zona rural, sendo que as Estratégias de Saúde da Família (ESF) da Vila Saraiva e Vila São Pedro já conta com a reforma concluída, todos os consultórios receberam climatização e estão em pleno uso da população. Sendo reformadas e ampliadas as unidades da Mangueira, e, a unidade da Cohab será entregue a população no final de maio, todas estas também estarão climatizadas até o final deste semestre.

Diante as mudanças no calendário Nacional de Vacinação ocorridas já em 2015, o Governo Estadual estará realizando uma capacitação para todas as coordenadoras de Imunização. Silvia Lamara, coordenadora deste setor em Trindade estará presente e posteriormente fará o repasse técnico para todas as equipes de Saúde da Família do município conforme treinamento realizado.

De acordo com o gráfico em anexo, o município de Trindade tem atualmente o melhor desempenho na Política Estadual de Fortalecimento da Atenção Primária da região do Araripe, avaliação realizada pelo governo estadual, do qual mede o desempenho das Estratégias de Saúde da Família em relação a preventivo, pré-natal, detectar e levar cura da hanseníase e desnutrição em menores de 02 anos.

A Secretaria de Saúde de Trindade com a Coordenação da Atenção Básica e Imunização está à disposição na sua sede, localizada à Rua 25 de Abril, em frente ao Fórum, para qualquer esclarecimento. As ESF’s estão deixando todas as salas de vacinação do município disponíveis a visitação a qualquer cidadão trindadense.

Cordialmente,

Secretaria de Saúde do Município de Trindade - PE

Nenhum comentário: