ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

segunda-feira, 29 de novembro de 2021

CONHEÇA A HIPOGLICEMIA REATIVA - CAUSAS, SINTOMAS E TRATAMENTO


A hipoglicemia reativa ou hipoglicemia pós-prandial é caracterizada pela diminuição dos níveis de glicose no sangue até 4 horas após uma refeição. Sintomas geralmente associadas de hipoglicemia, como dor de cabeça, tremores e tonturas, são comuns nesta condição.

A hipoglicemia reativa precisa ser diagnosticada corretamente, investigar a causa e tratar de forma adequada. Não podemos confundir a hipoglicemia reativa com a hipoglicemia comum, apesar dos sintomas serem os mesmos, como você confere a seguir:

Dor de cabeça,

Tremores, tontura,

Enjoo, cansaço,

Suor frio,

Palpitações,

Sonolência ou agitação.

Além desses sintomas, é preciso que a pessoa apresente quantidades baixas de glicose circulante no sangue após a refeição e que seja verificada melhora nos sintomas após consumo de alimentos açucarados.

E quais as principais causas da hipoglicemia reativa?

Intolerância hereditária à frutose,

Síndrome pós-cirurgia bariátrica,

Insulinoma, condição caracterizada pelo excesso de produção de insulina pelo pâncreas, existindo diminuição rápida e excessiva da quantidade de glicose circulante no organismo.

O tratamento é basicamente alimentar e de consumo adequado de nutrientes.

Citamos alimentos ricos em fibras, cereais integrais, verduras e frutas, alimentos ricos em proteínas como carne magra, peix, ovo e em carboidratos complexos. A recomendação de comer a cada 3 horas poderá ser orientada pelo médico. Caso você esteja passando por esta situação procure o médico.

Por Rafael Coelho - Folha de Pernambuco

Nenhum comentário: