ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

SERTÃO DO ARARIPE - AGRICULTORES COMEÇAM A RECEBER SEMENTES DO GOVERNO DO ESTADO


O secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos, e o presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Júlio Zoé de Brito, lançaram nesta segunda-feira (13), em Araripina, a edição 2011 dos programas Terra Pronta e de Distribuição de Sementes.

Nos dez municípios que compreendem a Gerência Regional do IPA no Sertão do Araripe serão entregues aos agricultores de base familiar 304 mil quilos de sementes de milho e feijão, de um total de 3 milhões de quilos que serão distribuídos em todo o estado, atendendo 150 mil famílias de pequenos produtores. Também deverão ser preparados para o plantio 6,3 mil hectares de terras, de acordo com a assessoria da Secretaria de Agricultura do Estado.

Durante a solenidade de lançamento dos programas, que contou com a presença de deputados, prefeitos, vereadores e presidentes de associações e sindicatos rurais, o secretário Ranilson Ramos destacou que além de aumentar a abrangência dos dois programas, o Governo de Pernambuco está buscando mecanismos para estimular a diversificação da produção agropecuária do Sertão. No Araripe, segundo ele, serão estimulados o plantio de mandioca e a produção de mel, aproveitando a vocação natural da própria região.

O presidente do IPA lembrou que no ano passado quase toda a safra foi perdida em decorrência da seca. “A situação só não foi pior porque os pequenos produtores foram amparados pelo Programa Garantia-Safra, pago a quem teve quebra de mais de 50% na produção”, disse.

Júlio Zoé de Brito reforçou a importância da parceria dos governos estadual e municipais no sentido de garantir indenizações aos agricultores de base familiar que tiverem perdas de safra. Ele ressaltou que a cobertura ainda precisa ser ampliada através da adesão de novos municípios, especialmente no Agreste, onde algumas prefeituras não aderiram ao Programa. Este ano, 56 cidades pernambucanas foram beneficiadas pelo Garantia-Safra, por meio do pagamento de mais de R$ 54 milhões aos agricultores atingidos pela estiagem.

Políticas públicas – Zoé também destacou que as políticas públicas incentivam a produção rural. “O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), o Garantia-Safra, o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) são imprescindíveis para a melhoria na qualidade de vida do produtor rural”, destacou. Júlio também lembrou que em 2006, toda a região do Araripe recebeu 400 mil quilos de sementes e, na safra de 2011, só Araripina, receberá 304 mil quilos.

Fonte - Blog da Elba Galindo

Nenhum comentário: