ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

domingo, 18 de julho de 2010

FACIAGRA - TERMINA COM CHAVE DE OURO O 7º ENCONTRO ESTADUAL DE APICULTURA


Com o tema Pernambuco, Uma Colméia de Desenvolvimento, terminou na noite deste sábado, 17/07/10, na FACIAGRA – Faculdade de Ciências Agrárias de Araripina, o 7º Encontro Estadual da Apicultura. O Evento começou na manhã de sexta-feira, 16/07/10 com a recepção e credenciamento dos participantes no local.


Ainda na sexta-feira pela manhã houve a palestra “Gestão de Entrepostos Cooperativos e apresentação de casos de sucesso. Durante a tarde houve as palestras “Experiências da Venda Conjunta e a Importância do Cooperativismo, Indicação Geográfica do Mel na Chapada do Araripe e Políticas Públicas Para Acesso a Mercado e Comercialização”.


A abertura oficial do evento aconteceu na noite de sexta-feira com a Feira do Mel, comercialização de produtos e apresentação artística com o Grupo Sotaque Nordestino.


No sábado, 17/07/10, pela manhã aconteceram as palestras “A Caatinga e o Desenvolvimento Sustentável do Araripe, Comércio Justo – Oportunidades, Benefícios e desafios para o Pequeno Produtor, Acesso ao Crédito: Linhas de Financiamento voltadas ao agronegócio e Capacidade de Suporte da Caatinga para a Produção de Mel”.


Durante a tarde de sábado aconteceram as palestras “Cooperar para Competir: Aprendendo com as Abelhas e Outros Bichos, Produção Inspecionada: Superação de Entraves e Infraestrutura Apícola e a Viabilidade da Atividade em Pernambuco”.


Durante os dois dias da 1ª Feira do Mel foram também apresentados os minicursos Fabricação de Colméias, Produção de Cosméticos à Base de Mel, Produção de Velas de Cera de Abelha, Produção de Rainhas e Gestão de apiário, além de visita técnica.


O 7º Encontro Estadual de Apicultura teve como objetivo principal fortalece a cadeia produtiva da apicultura no Sertão do Araripe em todo estado de Pernambuco, através de clínicas e visitas técnicas, palestras e debates com produtores, empreendedores e pesquisadores.


Expandir, qualificar os produtos e conscientizar os produtores quanto à necessidade de implantação de boas práticas no manuseio de seu apiário, auxiliando-os na obtenção de certificação da qualidade do mel produzido para atender o mercado interno e externo.


No encerramento na noite deste sábado teve a apresentação do cantor Flávio Leandro, que animou os presentes e fechou com chave de ouro o 7º Encontro Estadual de Apicultura e 1ª Feira do Mel em Araripina, que foi uma realização do SEBRAE e COAMPIS - Cooperativa de Apicultores e Meliponicultores da Região do Araripe, com o apoio da ADDIPER, CHAPADA, CAATINGA, Pefeitura de Araripina, FAEPE, SENAR, PASA, IPA, AEDA e FACIAGRA.


Nenhum comentário: