ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

CAMPANHA - PREFEITURA DE ARARIPINA ALERTA SOBRE A HANSENÍASE E TUBERCULOSE


A Prefeitura de Araripina, através da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu um importante ato nas ruas da cidade alertando sobre os riscos e os perigos da Hanseníase e a Tuberculose. Com faixas e panfletos os servidores orientavam os pedestres e condutores de veículos a respeito dessas doenças.

É uma preocupação da prefeitura trabalhar forte no combate as essas doenças, oferecendo assistência aos pacientes que por ventura venham apresentar os sintomas. É um trabalho permanente feito pela Secretaria de Saúde.

HANSENÍASE

A hanseníase é uma doença crônica, infectocontagiosa, cujo principal agente etiológico é o Mycobacterium leprae (M. Leprae). Esse bacilo tem a capacidade de infectar grande número de indivíduos, no entanto poucos adoecem. A doença atinge pele e nervos periféricos podendo levar a sérias incapacidades físicas. A hanseníase é uma doença de notificação compulsória em todo o território nacional e de investigação obrigatória.

TUBERCULOSE

A tuberculose (TB) é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões. A doença é curável. Anualmente são notificados cerca de 6 milhões de novos casos em todo o mundo, levando mais de um milhão de pessoas a óbito. O surgimento da aids e o aparecimento de focos de tuberculose resistente aos medicamentos agravam ainda mais esse cenário.

No Brasil, a tuberculose é sério problema da saúde pública, com profundas raízes sociais. A cada ano, são notificados aproximadamente 70 mil casos novos e ocorrem 4,6 mil mortes em decorrência da doença. O Brasil ocupa o 17º lugar entre os 22 países responsáveis por 80% do total de casos de tuberculose no mundo.

Nos últimos 17 anos, a tuberculose apresentou queda de 38,7% na taxa de incidência e 33,6% na taxa de mortalidade. A tendência de queda em ambos os indicadores vem-se acelerando ano após ano em um esforço nacional, coordenado pelo próprio ministro, o que pode determinar o efetivo controle da tuberculose em futuro próximo, quando a doença poderá deixar de ser um problema para a saúde pública.
Da ACE-PMA

Foto: Fabiano Alencar

Nenhum comentário: