ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

PERNAMBUCO - POLICIAIS CIVIS PODEM DEFLAGRAR GREVE

Policiais civis de Pernambuco podem deflagrar estado de greve nesta quinta-feira (26). A decisão irá acontecer após uma assembleia da categoria com representantes do Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol), às 19h, no auditório do Sinpol. Durante a reunião, vai ser definido um calendário de mobilizações. Na manhã desta quarta (25), a categoria realizou um protesto na praça do Derby, área central do Recife. Os policias não apenas fizeram panfletagem, como também estenderam faixa e conversaram com a população sobre a atual situação da polícia. A categoria pede, entre outras coisas, o aumento do efetivo, salarial e a diminuição da carga horária de trabalho.

Segundo o presidente do Sinpol, Cláudio Marinho, uma pauta de reivindicações já foi entregue ao governo do estado, mas, até o momento, não houve resposta. "Por isso não tiramos a possibilidade de greve. É preciso mostrar para a sociedade que o atual efetivo policial não aguenta mais estar trabalhando e receber um dos piores salários em nível nacional", disse.

De acordo com ele, as últimas contratações da PC aconteceram em 2007, quando 600 policiais foram integrados ao efetivo. De lá para cá, 38% dessas pessoas já pediram exoneração. "O excesso de carga horária e o acúmulo de serviço para atingir as metas do Pacto pela Vida está comprometendo a saúde dos policiais", comentou o presidente do Sinpol.

Na pauta de reivindicação dos policiais também consta a recomposição da grade remuneratória, em que eles pedem o aumento de 70%, descongelamento do plano de cargos e carreiras e recomposição do quadro efetivo. Cláudio Marinho afirma que, em Pernambuco, existem 6,8 mil policiais civis e que eles trabalham 44h semanais. 

"O que estamos pedindo é que esse número caia para 30h, pelo menos. O problema é que o governo deixa de investir em salários para investir em gratificações", relatou.

Do Diário de Pernambuco

Nenhum comentário: