ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

SEGURANÇA - SUBCOMANDANTE DA POLÍCIA MILITAR DE PERNAMBUCO VISITA ARARIPINA


Esteve visitando Araripina na semana passada o coronel Daniel, Subcomandante da Polícia Militar de Pernambuco que veio a esta cidade com o objetivo de trazer a mensagem do governador Eduardo Campos. O mesmo informou que o governador está à frente da segurança pública, e o secretário Servilho Paiva busca uma gestão com resultados e metas operacionais. Coronel Daniel esteve conversando com o Capitão França, comandante da 2ª Companhia de polícia Militar, esteve também passando em revista à toda a tropa do 7º BPM de Ouricuri e teve uma reunião com o Coronel Pedrosa. Segundo o Cel. Daniel, uma das propostas é aumentar o efetivo na 2ª CPM, pois já chegaram novas viaturas.
O mesmo informou ainda que está visitando todo estado, mostrando que não por trás de um birô e no ar-condicionado, mas vendo de perto a situação de cada instituição é que sentiremos o problema de cada uma. O comando geral, através do comandante José Lopes de Souza, pediu que veja a situação das companhias, pelotões, batalhões, conversando com o soldado, estimulando-o, para que cada vez mais ele preste um serviço melhor, principalmente aqui no Sertão do Araripe. Segundo Cel. Daniel, a previsão é que venha mais policiais, pois este ano o estado já conta com 563 policiais sendo preparados no CEFAP – Centro de Formação e Aperfeiçoamento de praças. O governador determinou que até 2010 tenhamos 5.200 policiais na corporação e para janeiro do próximo ano, iremos contar com 2.600 para cobrir os claros que existem, suprindo um déficit de mais de 15 anos, disse o Cel. Daniel.
Segundo ele, aumentava a população e não aumentava o efeito. Muitos policiais indo para a reserva, outros se aposentado e não havia reposição em tempo hábil e o governador decidiu que vaio fazer isso agora, para em 2010 ter 5.000 a mais, considerando os 300, 400 e 500 que saem todo ano e vão para a reserva. Outro ponto destacado pelo coronel é que vai aumentar a ostensividade e a prevenção, principalmente aqui na região do Araripe, pois há muito tempo o sertão não era visto, não era cuidado na área de segurança. O sub-Comandante da polícia militar de Pernambuco também informou que a comunidade da região só tem a ganhar sob o comando do coronel Pedrosa e do Capitão França.
Quanto a um batalhão vir para Araripina o Cel. Daniel falou o seguinte: “-O sonho de um batalhão para essa região será sempre perseguido, mas o modelo que a gente quer no momento é tornar a polícia militar mais ágil, mais leve. Esse modelo de batalhão fica muito pesado porque nós empregamos muita gente na área administrativa, e não é isso que a comunidade quer. A gente quer cada vez mais ter intranet, vídeo conferência, pois toda quarta-feira estou aqui em Araripina, conversando com meu pessoal através de vídeo conferência no horário de 08:00 ao meio-dia, repassando informações, trocando idéias, agilizando informações para servir melhor a comunidade de Araripina. Nós queremos sim, uma companhia independente com um modelo de batalhão, mais moderno, com menos partes administrativas e muito mais parte operacional, é isso que a gente pretende, que essa companhia que hoje aqui existe, se torne independente, com autonomia de posto de major que pode ser comandada até pelo capitão França,
oficial operacional com larga experiência e futuro major”. Completou o Cel. Daniel. Após visita à 2ª Companhia de Polícia Militar o subcomandante da PM participou de um almoço e retornou à capital pernambucana.

Nenhum comentário: