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quinta-feira, 16 de outubro de 2008

TURISMO - PERNAMBUCO QUER SER O PRIMEIRO DO NORDESTE

Pernambuco ganhou hoje um novo aliado na divulgação do turismo do estado. Até o final de 2008 e durante todo o ano de 2009, a diversidade cultural local vai ter um Planejamento Estratégico de Ações de Comunicação, lançado hoje pelo secretário de Turismo do Estado, Silvio Costa Filho. Trata-se de uma nova campanha publicitária onde o forte vão ser as frutas da região. A uva vai representar o Sertão, uma referência ao Vale do São Francisco, segundo maior produtor de vinhos do Brasil. O Agreste se mostra na cor vermelha da fruta pitanga. Uma alusão ao artesanato local. Por causa do ciclo do açúcar, o verde da manga vai colorir a Zona da Mata. E por fim, o Litoral, que tem como representação o caju. De acordo com o secretário, o estado perdeu muitos turistas nos últimos anos com a falta de divulgação promocional. “Chegou a hora de Pernambuco se tornar o líder do Nordetse nos próximos três anos. Vamos ampliar o que temos para oferecer no mercado nacional e internacional”, afirmou. Dados da Empresa Brasileira de Tursimo, a Embratur, mais de 64 mil passageiros internacionais já desembarcaram no Aeroporto Internacional do Recife este ano. Em 2007, esse número foi de 48 mil pessoas. A porcentagem de turistas nacionais que chegaram à capital pernambucana aumentou em 14,37%, contra 3% da região Nordeste. Até agosto deste ano, 1.386.122 brasileiros vieram conhecer a terra do frevo. No ano passado foram 1.212.001. Para 2009 o Governo do Estado pretende investir R$ 15 milhões: R$ 6mi no mercado internacional e R$ 9 mi no mercado nacional. “Só no mercado americano, a Embratur está investindo quase U$ 14 milhões”, contou Silvio. O lançamento da campanha veio em um bom momento, quando o mercado turístico internacional está abalado com alta do dólar. “Essa é a oportunidade que damos aos brasileiros de virem conhecer o estado. Muita gente vai desistir de viajar para exterior este ano, concentrando os gastos de fim de ano no Brasil”, comentou o secretário. Ele espera que com a nova campanha o estado tenha um acréscimo de 5% no fluxo de turistas nos próximos três anos.

Campanha – Até o final do ano, as campanhas publicitárias estarão na televisão, espalhadas nos jornais e outdoors. A Secretaria de Turismo quer intensificar a divulgação do portal iPernambuco (www.ipernambuco.com.br), com a instalção de 50 outdoors na Região Metropolitana do Recife. A propaganda vai se estender também aos principais shoppings do país. Além disso, todas as operadoras de turismo do Brasil irão receber, permanentemente, material informativo sobre o estado. Um investimento de R$ 500 mil, segundo o secretário de turismo.

Por Edilson Segundo, do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR

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