ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

segunda-feira, 18 de julho de 2022

ARARIPINA - PAPA VENTO É RESGATADO PELA PATRULHA AMBIENTAL NO ALTO DO ADELINO


A Patrulha Ambiental Itinerante foi solicitada por moradores para resgatar um Papa-Vento ou lagarto-preguiça (Polychrus acutirostris), na segunda-feira (11/07) que se encontrava na residência do solicitante, no bairro Alto do Adelino na cidade de Araripina.
O resgate foi realizado com sucesso e aqui ficam algumas dicas sobre o animal:

Algumas pessoas acreditam que o Papa-vento possui mordida venenosa. Na verdade, esses animais não têm veneno e não oferecem qualquer risco, por esse e outros motivos pedimos que não matem esse animal, ele (como tantos outros) tem grande importância no equilíbrio ambiental.
Seus olhos podem se mover em direções diferentes, como fazem os camaleões do velho Mundo, enquanto sua cor o torna quase invisível nos arbustos acinzentados da Caatinga. Também tem movimentos lentos, cauda preênsil e arrisca discretas mudanças de cor. Adultos medem até 15 centímetros, fora a cauda.
Habitat: Vive em todos os tipos de cerrados e caatingas, onde existam áreas arbóreas.
Hábitos: É preferencialmente diurno e pode ser encontrado em arbustos e no chão. Apesar de deslocar-se lentamente, pode tornar-se agressivo quando algum predador se aproxima, além de mudar rapidamente sua coloração, escurecendo-a. Costuma usar a cauda para sustentar-se.
Alimentação: Vegetais e artrópodes (grilos e gafanhotos, louva-a-deus, larvas de insetos, besouros e vespas).
Pode-se notar com facilidade que as áreas com vegetação nativa estão diminuindo cada vez mais, situação que interfere na sobrevivência da fauna, trazendo certos animais silvestres para as cidades. Por esse motivo, o equilíbrio entre a fauna e a flora são essenciais para os ciclos de vida das espécies e, que, a grande maioria dos animais são dispersores de sementes.
Lembramos que há a diferença entre as relações de cada espécie e cada um com a sua importância, considerando que nem todos os animais contribuem da mesma maneira ou de modo eficiente na dispersão de sementes. Pequenos roedores, por exemplo, são considerados predadores de sementes. Isso mostra a importância de um ambiente equilibrado, com alta diversidade de espécies, pois elas se compensam e se controlam naturalmente.
Fotos: Patrulha Ambiental
Imagem: Google
Fonte: g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/noticia

Nenhum comentário: