ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quinta-feira, 22 de março de 2012

OURICURI - PROGRAMA TERRITÓRIOS DA CIDADANIA INICIA SEGUNDA FASE EM PERNAMBUCO


Com a proposta de fomentar o desenvolvimento sustentável, a competitividade e o aperfeiçoamento das microempresas e empresas de pequeno porte, o Programa Nacional Sebrae nos Territórios da Cidadania dá início, na próxima segunda-feira (dia 26), à sua segunda etapa em Pernambuco. No estado, ele será desenvolvido em 76 municípios, abrangendo a Mata Sul, Agreste Meridional, Sertão do Pajeú, Sertão do São Francisco e Sertão do Araripe.

A segunda fase do programa no estado terá início pelo município de Ouricuri, de 26 a 29 de março, e envolverá a capacitação dos Agentes de Desenvolvimento dos territórios do Araripe e São Francisco, bem como dos gestores dos projetos territórios. Serão realizados seminários e reuniões setoriais, além da articulação com as prefeituras com a proposta de se implementar as ações referentes à Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. Após a região do Sertão do Araripe, a segunda fase do programa será levada para os territórios da Mata Sul, de 16 a 19 de abril; Agreste Meridional, 23 a 26 de abril; e Sertão do Pajeú, 7 a 10 de maio.

Cidadania – Elaborado pelo Governo Federal no ano de 2008, o programa Territórios da Cidadania tem o objetivo de promover o desenvolvimento econômico e a universalização de programas básicos de cidadania. Faz isso por meio de uma estratégia de desenvolvimento territorial sustentável em regiões carentes. Atualmente, são 120 os territórios delimitados em todo o País.

O papel do Sebrae na ação é de fomentar o desenvolvimento sustentável, a competitividade e o aperfeiçoamento técnico das microempresas e das empresas de pequeno porte. Tanto nas localidades que já apresentam uma dinâmica socioeconômica favorável como naquelas menos favorecidas. É nesse sentido que foi criado o Programa Nacional Sebrae nos Territórios da Cidadania, cuja atuação se dará por meio do atendimento individual e coletivo setorial e através da construção de um ambiente mais favorável aos pequenos negócios.

A meta do trabalho é ampliar o número de empresas formais atendidas pelo Sebrae nos territórios especificados pelo programa por meio dos produtos e serviços que compõem o portfólio da entidade. Busca ainda fortalecer os setores empresariais que demonstrarem maior competitividade e capacidade de impulsionar o desenvolvimento do território. Outro ponto abrangido pelo programa envolve a articulação de parcerias institucionais e o estímulo à efetivação de políticas públicas a favor das micro e pequenas empresas, como a regulamentação e implementação da Lei Geral.

Da ASCOM/SEBRAE/Blog do Fredson/Portal Araripina

Nenhum comentário: