ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

PT X PSB - DILMA E EDUARDO CAMPOS: ADVERSÁRIOS, MAS CORDIAIS

Para bom entendedor meia palavra basta. Embora a troca de farpas entre a presidente Dilma Rousseff (PT) e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), nesta terça (17), em Suape, não tenha acontecido de forma explícita, como era previsto, as atitudes dos dois presidenciáveis demonstraram que o clima já não é mais tão fraterno. Sob uma áurea de 'cordialidade', os dois adversários obedeceram aos protocolos e as alfinetadas foram disparadas de forma sutil.

Este foi o primeiro encontro entre os políticos após o rompimento da aliança entre os dois partidos, quando o PSB entregou os cargos no governo Federal. Ao fim da solenidade, Campos e Dilma embarcaram, inclusive, no mesmo carro.

Mas, ao longo do evento, o desconforto do candidato socialista era visível nos gestos e na postura. Na primeira agenda do dia, uma visita à Refinaria Abreu e Lima, o governador sequer discursou. Dilma dominou o microfone e emendou o pronunciamento com a presidente da Petrobras, Graça Foster, e depois passou a palavra para o Ministro de Minas e Energia, Edison Lobão. Ao fim da solenidade, desceu do palanque para assinar camisas e cumprimentar os funcionários.


Na segunda agenda do dia, no Estaleiro Atlântico Sul, Dilma discursou por 37 minutos. Eduardo falou durante dez. Ao afirmar que é preciso saber separar o interesse público da disputa política, Campos reiterou o respeito pela presidente, mas deu o recado que está no páreo: "Talvez seja essa a última vez que, como governador, terei a satisfação de recebê-la em território pernambucano. E quero, nessas circunstâncias, trazer a nossa palavra que sempre foi de boas-vindas".

Dilma, por sua vez, mostrou a que veio ao anunciar o pacote de obras voltadas para a mobilidade no Grande Recife. A petista usou o tempo para engatar uma agenda positiva e recheada de novidades para o Estado, no melhor estilo socialista, que prega ser possível fazer mais e bem feito.

Ao fim do encontro, apenas os representantes socialistas deram entrevistas à imprensa. Os deputados petistas João Paulo e Pedro Eugênio, os senadores Humberto Costa (PT) e Armando Monteiro (PTB) e a deputada federal Luciana Santos (PC do B) foram embora em comitiva assim que o evento terminou, sem declarações.

Leia também:









Do NE10

Nenhum comentário: