ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

terça-feira, 27 de março de 2012

PETROLINA - MANUAL AUXILIA PRODUTORES DE MANGA DO VALE DO SÃO FRANCISCO


Elaborado para atender às exigências de importação do mercado norte-americano, será lançado às 15h desta quarta-feira (dia 28), na sede do Sest Senat de Petrolina, o Manual de práticas para o melhor manejo pós-colheita da manga. O documento, fruto de um trabalho de cooperação envolvendo profissionais do Brasil e dos Estados Unidos, foi desenvolvido com base em informações compiladas durante o projeto de pesquisa patrocinado pelo National Mango Board entre os anos de 2007 e 2009.

Para a elaboração do material, a entidade teve a colaboração de diversos parceiros, a exemplos de universidades, e tomou como base as exigências de importação dos EUA. Já disponível nos idiomas inglês e espanhol, o trabalho ganha agora versão em português graças à iniciativa do Sebrae na proposta de também atender as exigências do mercado nacional.

Sua criação se deu durante encontro realizado na edição 2010 da Feira Nacional da Agricultura Irrigada (Fenagri) envolvendo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; o Sebrae, tanto o nacional como sua representação no estado; National Mango Board; Valexport; e Embrapa, entre outras entidades.

O resultado do trabalho pode ser visto nas duas mil cópias produzidas pela entidade – das quais 500 serão disponibilizadas para o público-alvo do projeto de Fruticultura Irrigada e Horticultura desenvolvido pelo Sebrae em Pernambuco no Vale do São Francisco. Após o evento de lançamento, a obra também estará disponível para download gratuito no endereço www.sebrae.com.br/setor/fruticultura.

O National Mango Board é um programa do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos cujas operações tiveram início no ano de 2006. Tem a missão de aumentar o consumo de mangas no país por meio da realização de pesquisas e promoções. Sua diretoria é composta por 18 membros, dos quais um é brasileiro.

Anualmente, a entidade organiza três reuniões de seu conselho diretor, sendo uma delas realizada em um dos principais países produtores de manga no mundo que exportam sua produção para os EUA, a exemplo da que será feita em Petrolina no dia 28.

O lançamento do Manual de práticas para o melhor manejo pós-colheita da manga em Petrolina terá a participação de membros do Sebrae Nacional, bem como de suas representações nos estados de Pernambuco e Bahia, além de representantes do National Mango Board e da Valexport, entre outros parceiros e também produtores da fruta na região.

Hoje (27), os integrantes do Mango Board participam de visita a uma fazenda produtora de manga, que exporta a fruta para os Estados unidos, localizada em Petrolina. A estimativa é que existam três mil produtores de manga na região do Vale do São Francisco.

Da ASCOM/SEBRAE

Nenhum comentário: