ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

terça-feira, 9 de setembro de 2008

SERTÃO DO ARARIPE - P1+2 MOBILIZA FAMÍLIAS AGRICULTORAS

Os agricultores e as agricultoras da região do Araripe pernambucano participam do processo de formação e mobilização do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), da Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA). Na fase piloto do Programa, as famílias estão sendo atendidas com as tecnologias: cisterna-calçadão, barragem subterrânea e tanque de pedra. O Centro de Habilitação e Apoio ao Pequeno Agricultor do Araripe (Chapada), uma das entidades gestoras do P1+2 em Pernambuco, é responsável pela construção de 87 cisternas distribuídas nos municípios de Araripina, Exu, Granito e Santa Cruz, na região do Araripe, e em Afrânio e Dormentes, no Sub-Médio São Francisco.
Em Araripina já foram construídas sete tecnologias na comunidade Serra do Simões, cinco em Serra do Minador, e na Serra do Moraes, cinco famílias serão beneficiadas, nos próximos dias, com cisternas-calçadão. A partir deste mês, o Programa avança para os municípios de Exu, Afrânio e Dormentes, com 14 cisternas cada um. O objetivo do P1+2 é fomentar ações de desenvolvimento rural no Semi-Árido, assim como promover a segurança e soberania alimentar e a geração de renda das famílias. A idéia é que os agricultores e as agricultoras possam produzir seus alimentos e comercializar os excedentes, através do manejo sustentável da terra e da água.
Dona Geraldina, que mora na comunidade da Serra do Simões, diz que a chegada da cisterna-calçadão trouxe muita felicidade para sua família. “Nosso principal bem é a cisterna do P1MC, a nossa água de beber. Agora, com a cisterna de 52 mil litros, vamos produzir muitos alimentos e até criar minhas ovelhinhas”, afirma. O P1+2 é uma ação da Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA) em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).


Segurança alimentar e nutricional

A cisterna-calçadão tem capacidade para armazenar 52 mil litros de água que pode ser usada pelas famílias para irrigar quintais produtivos, a partir de um sistema agroecológico, garantindo um alimento saudável e nutritivo.

Mariana Landim - comunicadora popular
UGT Chapada/ASA

Nenhum comentário: