ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quinta-feira, 29 de agosto de 2019

MEIO AMBIENTE - WORKSHOP É REALIZADO EM ARARIPINA SOBRE PROCESSO DE DESERTIFICAÇÃO NO SEMIÁRIDO

A Patrulha Ambiental juntamente com as autoridades responsáveis pelo meio ambiente das cidades do Sertão do Araripe participaram nos dias 10 e 11/07 de workshop sobre o processo de desertificação na região. 
O termo desertificação tem sido utilizado para identificar a perda da capacidade produtiva dos ecossistemas causada pela atividade humana. Devido às condições ambientais, as atividades econômicas desenvolvidas em uma região podem ultrapassar a capacidade de suporte e de sustentabilidade. 
Esse fenômeno corresponde ao empobrecimento e diminuição da umidade em solos arenosos localizados em região de clima subúmido, árido e semiárido. Segundo a Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação, “a desertificação da terra nas regiões áridas, semiáridas e subúmidas secas é resultante de vários fatores, entre eles as variações climáticas e as atividades humanas” (UNICCD, 1994). 
O problema da desertificação passou a despertar o interesse da comunidade científica há 80 anos, contudo somente nos últimos dez anos, passou a ser destacado como um sério problema ambiental, devido ao seu impacto social e econômico, uma vez que o processo ocorre de forma mais acentuada em áreas correspondentes aos países subdesenvolvidos. Além disso, a perda de solo agricultável vem aumentando significativamente, agravando ainda mais a situação das economias desses países. 
Foram discutidos vários assuntos sobre vegetação, solos, recursos hídricos e clima, buscando soluções para a região, referentes às dificuldades de cada cidade em relação a seus trabalhos que utilizam matéria prima, como a extração da gipsita para produção do gesso, a caprinocultura, a pecuária com uma grande produção de leite, a produção de mandioca e a apicultura desenvolvida em algumas cidades do Araripe. 
A sistematização das informações proveniente das oficinas, denominadas “Diálogos Municipais” partiu do questionamento dos munícipes, sobre a temática relacionada ao zoneamento das áreas vulneráveis à desertificação no Estado de Pernambuco. 
Ao término dos trabalhos participantes do evento solicitaram mudas e sementes à equipe da Patrulha Ambiental para levarem para seus municípios, onde foram atendidos prontamente em visita ao viveiro da ONG. 

Fonte: Workshops Regionais: 2019. Araripina, PE. Sistematização dos Diálogos Municipais das Regiões do Agreste Meridional e do Sertão. Recife (PE); 59 p. 


Fotos: Patrulha Ambiental

Nenhum comentário: