ARARIPINA

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PMA

domingo, 5 de dezembro de 2010

CARO ANATOLE - PAIVA NETTO


O velho Anatole France (1844-1924) foi um crítico implacável dos costumes e da sociedade do seu tempo. Combatia com tenacidade os desmandos de que era testemunha, como a farsa contra o capitão Alfred Dreyfus (1859-1935). De origem judaica, o militar francês tornou-se vítima de um dos maiores erros judiciais da história moderna.

Ele foi, de maneira pérfida, acusado de passar informações secretas à Alemanha, as quais tinham caligrafia forçadamente assemelhada à sua. Por esse motivo, em 1895, foi exilado na Ilha do Diabo, costa da Guiana Francesa.

Os debates a respeito do caso arrastaram-se até o capitão ser totalmente inocentado, em 1906. Logo após, retornou ao exército, participando da Primeira Guerra Mundial. Foi promovido, em 1918, a tenente-coronel da reserva e, um ano depois, eleito oficial da Legião de Honra. A exemplo de Rui Barbosa (1849-1923), Émile Zola (1840-1902) foi igualmente um defensor extremado de Dreyfus.

CONSCIÊNCIAS DEDICADAS À PAZ

Estomagado com a frieza de sentimentos que percebia à sua volta, partindo de corações nos quais deveria habitar a concórdia, Anatole escreveu que “a paz universal se realizará um dia, não porque os homens se tornarão melhores (não é permitido esperá-lo), mas porque uma nova ordem de coisas, uma ciência nova, novas necessidades econômicas hão de impor-lhes o estado pacífico, assim como outrora as próprias condições da sua existência os punham e os mantinham no estado de guerra”.

Meu caro Jacques-Anatole-François Thibault (seu verdadeiro nome), com a sua consistente formação humanista — afastados, por sua conhecida veia poética, os desgostos que lhe causaram as observações de uma coletividade a gravitar em torno de exasperante egolatria —, seu brilhante espírito imortal haverá de entender que, para não se transformar em tormento perene dos povos, o mundo precisa de consciências dedicadas à paz. Portanto, de almas iluminadas pela razão, pela justiça, e também pelo Amor, que é sinônimo de Caridade, de modo que exista uma “nova ordem de coisas, numa ciência nova”, para que “a paz universal” venha a se realizar “um dia”.

A análise limitada dos fatos humanos, políticos e sociais pela restrita visão de espaço-tempo terreno tende a mostrar, mesmo às mais sagazes cerebrações, perspectiva desfocada, consequentemente desalentadora, dos acontecimentos. Há algo mais, porém, a começar pela vigência da lei universal chamada causa e efeito, que dirige os destinos da Terra. Daí faz-se tão importante a compreensão desses estatutos divinos, os quais, levando em conta nosso direito ao livre-arbítrio, concedem a cada um de acordo com o próprio merecimento, segundo a lei da reencarnação — definida por um respeitado sacerdote como “o Judiciário de Deus”. Sem a evolução do sentimento humano, toda e qualquer proposta de paz fomentará, com certeza, o ceticismo de homens inteligentes como você.

NÃO TEMER O LOBO

William Ralph Inge (1860-1954) declarou que “não adianta os cordeiros proclamarem o vegetarianismo enquanto o lobo mantém opinião diversa”. No entanto, não podemos prosseguir continuamente temendo essa expectativa castradora de novos empreendimentos, porque o tempo urge (...). Para avançar, é preciso não temer o lobo, mas revestir-se das armas da paciência, da determinação e fortalecer, nas horas de perigo, a alma, como, por exemplo, nesta súplica de Santo Agostinho (354-430), tão apropriada para a ambiência do Natal de Jesus que se aproxima: “Ó Deus! Permiti que o resplendor da Vossa Luminosidade clareie os recônditos do meu coração” (...). Orar concede tranquilidade e força ao espírito. Aclara a mente, de modo que conceba processos espirituais pragmáticos para que toda dificuldade seja suplantada. Que assim seja!

José de Paiva Netto ― Jornalista, radialista e escritor.
paivanetto@lbv.org.br — www.boavontade.com

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