ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

TRINDADE - SEQUÊNCIA DIDÁTICA - COZINHANDO EU APRENDO

Sob a orientação da professora alfabetizadora Fayane Monteiro da Escola Municipal Pedro Leite Monteiro localizada na Vila São Sebastião de Trindade foi vivenciado o encerramento da sequência didática "Cozinhando eu aprendo".

O objetivo do trabalho entre outras peculiaridades era desenvolver o aprendizado do gênero textual receita e propor a interdisciplinaridade com a matemática especialmente.

Como relatado pela professora e pelos alunos, iniciou-se os trabalhos através de estudo sobre as receitas, os alunos inicialmente se familiarizaram com o gênero nos paradidáticos existentes na escola, realizaram leituras individuais e coletivas, a partir de então pesquisaram as receita favoritas por cada, bem como a professora trabalhou as características específicas do gênero em estudo e propôs a elaboração de uma receita considerada a favorita da turma de forma coletiva com a participação de todos, para com isso também verificar a compreensão e a identificação dessas características no texto escrito.

Envolvendo a matemática diretamente a professora elaborou diversas situações problemas envolvendo o contexto da receita, após selecionarem as receitas que seriam posteriormente apresentadas, os alunos pesquisaram no mercado os preços dos ingredientes necessários para fazer cada uma das receitas, em grupo de três alunos com uma receita específica pesquisaram os preços. 

Com esses valores identificaram quanto a turma toda gastaria para preparar as receitas selecionadas. A estratégia da professora foi que a turma economizasse para que juntos pudessem comprar todo o material necessário para a preparação posterior dos alimentos.

Com informações do Pnaic Trindade 

Nenhum comentário: