ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

terça-feira, 21 de janeiro de 2020

SIMÕES-PI - TUIUIÚ É RESGATADO PELA PATRULHA AMBIENTAL

Agentes da Patrulha Ambiental foram informados, na última sexta-feira, 10/01, pela patrulheira Eunice Morais e o Sr. Hugo Júnior, que na zona rural do Município de Simões - PI, teria sido encontrado uma ave Tuiuiú (Jabiru mycteria). 
De imediato o fato foi repassado para o Sr. Paulo Maier do ICMBio e ao Biólogo da Agência Estadual de Meio Ambiente – CPRH (PE), Yure Valença, que se disponibilizaram a ajudar no resgate da ave. 
Com a ajuda do empresário Sérgio Lucena que forneceu veículo e combustível, foi possível os agentes Marquel Jacob e Rafael Araújo se dirigirem até a cidade de Simões e com a ajuda dos moradores realizarem o resgate com sucesso. 
O Tuiuiú é uma ave de grande porte encontrado em algumas regiões do Brasil, e é considerado como o símbolo do Pantanal, onde também recebe o título de maior ave voadora. O Brasil tem mais de 50% da população mundial dessa espécie de pássaro e, além da regiões mais ao sul do Brasil, ele pode ser encontrado no Paraguai, Argentina, México, Uruguai e outros países, porém em alguns deles as informações não são totalmente confirmadas se são o Tuiuiú verdadeiro. 
O Tuiuiú é encontrado em toda a região Norte, e na região Sul do Brasil como Santa Catarina e Rio Grande do Sul, até mesmo em São Paulo e na Bahia. Mas sua maior concentração no território brasileiro está nos Estados do Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Fora do Brasil a maior população da ave pode ser encontrada no Chaco Oriental, no Paraguai. Porém, é no Brasil que se encontra mais da metade da população dessas aves do mundo, ela é tão popular no Pantanal brasileiro que foi escolhida como seu símbolo. 
Esse é um pássaro considerado como de grande porte, uma vez que ele pode ter em torno de 1,60 metros de altura e 1,40 metros de comprimento e peso entre 8 a 10 kg. Se medir a envergadura levando em consideração a ponta de asa a asa pode chegar aos 3 metros. Apenas o bico do Tuiuiú apresenta 30 cm. 
O Tuiuiú é considerado como a maior ave voadora do pantanal, e seu voo é impressionante, pois ele tem a capacidade de ir muito mais alto do que outras aves. Além disso, ele tem como uma característica voar com o pescoço e as pernas esticadas, dessa maneira destaca suas penas brancas, fazendo um contraste com os pés, cabeça e pescoço pretos. 

Na ocasião do resgate foi detectado que a ave tinha sinais de perfurações de tiros (provavelmente de espingarda de chumbinho, como é conhecida) em seguida foi conduzida até a clínica veterinária Bicho Mimado do empresário Leodecley que, com a colaboração do Médico veterinário Geferson Santana foi devidamente examinada e medicada, ficando no aguardo da equipe da CPRH Yure Valença e o colega Alan, (biólogos) que chegaram na manhã do dia seguinte ao resgate. Os mesmos ficarão responsáveis pela condução da ave até o Recife, onde será cuidada e posteriormente, após análise das condições clínicas, será definido o destino da mesma. 

Lembrando que a lei 9.605/98 - Dos Crimes contra a Fauna estabelece o seguinte: 
Art. 29. Matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida: 
Pena - detenção de seis meses a um ano, e multa. 
§ 1º Incorre nas mesmas penas: 
I - quem impede a procriação da fauna, sem licença, autorização ou em desacordo com a obtida; 
II - quem modifica, danifica ou destrói ninho, abrigo ou criadouro natural; 
III - quem vende, expõe à venda, exporta ou adquire, guarda, tem em cativeiro ou depósito, utiliza ou transporta ovos, larvas ou espécimes da fauna silvestre, nativa ou em rota migratória, bem como produtos e objetos dela oriundos, provenientes de criadouros não autorizados ou sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente. 
Fotos: Patrulha Ambiental 

Nenhum comentário: