ARARIPINA

ARARIPINA

sexta-feira, 1 de março de 2019

JUSTIÇA - INAUGURADO O CEJUSC NA COMARCA DE ARARIPINA

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), através do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec/TJPE), instalou no interior de Pernambuco mais dois Centros Judiciários de Soluções de Conflitos e Cidadania (Cejusc). Eles foram inaugurados nos Fóruns de Araripina, na quinta-feira (17/1), e no Fórum de Serra Talhada, na sexta-feira (18/1). Com as inaugurações das unidades, o Tribunal possui agora 20 Cejuscs. 

Os Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania atuam como órgãos auxiliares das unidades jurisdicionais de 1º e 2º graus do Poder Judiciário do Estado de Pernambuco, em relação às quais se vinculam institucionalmente na forma prevista nos artigos 73 a 75 da Lei Complementar Estadual nº 100, de 21/11/2007 (Código de Organização Judiciária do Estado de Pernambuco). 

Araripina – Na solenidade de instalação do Centro Judiciário, o coordenador-geral do Nupemec, desembargador Erik Simões, representando o presidente do TJPE, desembargador Adalberto de Oliveira, destacou que “a conciliação é o futuro da Justiça, pois para a grande maioria dos casos, ela atende de forma ágil, sem a necessidade de o Judiciário alocar mais despesas na construção de novos fóruns ou na nomeação de mais juízes e servidores”. 

O desembargador Erik Simões ainda destacou que além da função jurisdicional, o Cejusc promove também ações de cidadania como a realização de casamento coletivo. “Com o apoio de prefeituras e entidades, temos organizado, em várias comarcas, casamentos coletivos. A festa é emocionante, pois pessoas que já possuem netos, casam-se, realizando um sonho de vida. Além dessa ação, os Cejuscs também oferecem diversas ações cidadãs como emissão de documentos, por exemplo”, enfatizou o magistrado. 

Já a diretora do Fórum e coordenadora do novo Centro Judiciário, juíza Angélica Chamon Layoun, agradeceu a iniciativa, e a prioridade que será conferida à conciliação e à mediação dos conflitos com a inauguração da unidade. “A conciliação e a mediação dos litígios asseguram o acesso qualificado à Justiça, sendo as melhores e mais rápidas formas de se compatibilizar interesses e necessidades”. 

Além dos coordenadores do Nupemec, prestigiaram a solenidade o juiz da 1ª Vara Cível Neider Moreira Reis Júnior, o promotor Bruno Miquelão Gottardi, o vice-presidente da seção local da OAB-PE Pedro Leo Alves Costa, os delegados de polícia George Dantas Saraiva e Ailton Junior de Oliveira Silva, a diretora da Facisa Mayana Batista Neri e a Assessora Jurídica da AEDA, Jéssica Lamartine Alves Falcão, que representou a diretora-presidente da Autarquia, Rosa Maria dos Reis e Arruda. 

Fonte - TJPE

Nenhum comentário: