ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

segunda-feira, 29 de junho de 2015

PARA-ATLETA - PERNAMBUCANA SONHA COM MEDALHAS NOS JOGOS PARAPAN-AMERICANOS

Desde criança Jenifer Martins gosta de pular. “Era a melhor parte do dia, porque eu podia brincar e isso me ajudou com a deficiência”, conta a para-atleta de 25 anos. Portadora de paralisia cerebral, ela superou os obstáculos da doença e se tornou uma das principais referências do paradesporto pernambucano. Não à toa, Jenifer transformou um de seus passatempos favoritos em profissão. No próximo mês de agosto, ela disputará sua terceira edição dos Jogos Parapan-Americanos e fará sua estreia no salto em distância, prova que sempre curtiu, mas nunca havia competido em um torneio de grande porte. 

Além do salto, a pernambucana disputará os 100m e 200m, suas especialidades. A notícia da convocação foi recebida com surpresa no início do mês. Jenifer confessou que não esperava que a lista de atletas para o Parapan fosse divulgada antes da 1ª Fase Nacional do Circuito Caixa, que será no próximo final de semana. “Eu estava treinando para melhorar meus resultados nessa competição. Não esperava ser chamada porque a recordista mundial é brasileira e eu precisaria obter resultados excelentes para também ser chamada”, esclareceu.
Jenifer pretende repetir os desempenhos das duas edições anteriores do torneio continental. No Rio-2007, ela faturou o ouro nos 100m e a prata nos 200m. Já em Guadalajara-2011, ela conquistou o título das duas provas. Embora precise melhorar nas provas de velocidade, afinal, ela perdeu o posto de líder, no salto em distância Jenifer ocupa o topo do ranking sul-americano. “Eu sempre gostei de saltar e convenci meu treinador (Abraão Nascimento) a me treinar na modalidade depois que venci uma aposta”, contou.

Com a confirmação da convocação, Jenifer também mudou sua rotina. Treina todos os dias pela manhã e escolheu as terças e quintas-feiras para prolongar suas atividades no período da tarde. Essa semana ela terá a disputa da 1ª Fase Nacional do Circuito, em São Paulo. O objetivo é melhorar seus resultados e voltar para a capital pernambucana para finalizar sua preparação. 

Em julho, ela terá nova viagem para o Sudeste do País para se reunir com a seleção brasileira paralímpica e realizar os exames finais para a disputa. “Estou mais motivada porque quero conquistar medalhas no Parapan e dar um passo importante para disputar as Paraolimpíadas do Rio de Janeiro. Esse é o meu maior sonho. Ouvir a torcida incentivando é algo inexplicável. Senti isso no Parapan do Rio e quero voltar a sentir no ano que vem”, sonhou Jenifer. 

A convocação para os Jogos Paralímpicos dependerá de seus desempenhos no Parapan e no Mundial de Atletismo, em Doha. A convocação ainda não foi divulgada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro.

Do JC OnLine

Nenhum comentário: