ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

domingo, 7 de abril de 2024

CPNU - PERNAMBUCO TEM MAIS DE 100 MIL INSCRITOS NO CONCURSO PÚBLICO NACIONAL UNIFICADO


O Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), acontece no dia 5 maio e será aplicado em 228 cidades do Brasil. Em Pernambuco, 103.140 candidatos se inscreveram nos sete municípios onde as provas serão realizadas. Recife é a cidade com mais da metade dos inscritos do Estado, registrando o total de 53.169 candidatos.

Com 2,1 milhões de inscritos, o “Enem dos Concursos” é o concurso com o maior número de candidatos realizado no país, superando os recordes anteriores, dos certames do Banco do Brasil de 2021 e 2022, que registraram, respectivamente, 1,6 e 1,5 milhão de inscritos.

Confira o total de inscritos em cada local de prova do Estado:

Recife - 53.169

Petrolina - 13.872

Caruaru - 10.741

Olinda - 8.400

Jaboatão dos Guararapes - 6.620

Serra Talhada - 5.217

Garanhuns - 5.121

Para Pernambuco, haverá vagas com lotação específica para o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Dentro das vagas específicas para o Estado estão: analista em ciência e tecnologia e tecnologista, nas especialidades de engenharia civil, tecnologia da informação, direito e comunicação social. Além de vagas para analista em ciência, engenharia agrônoma e tecnologia com qualquer área de formação.

No Estado, também há oportunidades para analista administrativo, analista em reforma e desenvolvimento agrário, engenheiro agrônomo, analista de planejamento, gestão e infraestrutura em informações geográficas e estatísticas, tecnologista em informações geográficas e estatísticas, e técnico em informações geográficas e estatísticas.

Em Brasília, devido ao alto número de inscrições, a comissão organizadora do CPNU levou em consideração o CEP de residência dos inscritos indicado no ato de inscrição e decidiu ampliar os locais onde serão realizadas as provas. Foram adicionadas oito novas cidades goianas, no entorno do Distrito Federal. As provas serão aplicadas também nas cidades de Águas Lindas de Goiás, Cidade Ocidental, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Santo Antônio do Descoberto, Planaltina e Valparaíso de Goiás.

Para garantir a segurança e a logística necessárias à realização do certame, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) enviou ofícios aos governadores e prefeitos dos municípios onde serão aplicadas as provas solicitando cooperação das autoridades. A correspondência, assinada pela ministra da Gestão, Esther Dweck, reforça também a importância de evitar a realização de grandes eventos nas cidades onde o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) será realizado, com o objetivo de facilitar o deslocamento dos candidatos e garantir a segurança nos locais de prova.

Além disso, a Fundação Cesgranrio, empresa aplicadora do concurso, em parceria com órgãos como a Secretaria de Segurança Pública do Ministério da Justiça e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, está em contato com as autoridades estaduais e municipais para tratar de questões logísticas e de segurança.

Inclusive, uma rede de aplicação foi criada conectando órgãos das administrações públicas federais e estaduais. Houve também a integração com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp/MJSP), Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Força Nacional (FN) e Secretarias de Segurança Pública Estaduais.

O CPNU

Criado com o objetivo de promover a igualdade de oportunidades de acesso aos cargos públicos efetivos, zelando pelo princípio da impessoalidade na seleção dos candidatos, o chamado “Enem dos Concursos” vai selecionar 6.640 servidores para 21 órgãos públicos federais. A prova é composta por questões objetivas específicas e dissertativas, por área de atuação e será aplicada no dia 5 de maio em 228 cidades de todas as unidades federativas. É o concurso com o maior número de candidatos já realizado no país.

Cotas Raciais

De acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, dos 2,144 milhões de candidatos inscritos no Concurso Público Nacional Unificado, 420.793 solicitaram cotas raciais.

Segundo o Ministério, não há registro de um concurso público com maior número de pessoas solicitando cotas raciais no Brasil. Das 6.640 vagas em órgãos do governo federal distribuídas em todo o Brasil, 5% serão reservadas para pessoas com deficiência (PCDs) e 20% para pessoas negras. Nos cargos da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), 30% das oportunidades serão destinadas para indígenas.

Cronograma previsto

05/05/2024 – aplicação das provas;

03/06/2024 – divulgação dos resultados das provas objetivas e preliminares das provas discursivas e de redação;

30/07/2024 – divulgação final dos resultados;

05/08/2024 – início da convocação para posse e cursos de formação.

Por Thatiany Lucena

Nenhum comentário: