O ex-presidente e pré-candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu com o atual presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, na manhã deste domingo (3).
O encontro ocorreu na residência oficial do cônsul-geral de Portugal em São Paulo, Paulo Nascimento, no Jardim Paulista.
Segundo o portal G1, ao sair do encontro com Lula o presidente português disse que os dois conversaram sobre a situação política e econômica da Europa e da América Latina.
Rebelo voltou a falar sobre a guerra na Ucrânia e disse que, neste momento, Portugal e Brasil lidam com isso de formas diferentes. Já Lula deixou o local sem falar com jornalistas. Não há agenda prevista para o político neste domingo.
Em sua conta oficial no Twitter, Lula afirmou que os dois conversaram “sobre a situação política na Europa, na América Latina e a guerra na Ucrânia”. A reunião durou cerca de uma hora e meia.
Ainda de acordo com o portal G1, estavam presentes no encontro o diplomata Celso Amorim, ex-ministro das Relações Exteriores de Lula, Pedro Adão e Silva, ministro da Cultura de Portugal, e Francisco André, secretário de estado português.
Outros encontros
Em sua visita ao Brasil, o presidente de Portugal deve se encontrar com alguns dos ex-presidentes. Na sua agenda, há uma conversa programada com Michel Temer. Ele disse ainda que deve se encontrar Fernando Henrique Cardoso, apesar de a reunião não estar na programação oficial.
Segundo Rebelo, caso não haja confirmação do encontro por parte de Bolsonaro, a agenda será retrabalhada.
Rebelo iria conversar com Jair Bolsonaro (PL), porém o encontro deve ser desmarcado. No seu blog no G1, Valdo Cruz informou que o presidente Jair Bolsonaro, pré-candidato à reeleição pelo PL, decidiu impor uma retaliação ao presidente de Portugal.
O chefe de Estado português tinha uma audiência prevista com Bolsonaro na próxima segunda-feira, em Brasília. Bolsonaro, porém, mandou avisar aos emissários portugueses que a audiência estaria cancelada se Rebelo se reunisse com Lula.
Antes de embarcar ao Brasil, Rebelo ressaltou em entrevista a diferente forma que Portugal e Brasil estão lidando com a guerra na Ucrânia e indicou que os dois países se aproximaram bastante nos anos anteriores. Disse ainda que uma desconversa com Bolsonaro não os separaria.
Fonte - Agência O Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário