A Compesa informa que no sistema de Abastecimento d’água há regularmente lavagens e descargas de filtros, que visam garantir a limpeza e conseqüentemente a eficiência do sistema em operação. De todo o volume de água gasto com estes serviços em Araripina, cerca de 80% é reaproveitada, no entanto 20% era encaminhada para a rede.
Diante do longo período de estiagem, a Gerência Regional de Ouricuri e a Coordenação Regional de Araripina decidiram por reaproveitar esta água, que não estava sendo utilizada, na produção de placas e produtos derivados do gesso, como também para construções e lava jatos, uma vez que não há mais açudes ou barreiros com água para a captação na cidade.
Com este objetivo a Companhia liberou o carregamento de caminhões pipas na Lagoa que recebe a água das descargas de filtros a custo zero para os pipeiros residentes na cidade. Antes de iniciarem os trabalhos técnicos da Companhia informaram aos motorista que a água só poderia ser destinada a fabricação de placas e derivados do gesso como também construções e lava jato e jamais para abastecimento humano. Diante das orientações passadas os pipeiros assinaram um termo de responsabilidade, confirmando o compromisso com a correta distribuição da água transportada.
Vale destacar que em nenhum momento a Coordenação Regional de Araripina compactuou com algum tipo ato ilícito ou contribuiu para formação de cartel como mencionado no blog Araripe Informado.
Caso a população presencie algum atitude ilegal no serviço, deve protocolar a denúncia, com o nome do motorista e a placa do veículo na Gerência regional da Compesa, que vai investigar o caso e tomar as medidas necessárias para solucionar o problema.
A Compesa reafirma o compromisso com a população de Araripina e garante que todo o trabalho, iniciado há mais de três anos, é realizado de forma transparente e regularizada. A ação faz parte do projeto de responsabilidade ambiental da empresa e tem como objetivo de diminuir as perdas a partir do reaproveitamento de um volume de água que não era utilizada.
Da ASCOM/ COMPESA Araripina
Nenhum comentário:
Postar um comentário