ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quarta-feira, 13 de julho de 2022

PROGRAMA BEM VIVER NO SEMIÁRIDO - CULTIVO CONSORCIADO AUMENTA A PRODUTIVIDADE DE AGRICULTORES FAMILIARES NA SERRA DO INÁCIO


Agricultores familiares da Serra do Inácio têm recebido incentivo do Programa Bem Viver no Semiárido, por meio de uma consultoria especializada. A ideia é capacitar os agricultores na prática do plantio consorciado - técnica que permite o plantio de diferentes culturas ao mesmo tempo, garantindo a produção de frutas e hortaliças o ano inteiro. A iniciativa é desenvolvida pela Ong Chapada e conta com o apoio da Auren Energia, Fundação Banco do Brasil e Instituto Votorantim.

Cada vez mais utilizado na agricultura orgânica, o plantio consorciado é uma prática inteligente, em que é possível cultivar ao mesmo tempo, duas ou mais espécies agrícolas na mesma área, aproveitando os recursos disponíveis no solo. Como o período de desenvolvimento de cada espécie é diferente, as plantas não brigam por nutrientes, espaço ou luz.

Joseane Rodrigues, 35 anos, utiliza o plantio consorciado em seu terreno para a produção de andu, batata, macaxeira e outras culturas, que juntas utilizam o espaço de forma equilibrada. Para Joseane usar essa prática tem reduzido custos com mercado e garante uma alimentação mais saudável, já que o consórcio também evita que pragas e doenças cheguem na lavoura. “Hoje, tudo que produzo é orgânico, sem veneno. Devido a grande quantidade de plantas, as pragas não conseguem encostar nos frutos”, explica.

Com a consultoria técnica oferecida pelo Bem Viver no Semiárido, muitas famílias, como a de Joseane, deixaram de usar agrotóxicos e passaram a produzir produtos orgânicos, ganhando qualidade de vida. Raquel Leite, Gerente de Desenvolvimento Social e Planejamento da Auren Energia, destaca que o cultivo consorciado oferece diversos benefícios, além da qualidade, como o aumento da produtividade e da lucratividade do pequeno produtor. “O nosso objetivo é justamente promover a geração da renda familiar por meio de práticas agrícolas simples e de fácil adesão. Cada cultura tem períodos de safra diferentes, dessa forma o agricultor terá o que consumir e vender o ano todo”, explicou.

Nenhum comentário: