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terça-feira, 2 de dezembro de 2008

REPAGINADA AOS 32 ANOS - NOVA CG HONDA 150 TITAN VEM COM TRAÇOS INSPIRADOS NUMA AVE DE RAPINA


SÃO PAULO - Até quem nunca pensou em pilotar um utilitário de duas rodas certamente se sentirá atraído pela beleza singular do lançamento que a Honda traz ao Brasil no fim deste mês. A CG 150 Titan, o best-seller da montadora, chega a sua sétima geração totalmente repaginada, com traços inspirados numa ave de rapina. Há 32 anos no mercado nacional, a versão 2009 do modelo, além do design inovador e esportivo, apresenta como novidade a injeção eletrônica, tecnologia que, pela primeira vez no País, equipa uma motocicleta da categoria utility, garantindo mais economia. Ao redesenhar a CG, a Honda foi fiel ao apelo emocional de 86% dos seus compradores, que priorizaram uma robustez harmoniosa no visual. O motor e a lateral, agora, formam um conjunto uniforme, com piscas embutidos no farol e na carenagem, seguindo a tendência da CB 600F Hornet. O painel também está integrado à carenagem, que passa a exibir luz de diagnóstico da injeção eletrônica. Na traseira, o conjunto óptico une-se à lanterna, com lente fumê. O tanque aumentou tanto na capacidade (de 14 para 16,1 litros), como no conforto, ocasionando melhor encaixe das pernas na pilotagem. Na pista, o modelo de vanguarda revela sua potencialidade urbana. Com motor OHC de 150 cilindradas - tido como o mais moderno da linha -, o consumo de combustível tornou-se 8,5% mais econômico, diminuindo a emissão de poluentes. O torque sofreu pouca alteração (1,32 kgf.m a 7 mil rpm), mas são atingidos em faixas de rotação mais elevadas. A nova Titan também está mais leve, uma vez que o conjunto frontal perdeu 700 gramas e o novo chassi ficou 600 gramas mais suave, aproximada da suspensão. A versão ESD oferece freio dianteiro a disco com cáliper de dois pistões. Outra inovação está no item segurança. A chave de ignição e o shutter-key (fechadura adicional de combinações magnéticas) se tornaram uma única peça. Em três versões (ESD, KS e ES), o preço sugerido da nova CG vai de R$ 6.040 a R$ 6.990, um aumento médio de 5% em relação à tabela anterior, provocado por variações no custo, como o aço (alta de 40%), derivados do petróleo (15%) e a inflação do período (5%). Desde sua estréia no País, 5,2 milhões de CG Titan já foram vendidas e, hoje, o modelo atinge 61% dos negócios da Honda e concentra 75% das motos comercializadas no mercado brasileiro. A Honda fechará 2008 com a estréia da nova CG 150 Titan e entrará 2009 também com lançamento, a CG 125 Fan. O modelo, mote da campanha “viva a motocracia”, é a forte aposta do segmento popular da montadora, que já tem 1 milhão de unidades vendidas em três anos de atuação no Brasil. Focando clientes que abrem mão da sofisticação, sem desprezar um bem de valor, a 125 Fan deverá ter maior penetração no Norte e Nordeste do País, com preço sugerido entre R$ 5.140 e R$ 5.590. O maior upgrade da linha foi no motor, que até então era o OHV e passou para o 125 OHC, mais moderno e consagrado nos mercados indiano e chinês, proporcionando uma economia de combustível de 6,4%. O tanque teve um aumento de 12%, de 13,5 litros para 15,1 litros. A potência máxima gerada é de 11,6 cv a 8.250 rpm, e torque de 1,06 kgf.m a 6 mil rpm. Da CG 150 Titan 2009, a Fan herdou o mesmo tipo de chassi, proporcionando maior resistência a torções, melhor ciclística e estabilidade em manobras. Os retoques externos foram mais simples, porém prezando por uma ergonomia mais confortável, com assento alargado e alças traseiras mais altas. O catalisador passou para a dianteira e a rabeta foi remodelada, ficando com a mesma cor do tanque. O painel de instrumentos conta com novo grafismo, com velocímetro, hodômetro, luzes indicadores de neutro, direção e farol alto. Em duas versões, a KS vem com partida a pedal e a ES, elétrica.

LAMIR VERÇOZA*
FOLHAPE

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