ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

ALÉM DA SUSTENTABILIDADE - SEMINÁRIO INTERNACIONAL SERÁ ABERTO OFICIALMENTE NESTA SEGUNDA EM ARARIPINA

Será realizada nesta segunda-feira (18), às 18 horas, no Centro Tecnológico do Gesso, em Araripina, a abertura oficial do seminário internacional "Além da Sustentabilidade". O evento tem como objetivo discutir novas alternativas para os modelos de desenvolvimento da região do Araripe, visando aproveitar integralmente os recursos minerais, agregando valor ao produto local e distribuindo riqueza sem degradar o Bioma Caatinga.

A palestra magna da abertura do evento será proferida, às 18h30, pelo químico alemão Michael Braungart, uma das maiores autoridades mundiais em desenvolvimento sustentável e reutilização de resíduos. Ele chegou a Araripina neste domingo, quando, à noite, participou do jantar de boas vindas. Já na manhã desta segunda-feira (18), ele participa de visitas técnicas às empresas do polo gesseiro a fim de conhecer a realidade da estrutura de produção do segmento na região. 

Também faz parte do evento, que se entende até a próxima quinta-feira, a realização de oficinas temáticas sobre Plano de Gerenciamento de Resíduo Industrial e workshops sobre a implantação no Polo Gesseiro do conceito da Economia Circular, também conhecida como "Plataforma Berço ao Berço", que prevê o processo de produção, uso e descarte de uma maneira cíclica, na qual não se produz resíduo. Na lógica circular não há descarte. Tudo que sobra tem uma forma útil para outro ciclo, em um fluxo de materiais que se transformam. 

Na noite desta segunda-feira (18), após a abertura oficial, haverá a apresentação cultural do Balé Matingueiros em praça pública.. O grupo se inspira no universo cultural do Nordeste brasileiro, traduzindo-se numa linguagem didaticamente globalizada, incorporando elementos contemporâneos, sem descaracterizar os folguedos tradicionais.

Programação de oficinas técnicas

Módulo I - Plano de Gerenciamento de Resíduo Industrial e Coletivo no Polo Gesseiro (Dr. Fabricio Soller -

Advogado sócio responsável pelo Departamento de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Felsberg e Associados, com amplos conhecimentos em direito ambiental brasileiro;

Módulo II - Logística Reversa no Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (Renato Binoto - Tecnologo em Logística pela FATEC Jaú, Mestre em Engenharia Urbana e Transportes pela Universidade Federal de São Carlos UFSCar,

Módulo III - Gerenciamento de Resíduos de Gesso na Construção Civil (Lilian Sarrouf - Engenheira Civil pela Escola de Engenharia Mauá, Administradora de Empresas pelo Instituto Mackenzie, Mestre em gestão integrada de meio ambiente e segurança e saúde pelo SENAC – SP)

Módulo IV - Fundamentos para a Construção Coletiva e Integrada do PGRS (Iradj Eghrari - Coach credenciado pela International Coaching Community. Assessor especial para relações com a sociedade civil junto ao ministro de Estado Mangabeira Unger, da Secretaria de Assuntos Estratégicos do Governo Federal).

De Agência/ Blog do Fredson/Portal Araripina

Nenhum comentário: