ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

BALANÇO ANUAL - PERNAMBUCO APRESENTA REDUÇÃO DE HOMICÍDIOS PELO SÉTIMO ANO CONSECUTIVO

Treze cidades pernambucanas não registraram nenhum homicídio durante todo o ano de 2013, seis delas no Sertão do Estado: Calumbi (Pajeú), Granito (Araripe), Ingazeira (Pajeú), Santa Filomena (Araripe), Triunfo (Pajeú) e Verdejante (Central). O arquipélago de Fernando de Noronha também não registrou esse tipo de crime no ano passado.

A notícia foi divulgada pela Secretaria de Defesa Social (SDS), durante balanço do Pacto pela Vida. O programa, implantado pelo Governo de Pernambuco em 2007, registrou, pelo sétimo ano consecutivo, uma redução de 7,6%, em 2013, na comparação com 2012, na taxa de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), que mede o número de homicídios e latrocínios por 100 mil habitantes.

Desde sua criação, o programa reduziu em 39,10% a taxa de CVLI’s, o que significa um total de 7.899 vidas salvas em sete anos. Ao alcançar sete anos consecutivos de queda na criminalidade, o Estado é o único do Nordeste que apresenta declínio nos índices de violência. O mesmo acontecendo com o Recife, única capital nordestina a reduzir os índices de homicídios.

O que ainda chama a atenção é que, pela primeira vez na história, Pernambuco celebrou um dia inteiro sem que fosse registrada uma única morte violenta. O fato aconteceu em 29 de abril, quando os 184 municípios do Estado zeraram os índices contabilizados pelo Pacto Pela Vida.

Operacionalidade

Em 2013, várias medidas foram fundamentais para a redução da violência no Estado. Para colaborar no combate ao crime, foram nomeados 1.368 soldados da Polícia Militar, 414 agentes e 200 escrivães na Polícia Civil. De acordo com a assessoria de comunicação da SDS, foram instaladas mais 280 câmeras, totalizando 573 em todo o Estado.

Outro destaque importante diz respeito ao reforço no trabalho realizado pela Patrulha do Bairro. Mais 106 viaturas entraram em operação, totalizando 296 equipes realizando patrulhamento na capital, Região Metropolitana e interior do Estado. As operações de repressão qualificada, no ano passado, continuaram colaborando na redução de CVLI. Ao todo, foram 30 operações com 573 pessoas presas.

Ações repressivas também colaboraram para manter a curva decrescente da violência. Até novembro de 2013, foram apreendidas 1,1 toneladas de crack convertido e oito toneladas de maconha. As polícias pernambucanas cumpriram 7.444 mandados de prisão e realizaram 26.082 prisões em flagrantes, além de remeter à justiça até novembro 47.270 inquéritos.

Da Secom-PE/divulgação

Nenhum comentário: