ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

SAÚDE - DENGUE HEMORRÁGICA MATOU 15 NO ESTADO


Dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES) revelam que o número de mortes por dengue hemorrágica em Pernambuco já chega a 15 este ano. Em 2009, nenhum óbito relacionado à doença foi confirmado. As estatísticas indicam que os casos da forma mais grave crescem em ritmo mais acelerado que os da dengue clássica, que mesmo assim conta com quase 600% mais notificações em comparação com o ano passado.
As suspeitas de febre hemorrágica tiveram acréscimo de 300 casos em relação a 2009, diz nota da superintendência de comunicação da SES. Este ano, houve 327 notificações, mas o número de confirmações é bem menor: 117.

Quando o assunto é a dengue clássica, os números também saltaram do ano passado para este. São 54.821 casos de dengue clássica sob investigação – contra os 7.856 que a secretaria teve de pesquisar em 2009, dos quais 1.634 obtiveram resultado positivo nos exames.

As cidades mais afetadas concentram 66,47% dos casos, e sete delas estão na Região Metropolitana do Recife (RMR). A capital lidera o ranking de casos suspeitos, com 13.691 notificações, seguido de Caruaru, no Agreste (com 6.161), Jaboatão dos Guararapes (4.397) e Olinda (2.287), na área metropolitana, e Salgueiro (2.061), no Sertão.

Aparecem também na lista dos dez municípios com maior número de casos Petrolina (2.046), Paulista (1.987), Cabo de Santo Agostinho (1.952), Moreno (1.014) e Ipojuca (842), dos quais somente Petrolina, no Sertão do São Francisco, fica fora da RMR.

Município com maior concentração de Aedes aegypti nas residências em todo o País, Afogados da Ingazeira, no Sertão do Pajeú, intensificou o mutirão de combate ao mosquito transmissor da dengue. A cidade tem 11,7% dos domicílios com presença do inseto e encabeça a lista dos 24 municípios em risco de surto, segundo o Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), do Ministério da Saúde.

A cada dois dias, 18 agentes percorrem a zona rural e os bairros mais afetados aplicando inseticida e destruindo focos de reprodução do mosquito. “Já desenvolvíamos essas ações o ano todo, mas resolvemos intensificá-las com palestras nas comunidades e carro de som informando os moradores sobre a prevenção”, explica a coordenadora da Divisão de Epidemiologia de Afogados da Ingazeira, Madalena Brito.

No entanto, o município não chega perto das dez cidades do Estado com maior notificação de casos da dengue clássica. De acordo com a coordenadora, das 420 suspeitas, 100 foram comprovadas. Duas pessoas tiveram dengue hemorrágica, e nenhuma morreu.

Fonte - JC OnLine

Nenhum comentário: