ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quarta-feira, 21 de agosto de 2019

SERRITA - CONSELHO CONSULTIVO DA FLONA NEGREIROS SE REÚNE PARA TRATAR DE REGIMENTO INTERNO

Aconteceu no último dia 14/08 a reunião ordinária do Conselho Consultivo da Floresta Nacional de Negreiros em Serrita – PE, onde foram discutidos vários assuntos ligados àquela área pelos seus conselheiros. No inicio foi realizada a apresentação dos pontos a seres discutidos e posteriormente aprovados na pauta, que foi a votação e aprovação final do Regimento Interno do conselho e o planejamento do Plano de Ação da Flona de Negreiros. 
Relacionado ao Plano de ação da FLONA Negreiros, pode-se destacar as seguintes ações: Comunicação programa de rádio do Caatinga, levantameto de pessoas com conhecimento tradicional, divulgação em rede sociais, manutenção das estrada que dão acesso a Flona, Curso de formação para Brigadistas da Flona, Curso de capacitação para educadores, Trilha Interpretativa e Levantamento florístico de Espécies endêmicas, Espécies medicinais e Espécies em risco de extinção. 
Foi discutido a importância da divulgação da Flona na cidade de Serrita e nas cidades circunvizinhas, além da necessidade de haver uma sinalização para melhor conduzir os visitantes até a Flona Negreiros, pois, notou-se através da convivência de alguns dos conselheiros, certa dificuldade de acesso aos pesquisadores, estudantes e população interessada a visitação. Lembrando que a visitação pública é permitida mediante autorização prévia do órgão ambiental responsável pela gestão, traves de oficio ou previa comunicação (e-mail – antonio.sampaio@icmbio.gov.br). No âmbito federal, a responsabilidade sobre as florestas nacionais é do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. 
Um grupo de trabalho foi criado para realizar a organização das trilhas onde será realizado um levantamento florístico da Flona, identificando as espécies endêmicas da região, as plantas medicinais presentes e as que correm risco de extinção. 

Paulo Pedro da ONG Caatinga, enfatizou a importância na divulgação da Flona através de Eventos como o da REDE ARARIPE que acontecerá nos dias 25 e 26 de outubro de 2019, do ENCONTRO DE SABERES DA CAATINGA que acontecerá no Posto da Serra em Exu-PE, de 17 a 26 de janeiro de 2020, bem como programas de rádio, disponibilizando espaço no programa de rádio do CAATINGA em Ouricuri, no horário de 7h as 8h. 
Na ocasião o Analista ambiental Antônio Alencar fez um registro sobre a importância do Encontro de Saberes da Caatinga, organizado pela Rede de Agricultores (as) e Experimentadores (as) da Chapada do Araripe, solicitando a participação dos protagonistas - Raizeiros(as), Benzedeiros(as) e Parteiras no evento. A comunicação nas redes sociais ficou no comando do Marquel Jacob e sua equipe da Patrulha Ambiental Itinerante Regional do Araripe. 
Ficou alinhado que será organizar um espaço e grupo de educadores para participar de uma capacitação básica sobre Educação Ambiental - Conhecer e valorizar a Flona de Negreiros. 

Fonte: Conselho Consultivo da FLONA Negreiros 
Fotos: Conselho Consultivo da FLONA Negreiros 
Fotos: Patrulha Ambiental
Imagem: Google

Nenhum comentário: