A Secretaria da Fazenda publicou ontem no Diário Oficial a tabela de valores do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), que serão pagos pelos donos de mais de 15 mil marcas/modelos de veículos em circulação em Pernambuco, entre motos, carros, caminhões e ônibus. A frota total do Estado é de 1,4 milhão de veículos. De acordo com o gerente de IPVA da Sefaz, Júlio Lóssio, houve, na média, uma redução de 1,36% no valor do imposto que será pago em 2009, em relação ao pago este ano. Os modelos 2007 tiveram uma redução maior, de 4,2%, “porque os modelos mais novos têm uma depreciação maior que os mais antigos”, explicou o técnico. A alíquota do IPVA é de 2,5% para carros de passeio, 2% para motos e 1% para o restante da frota, o que muda é o valor de mercado, que serve de base para a cobrança (veja arte). A Sefaz usou como base as informações da tabela Fipe, organizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas exclusivamente para a Região Nordeste, fechada no final de novembro. Apesar da redução média de 1,36% no valor do IPVA (maior que a registrada em 2007, de 0,7%, e 2008, de 1%), Lóssio não vê relação com a crise financeira, que teve como efeito a redução dos valores dos veículos novos e usados neste final de ano. “Acredito que a tabela da Fipe não refletiu os efeitos da crise. Acho que a redução retrata a maior participação de veículos novos na frota. Carros novos têm, por característica, uma desvalorização maior, assim que saem da loja”, refletiu. Segundo ele, a média de vendas de veículos novos em Pernambuco em 2008 foi de 14 mil unidades por mês, com picos de 16 mil. Em 2008 a Sefaz arrecadou R$ 328 milhões com o IPVA, num crescimento de 16,3% em relação ao ano anterior e a expectativa para 2009 é um crescimento de 15%, totalizando R$ 378 milhões. O IPVA representa 5% da arrecadação total do Estado. Apesar da perspectiva de crescimento, Lóssio informou que a Fazenda já detectou que a arrecadação deste imposto sofreu uma redução a partir do mês de novembro, pois as concessionárias passaram a vender menos por causa da crise. O IPVA, para veículos novos, é pago numa única parcela no ato da compra pelo valor da nota fiscal, proporcional ao mês da compra. Ou seja, quem comprou o carro em dezembro pagará 1/12 do valor total do IPVA 2008 e volta a pagar a tabela cheia em 2009, a partir de março (ler ao lado).
MODELOS
Apesar da média apontar para uma redução no valor do IPVA, diversos modelos de veículos sofreram aumento no valor do imposto. Isso porque o valor de mercado desses veículos, medidos pela Fipe, registraram valorização de preços de um ano para o outro. É o caso do modelo Fiat Uno Mille Fire ano 2005, um dos populares que registraram maior alta. Os 3.925 proprietários deste modelo vão arcar com uma despesa 2,4% maior em 2009, representando R$ 392,82, contra os R$ 383,67 pagos em 2008. Há casos em que não houve variação, como no Volkswagen Gol 1.0 ano 2006, cujo o IPVA se manteve em R$ 447,87. São 6.321 carros deste tipo/ano registrados em Pernambuco. Dos modelos mais populares, a linha Corsa é a que apresenta, na média, a maior redução de IPVA, o que demonstra que este tipo de carro tem uma maior velocidade de depreciação no mercado. O modelo GM Corsa Hatch Joy 2004 terá uma redução de 4% em seu IPVA de 2009. Modelos mais sofisticados, como o Polo Sedan também vão gerar IPVAs menores para seus proprietários. Um Polo 1.6 2007, por exemplo, teve uma redução de 5,4% no seu imposto. Por outro lado, veículos a diesel têm pouca desvalorização. Os 350 donos de Toyota Hylux CD 4x4 2006 serão os que vão pagar uma das maiores diferenças: 9,6% a mais, ou R$ 2.117,07 de IPVA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário