ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

NOVO MINISTRO - FBC PRETENDE REDEFINIR PAPEL DA SUDENE


Nomeado ministro da Integração Nacional do governo Dilma Rousseff (PT), Fernando Bezerra Coelho (PSB) já tem alguns planos para pôr em prática a partir do dia 1º de janeiro. Um deles é redefinir o papel da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).

A necessidade de mudanças no órgão já foi conversada com a presidente eleita. "Ainda são ideias preliminares, mas acho que precisamos dar um novo desafio para a Sudene", disse Fernando Bezerra Coelho, em sua primeira entrevista após ter seu nome oficializado, na noite desta terça-feira (21). "A Sudene tem um papel importante como articuladora de políticas públicas, de planejamento, de antevisão das obras de intervenção que precisam ser feitas para que o Nordeste possa de fato diminuir sua distância em relação ao resto do País", considerou. O atual secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco já apresentou duas ideias para a presidente, mas quer aprofundá-las para que possa discutir "no momento correto".

Uma das intenções de Bezerra Coelho é, através da Sudene, garantir que famílias beneficiadas pelo programa de transferência de renda Bolsa Família possam conseguir um emprego. "A Sudene poderia servir como um grande órgão executor de uma política pública que pudesse fazer a transição da Bolsa Família para a empregabilidade. É no Nordeste brasileiro onde a gente tem o maior volume de (beneficiados pelo) Bolsa Família, de pessoas mais pobres. Então, (a Superintendência poderia) articular políticas públicas com diversos ministérios que possam garantir a empregabilidade e a saída do Bolsa Família. Porque o Bolsa Família tem que ser visto como algo transitório", resumiu.


Outra função que Bezerra pretende dar à Sudene é a de articular com os governos do Nordeste obras de infraestrutura. "O Nordeste só vai dar dinamismo à sua economia se for capaz de realizar obras de infraestrutura importantes. A Ferrovia Transnordestina é um começo. Mas temos diversas outras ferrovias a serem feitas. Temos a conexão ferroviária da Transnordestina com a Centro-Atlântica, na Bahia, temos a ligação da Transnordestina com a Norte-Sul, temos o início da nova ferrovia que vai ligar o Oeste baiano até Ilhéus, para a construção de um novo porto da Bahia. São muitas obras de infraestrutura que precisam ser feitas. Acho que a Sudene poderia retomar este papel de articular com os governos estaduais as obras de infraestrutura importantes que podem consolidar o desenvolvimento regional", afirmou.

Fernando Bezerra Coelho viaja nesta quarta-feira (22) para Brasília. Às 10h tem um encontro com o atual titular da pasta, João Santana.

Fonte - Blog do Jamildo

Nenhum comentário: