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segunda-feira, 9 de novembro de 2015

TRÂNSITO SEGURO - POR QUE MOTOS TÊM QUE CIRCULAR COM O FAROL ACESSO O TEMPO TODO?

Quem conduz motocicleta, motoneta ou ciclomotor com os faróis do veículo apagado comete infração gravíssima penalizada com multa - até R$ 191,54 - e suspensão do direito de dirigir. Porém muitos motociclistas não sabem a razão de andar com os faróis acesos.

Parte dos pedestres ou motoristas quando são acidentados por motos alegam que não viu o veículo, por ser ágil e menor que os demais. O gerente da escola de trânsito do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE), Ivson Correa, enfatiza a importância de deixar o farol ligad: "Primeiramente, é uma questão legal. Além disso, os faróis são importantes por uma questão de segurança. A iluminação deixa o veículo visível para outros carros e para os pedestres, evitando risco de acidente."

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O profissional também fala que as infrações devido aos faróis são baixas. "A maioria das motos liga automaticamente os faróis quando são iniciadas". Ele também lembra que o condutor deve ficar atento ao sistema de iluminação, de sinalização ou verificar se lâmpadas estão queimadas antes de circular.

Por isso, é importante obedecer o Código Brasilerio de Trânsito (CBT), que obriga os motociclistas circularem com o farol aceso o tempo todo, possibilitando melhor visibilidade. Logo, o condutor deve utilizar farol de luz baixa durante o dia e à noite e sempre lembrar de verificar o funcionamento do farol antes de circular com a moto.

ACIDENTES - Os motociclistas são quase metade dos mortos em ocorrências no trânsito em Pernambuco. Dados da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) referentes ao mês de setembro refletem essa realidade: dos 218 acidentes com vítimas, 161 envolveram motos, o que representa 74% dessa estatística.

O Detran-PE dá algumas dicas para os motociclistas: respeitar os limites de velocidade; nunca avançar o sinal vermelho; manter o farol ligado mesmo durante o dia; não trafegar "costurando" o trânsito; usar os dois freios, acionando tanto o pedal quanto os manetes; inspecionar itens como a calibragem dos pneus, a corrente de relação e o combustível antes de sair; e usar equipamentos de proteção de boa qualidade, principalmente o capacete. Uma cartilha do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), disponível neste link, também ajuda a tirar dúvidas sobre a segurança nas motos.

Do JC Trânsito

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