ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

sábado, 14 de setembro de 2013

LAGOA GRANDE - INSTITUTO DE TERRAS REALIZA CADASTRO DE FAMÍLIAS RURAIS


O Instituto de Terras e Reforma Agrária do Estado de Pernambuco – Iterpe intensificou as ações de Regularização Fundiária no município de Lagoa Grande, no Sertão do São Francisco, e está cadastrando famílias de agricultores do assentamento Ilha do Pontal.

No início do mês, servidores da Gerência de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente do Iterpe e da Unidade Regional do Instituto de Petrolina visitaram a comunidade rural, que é um assentamento estadual gerido pelo Iterpe, e se reuniram com os agricultores para verificar a situação de 85 famílias e fazer o levantamento do quadro social dos moradores.
O assentamento abriga 169 famílias que vivem do cultivo de frutas, principalmente uva e manga. No ano de 2012, o Iterpe regularizou o cadastro e a documentação de metade das famílias, que já receberam os seus títulos de concessão de direito real de uso da terra, o título de posse, e, agora, está em processo de regularização dos demais agricultores. De acordo com o presidente do Iterpe, Getúlio Gondim, a previsão é que até o final do ano as famílias possam receber seus documentos de posse.

- É importante fazer esse trabalho porque, de posse do título, o agricultor vai estar regularizado quanto à sua ocupação da terra e quanto à sua produção, além de ter acesso às políticas públicas, como benefício previdenciário e crédito rural – disse Gondim.

Da ASCOM/ ITERPE

Nenhum comentário: