ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

ARARIPINA - 2ª COMPANHIA DE POLÍCIA MILITAR É EXEMPLO PARA BATALHÕES NO ESTADO


Os acidentes de trânsito no ano passado e começo deste ano na Região do Araripe foram destaque na imprensa pernambucana. Segundo o Capitão França, a região do Araripe tem sido ressaltada em jornais da capital do estado como área críticas em números de acidentes de trânsito, principalmente envolvendo motociclistas, números esses diários, semanais e mensais. Grande parte desses acidentes ocorre por conta de irresponsabilidade e pouca fiscalização. Isso deve mudar com a volta da parceria entre polícia militar, DETRAN e DER. O convênio estava suspenso há muito tempo e só agora retornou a vigorar. Policiais que estão nas rondas ostensivas na cidade vão também ser guardas de trânsito, aplicando multas para quem desrespeitar as leis de trânsito.
Por outro lado a 2ª Companhia de Polícia Militar de Araripina está servindo de exemplo e modelo para outras companhias, batalhões na região e até mesmo em outras áreas como a região do São Francisco, Sertão Central, Pajeú e região metropolitana do Recife. Além das novas modalidades de policiamento como a Patrulha nos Bairros, Polícia nos Bairros, Patrulha Escolar,
celulares nas viaturas com número disponível e destacado na lateral da GT, câmeras de vigilância 24 horas na 2ª C.P.M. e cadeia pública, o capitão França que levar a vigilância em Câmeras para as principais ruas da cidade.
A central ficaria implantada na Companhia de polícia sendo monitorada por militares durante 24 horas e dependendo das circunstâncias notadas pelas câmeras, como assalto em andamento, acidente de trânsito, entre outros,
seria acionada uma guarnição tática que ficaria especificamente livre para atender apenas as ocorrências monitoradas pela PM, através do sistema de monitoramento.
O assunto já foi levado para a Câmara de Vereadores e está em debate. Outra novidade que poderá ser implantada pela companhia de polícia em parceria com a prefeitura, é um consultório odontológico. O capitão esteve reunido com o atual prefeito Lula Sampaio e seu irmão, vereador Boba Sampaio, onde conversaram sobre um consultório odontológico completo que existe atualmente na companhia de polícia para atender a corporação
e que poderia também atender a população de bairros próximo ao pelotão, uma vez que o dentista, Tenente Cléber, atende uma vez por semana, nas sextas-feiras e poderia atender durante os outros a população carente da Vila Bringel, Vila Santa Isabel, Cavalete-01 e Cavalete-02. Segundo o capitão França, o prefeito Lula já aprovou, e o convênio seria com a secretaria de saúde. A meta é que um dentista ou mais dentistas da prefeitura sejam alocados na companhia de polícia e que o gabinete odontológico que lá existe ficaria disponível para atendimento da população nos demais dias da semana, ou seja, de segunda à quinta-feira. Essa parceria faz ainda mais a aproximação da polícia militar com os bairros e população, fazendo com que a comunidade tenha acesso através da prefeitura a um tratamento dentário. Perguntado sobre o sucesso das novas modalidades policiais implantadas na companhia de polícia que está servindo de modelo para outros batalhões e companhias da região,
o capitão França disse que agradece primeiramente a Deus e segundo as parcerias. “Logo que cheguei aqui na cidade procurei fazer parcerias com prefeitura, Câmara de vereadores, empresários, políticos da região, imprensa e vários outros órgãos também ligados à segurança, tudo isso, faz com que haja uma eficácia no policiamento”. Disse mais, “-Araripina hoje tem sido alvo de comentários a respeito da segurança em várias regiões do estado, inclusive no próprio comando geral da polícia militar. a PM daqui tem sido copiada pelo próprio batalhão em Ouricuri e por outros batalhões, mas tudo isso devido a uma coesão entre forças do município neste sentido”.
Capitão França lembrou ainda... “-Durante um ano que estamos à frente da companhia, houve uma redução significante na criminalidade comparado há tempos atrás, pois a polícia militar tem se envolvido mais com a comunidade a qual tem ajudado mais a companhia”. Finalizou França. Ainda na entrevista ele lembrou que uma das dificuldades enfrentadas é a necessidade de um policiamento com mais presença nos distritos de Araripina. Porém, a maior dificuldade enfrentada mesmo, não só em Araripina, como em várias outras cidades na questão da segurança é o pouco efetivo policial, mas segundo ele está prevista a entrada de 5 mil PMs que foram garantidos pelo governador Eduardo Campos para implementar o efetivo da polícia militar. Araripina possui cinco distritos, mas existem povoados que tem o mesmo porte de distrito como o Povoado do Cavaco, Vila Serrâea I e II e até o próprio Distrito do Morais que está precisando de um policiamento mais constante. O prefeito Lula Sampaio ofereceu condições para que o policiamento realizasse estas rondas nos locais considerados menos visitados pela PM, como também nos demais outros.
Atualmente a companhia de polícia e cadeia pública são monitoradas 24 horas por câmeras instaladas em postos estrátégicos por dentro e fora dos prédios. Essa idéia o capitão quer levar para as principais ruas da cidade.

2 comentários:

Anônimo disse...

PRECISAMOS DE PESSOAS COMO O SGT WELLINGTON ALICRIM PARA REPRESENTAR A TROPA NA ASSEMBLEIA,PM VOTA EM PM.(ACESSE E DIVULGE O SITE WWW.SGTWELLINGTONALECRIM.COM.BR.)SEJA MAIS UM NA CONQUISTA POR NOSSA CIDADANIA.

Anônimo disse...

GOSTARIA DE SABER SE ESSES CANOS INCOMODANTES DE MOTO FORAM LIBERADOS?
SOU DE NASCENTE, E AQUI ESTÁ DEMAIS.OS MOTOQUEIROS ABUSAM COM ESSES CANOS TORBAIS.VOLTEM A FAZER AQUELAS BLITZ, SÓ ASSIM TEMOS SOSSEGO.