ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

terça-feira, 13 de março de 2012

PERNAMBUCO - DENGUE AVANÇA ENTRE ADULTOS


A presença já confirmada, este ano, do vírus 4 da dengue em três cidades de Pernambuco - Recife, Jaboatão dos Guararapes, na RMR, e Serra Talhada, no Sertão - está invertendo uma situação que vinha se mantendo nos últimos anos. Os adultos estão voltando a adoecer mais. "Cerca de 40% das vítimas têm idade a partir de 20 anos", constata a diretora-geral de Controle de Doenças e Agravos da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Roselene Hans. Como muita gente já tinha adoecido com os vírus 1, 2 e 3 nas duas décadas anteriores, eram os adolescentes e as crianças os mais infectados.

"Trata-se de um vírus novo, só agora presente na Região Metropolitana, o que deixa todos vulneráveis, inclusive os adultos", explica Roselene Hans. No ano passado, segundo ela, os maiores de 20 anos responderam por 30% dos casos de dengue registrados no Estado. A maioria das vítimas tinha de 15 anos para baixo. O DENV 4 foi detectado no Estado inicialmente, em 2011, no interior.

Ainda de acordo com a diretora da SES, os doentes de 2012 têm se queixado mais de mialgia, dor em todo o corpo. "Estamos observando muitos casos clássicos e não há descrição, em outros lugares, de gravidade na infecção pelo vírus 4. No entanto, nossa população já teve contato com outros três vírus e não podemos anular a possibilidade de reações exacerbadas ao quarto", explica Roselene Hans.

Embora o Hospital Universitário Oswaldo Cruz tenha desativado há seis meses, por falta de profissionais, uma enfermaria extra, montada exclusivamente para a gripe AH1N1 e posteriormente para dengue hemorrágica, Roselene afirma que os outros hospitais, inclusive os regionais, do interior, estão preparados para receber pessoas com dengue que precisem de inter-nação. Para o Huoc devem ir apenas os doentes mais graves.

Conforme o último boletim do Estado, já são 10.226 casos suspeitos registrados, um aumento de 68% se comparado ao mesmo período de 2011, quando a secretaria estadual notificou 6.055 prováveis doentes. De janeiro até o início de março 12 mortes começaram a ser investigadas.

Os municípios com maior transmissão da doença são Recife e Ipojuca, na Região Metropolitana, Afogados da Ingazeira, Exu, Serrita e São José do Egito, no Sertão, Limoeiro, no Agreste, Lagoa do Carro, Itaquitinga, Carpina e Itambé, na Zona da Mata.

Do NE-10/Blog do Fredson

Nenhum comentário: