ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

sábado, 4 de novembro de 2017

EM DEFESA DA MULHER - PAULO CÂMARA INAUGURA 11ª DELEGACIA DE POLÍCIA ESPECIALIZADA NO ESTADO


Com foco na garantia de direitos e no reforço às ações de enfrentamento à violência contra a mulher, o governador Paulo Câmara inaugurou, neste sábado, no município de Afogados da Ingazeira, mais uma unidade da Delegacia de Polícia da Mulher. O novo equipamento de segurança irá beneficiar cerca de 168 mil mulheres dos 17 municípios que compõem o Sertão do Pajeú. A unidade é a segunda especializada no atendimento ao gênero no Sertão - a 1ª fica em Petrolina -, e a 11° em funcionamento no Estado. A ação integra o Plano de Segurança de Pernambuco, que prevê um investimento total de R$ 290 milhões no setor até o final de 2018.

“Não podemos mais permitir que, em pleno século XXI, o nosso Estado ainda sofra tanto com esse tipo de violência. Então, nós estamos fazendo um esforço conjunto com os municípios para enfrentar as agressões, o feminicídio. E essa delegacia vai oferecer esse apoio às mulheres, não só de Afogados da Ingazeira, mas de toda a região. E fazer um trabalho importante para coibir qualquer ação que vá de encontro à integridade física e psicológica das mulheres”, destacou o chefe do Executivo estadual, que, antes da solenidade, conheceu as instalações do prédio e conversou com os agentes da Polícia Civil e policiais militares presentes.

A nova unidade irá atender os municípios de Afogados da Ingazeira, Brejinho, Calumbi, Carnaíba, Flores, Iguaraci, Ingazeira, Itapetim, Quixaba, Santa Cruz da Baixa Verde, Santa Terezinha, São José do Egito, Serra Talhada, Solidão, Tabira, Triunfo e Tuparetama – os 17 municípios que compõem a região do Sertão do Pajeú. O serviço contará com 01 delegada, 01 escrivã, 01 comissário e 03 agentes de Polícia Civil, além de uma viatura para apoio aos profissionais atuando em casos de feminicídio. A unidade fica sob a responsabilidade da delegada Andreza Gregório.

"Essa delegacia é uma prova do compromisso do Governo do Estado com a segurança pública. Junto com todos os investimentos que estão sendo feito para diminuir os índices de violência em Pernambuco, o governador vem aqui entregar um local específico de serviço especializado no atendimento à mulher. É um avanço na nossa democracia, é a oportunidade que as mulheres têm de serem bem atendidas em uma Delegacia de Polícia. Nós sabemos como as vítimas de agressões físicas chegam vulneráveis, e elas precisam de um acolhimento adequado. E isso será oferecido aqui, a partir se agora, para todas as mulheres do Pajeú", comemorou o secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua.
FEMINICÍDIO - O Governo de Pernambuco retirou o termo crime passional dos Boletins de Ocorrência registrados nos Estados. As ocorrências, desde setembro, passaram a constar como feminicídio, classificado como crime hediondo. Com a medida, as mulheres vítimas de crimes violentos letais intencionais, pela condição de ser mulher, passaram a entrar no registro do Sistema de Mortalidade de Interesse Policial (SIMIP) da Secretaria de Defesa Social (SDS). 

Para a secretária estadual da Mulher, Sílvia Cordeiro, o enfrentamento à violência contra o gênero precisa do engajamento de todos. "Dando continuidade ao reconhecido trabalho do ex-governador Eduardo Campos, o governador Paulo Câmara está conseguindo fazer com que Pernambuco seja um Estado bom e seguro para as mulheres viver, trabalhar e ter liberdade. Mas essa delegacia só terá uma força importante e estratégica se os municípios desenvolverem em parceria políticas públicas de conscientização e acolhimento”, registrou.

Representando as mulheres da região, a poetisa Elemilda Amaral deixou sua mensagem em versos que clamam por respeito e igualdade. “A mulher vem aos poucos conquistando seu espaço na sociedade. Nossa luta vem se fortalecendo, só queremos respeito e igualdade. E que se exerça de fato e de direito o que sonhamos ser nossa liberdade. Hoje, o avanço confirmamos dentre as lutas travadas dia a dia. E esse prédio que está sendo inaugurado, para a mulher representa a garantia de que, se preciso, tem onde recorrer. Afogados já tem delegacia”, declamou.

Participaram do ato também os secretários estaduais João Campos (Chefe de Gabinete), Antônio Figueira (Assessoria Especial) e Wellington Batista (Agricultura e Reforma Agrária); os deputados federais Gonzaga Patriota e Danilo Cabral; além dos prefeitos Anchieta Patriota (Carnaíba), Lino Morais (Ingazeira), Zeinha Torres (Iguaracy) e Djalma da Padaria (Solidão). Estiverem presentes ainda ex-prefeitos, vereadores e outras autoridades políticas da região.

Prestigiaram também a inauguração a gestora do Departamento de Polícia da Mulher, a delegada Gleide Ângelo; o diretor de Polícia do Interior, Flávio Moraes; o sub-chefe da Polícia Civil, Nehemias Falcão; o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Manoel Cunha; a gerente geral da Polícia Científica, Sandra Santos.

Da ASCOM

Nenhum comentário: