ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

sábado, 3 de julho de 2010

ADEUS - BRASIL PERDE DE VIRADA E ESTÁ ELIMINADO


Depois de um primeiro tempo brilhante, o Brasil caiu de produção veritiginosamente no segundo tempo e deu adeus à Copa do Mundo ao perder para a Holanda por 2x1, de virada, nesta sexta-feira (2), em Port Elizabeth. Além da queda técnica, os comandados de Dunga demonstraram um completo desequilíbrio emocional depois de tomar o gol de empate.

Desde os primeiros movimentos ficou claro que arma do Brasil seria a velocidade para confundir a boa marcação holandesa. Aos sete minutos, Daniel Alves recebeu na área em impedimento e tocou para Robinho fazer o gol, mas o lance já estava anulado. Mas bastaram dois minutos para tudo dar certo. Felipe Melo lançou Robinho no meio da defesa holandesa e o camisa sete chutou de primeira, rasteiro, na saída do goleiro.

A Holanda, com sua vocação ofensiva, não iria sofrer um gol numa quarta de final de Copa do Mundo e ficar lamentando. Imediatamente, partiram para a frente mas faltava-lhes a velocidade dos jogadores brasileiros. A jogada característica de Robben - cortar da lateral para o meio e chutar - estava muito bem vigiada. Dois jogadores estavam na vigília do camisa 11.

Se marcava bem, a seleção brasileira perdeu um pouco de poder ofensivo, principalmente com Kaká, que pouco aparecia e Luís Fabiano, este praticamente nulo em campo. Mesmo assim, foi o time de azul que continuou mais perto do gol. Aos 30 minutos surgiu a grande chance de ampliar ainda na primeira etapa. Numa bela linha de passe que inclui até Michel Bastos, em seus melhores 45 minutos até o momento no Mundial, Daniel Alves fez corta-luz e a bola sobrou para Kaká mandar no ângulo. Stekelenburg mostrou porque é um dos melhores goleiros da Copa ao fazer grande defesa.

Nos 15 minutos finais, os brasileiros voltaram a ter mais posse de bola no setor ofensivo mas tiveram um pouco de dificuldade na hora do passe final. Aos 45 minutos, Maicon teve outra boa chance ao receber de Daniel Alves. Ele chutou rasteiro e acertou a rede pelo lado de fora.

O jogo recomeçou com a Holanda ensaiando uam pressão no campo brasileiro. E o empate surgiu num erro da defesa, aos nove minutos. Sneijder cruzou da direita, Júlio César saiu e trombou com Felipe Melo. Felipe tirou uma "casquinha" na bola, o suficiente para ela ira para o fundo das redes.

O Brasil deu mostras que o gol estabilizou a equipe. Tanto que a Holanda continuou com bem mais posse de bola. De seu lado, os brasileiros passaram a errar os passes mais simples, o que prejudicou as chances de contra-ataque. O primeiro lance de perigo pelo lado canarinho surgiu apenas aos 19 minutos. Maicon cruzou e no rebote da defesa, Kaká mandou para fora.

Mas o jogo estava para a Holanda, que não perdeu a oportunidade novamente na bola alta. Aos 22 minutos, Robben bateu escanteio da direita, Kuyt tocou para trás e Sneijder completou para as redes. O que era ruim piorou com o já conhecido descontrole emocional de Felipe Melo, aos 27 minutos ao pisar em Robben. O desespero aumentava a cada minuto e o time dava claras mostras que não conseguiria reverter a desvantagem.

Para se ter uma ideia, o zagueiro Lúcio passou a atacar quando não devia. Aos 37, Juan e Júlio César não se comunicaram e quase Robben fica com a sobra. Aos 38 foi a vez de Kaká fugir pela esquerda e chutar prensado.

Ficha do jogo:

Holanda: Maarten Stekelenburg, Van der Wiel, John Heitinga, Ooijer e Van Bronckhorst; Van Bommel, Nigel De Jong e Wesley Sneijder; Arjen Robben, Dirk Kuyt e Van Persie (Huntelaar). Técnico: Bert van Marwijk.

Brasil: Julio Cesar, Maicon, Lúcio, Juan e Michel Bastos (Gilberto); Gilberto Silva, Felipe Melo, Daniel Alves e Kaká; Robinho e Luís Fabiano.Técnico: Dunga.

Local: Estádio Nelson Mandela Bay, em Port Elizabeth (África do Sul). Árbitro: Yuichi Nishimura (Japão). Gol: Robinho, aos nove do primeiro. Felipe Melo (contra), aos sete; Sneijder, aos 22 do segundo. Cartões amarelos: Heittinga, Van der Wiel, De Jong e Michel Bastos. Expulsão: Felipe Melo.

Do JC Online

Nenhum comentário: