ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

sábado, 29 de agosto de 2020

ARARIPINA - PATRULHA AMBIENTAL REALIZA TRILHA ECOLÓGICA NO ECO PARK MORADA DO SOL NA SERRA DO JARDIM


Integrantes da Patrulha Ambiental Itinerante participaram de uma trilha ecológica no domingo dia 23/08. 
A caminhada aconteceu na Serra do Jardim em Araripina PE, no Eco Park Morada do Sol, que possui uma área de 90 hectares onde está sendo montada toda uma infraestrutura para o desenvolvimento de prática de atividades esportivas, ecológicas e culturais. 
De propriedade do professor Murilo Araújo, educador físico, que juntamente com o artesão Ricardo Mandacaru, uniram ideias e começaram as ações no início de 2018 e vem trabalhando a estruturação do lugar. 
O inventário valoriza a fauna e flora da Caatinga, Arena Calango (vôlei), Arena Tatu Bola (futebol de areia), Arena Iguana (basketball 3x3), Circuito Tocandira Radical, Observatório Luar do Sertão, Mirante do Sol e da Lua, Tamboril Camping 1 e 2, Playground Sagui, redário, banho de bica, loja de artesanato, tapiocaria e muito respeito ao meio ambiente. 

As trilhas e caminhadas ecológicas são práticas que, cada vez mais, vêm ganhando adeptos. Um dos motivos é que as atividades oferecem diversos benefícios para a saúde física e mental, além de promoverem o contato com a natureza (no caso o bioma Caatinga) e fazendo despertar nos trilheiros o uso da Chapada do Araripe com responsabilidade voltada à sustentabilidade ambiental, trazendo para a região o Turismo Rural. 
As práticas podem ser encaradas como uma forma de exercício físico e também de relaxamento, já que, enquanto está trilhando, o indivíduo se desliga de suas preocupações e direciona a concentração totalmente para a atividade, contemplando a fauna e flora local. 
Há estudos de cientistas que defendem que o contato com a natureza, com o verde, proporciona bem-estar, reduz o estresse, a ansiedade, entre outros benefícios. Por isso, sair da rotina e pôr o pé na trilha é uma ótima ideia. 
De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, caminhar ao ar livre está relacionado a uma melhor saúde mental e maior positividade. Além disso, estar ao ar livre reduz os níveis de depressão e de estresse. E independentemente da idade ou condicionamento físico, trilhar é um exercício leve, fácil de executar, de baixo custo, que ajuda a emagrecer, tonificar os músculos e ainda reduz o risco de doenças. 
Trilhar também é uma atividade aeróbica bastante segura do ponto de vista cardiovascular e ortopédico, claro que são em ambientes um pouco hostis devido a ter pedras, galhos, barrancos. Por isso, é importante ter sempre muito cuidado e ir com pessoas que fazem isso com frequência. 
Entre os benefícios das trilhas para o corpo e a mente já citados, ainda podemos destacar:
• Combate ao colesterol ruim. 
• Estimula a circulação sanguínea. 
• Melhora a capacidade cardiorrespiratória e também a densidade óssea. 
• Favorece um bom controle do diabetes e da hipertensão arterial. 
• Ameniza problemas de desequilíbrios posturais e articulares. 
• Proporciona um bom alto astral. 
• Promove o bem estar levando o estresse e o mau humor para bem longe. 
• Combate a insônia, a ansiedade e também a depressão. 
• Promove uma excelente oportunidade de socialização. 

Durante a trilha os participantes poderão conhecer in loco diversas espécies de plantas e animais típicos da Caatinga, a fim de sensibilizá-los para a valorização deste bioma tão exótico quanto desconhecido. A Patrulha Ambiental já realiza trabalhos nessa área, como: resgate, soltura de animais silvestres, coleta de sementes para produção de mudas e com o inicio das atividades do Eco Park, estão sendo alinhado uma parceria para palestras e treinamentos ligados ao bioma.

Fotos: Ricardo Mandacaru 
Fotos: Murilo Araújo 
Fotos: Patrulha Ambiental 

Nenhum comentário: