ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

BAHIA - MORADORES TEMEM QUE CIDADE RACHE AO MEIO

LAPÃO (BA) – Um fenômeno tem despertado a preocupação de moradores e geólogos da localidade de Lapão, localizada na microrregião de Irecê, a 500 quilômetros de Salvador. Erguido sobre relevo calcário – de onde geralmente nascem grutas subterrâneas –, o município vem sendo tomado por rachaduras que chegam a um palmo de largura. Moradores temem que a cidade, literalmente, parta ao meio. O “epicentro” teve origem há menos de um mês na Gruta do Lapão, em volta da qual cresceu a cidade. A Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) e a Defesa Civil do Estado estiveram ontem no município, onde realizam estudos preliminares. “Meu primeiro diagnóstico é de que se faça um levantamento geofísico, porque existe a possibilidade de haver vários rios subterrâneos nessa região”, afirmou o gerente de geologia da CBPM, Ernesto Alves. A primeira hipótese é de que a própria erosão da água, ao longo de milhões de anos, tenha provocado uma reacomodação rochosa. Por hora, a Defesa Civil descartou a necessidade de interdição das casas atingidas, literalmente rachadas ao meio, tanto no Centro como em zonas periféricas da cidade. Além da gruta, onde quatro fraturas paralelas deram origem a um rachão que percorre uma rua inteira, seis casas no Loteamento Ida Cardoso foram abandonadas pelos moradores. “Achei quem pagasse na minha casa R$ 7 mil em março, agora só querem dar R$ 1 mil. Por mim a cidade vai toda abaixo, mas eu não saio”, diz o autônomo Antônio Roberto Soares, 31. Segundo ele, mais de dez residências apresentaram rachões no último mês só naquele bairro, sempre na calada da noite e sem barulho aparente. A agricultora Celita Pereira, 40, se mudou para uma casa de aluguel depois que uma fissura, da espessura de uma caneta esferográfica, dividiu a parede do quarto. “Na sexta-feira caíram três panelas do armário sem ninguém mexer, e logo depois apareceu a rachadura.” Ela atribui o fenômeno às recentes obras de encanamento de esgoto realizadas pela prefeitura, nas quais foram usados explosivos, mas prefere o sobrenatural: “Sempre ouço essa história de que o Lapão vai afundar sete léguas em quadro”. “O que mais prejudicou foram as obras. Tinha dias em que a gente ouvia mais de 100 tiros para a instalação dos canos”, acrescenta o agricultor Gildásio de Souza Paiva. Na propriedade rural de Paiva, as fendas medem, em alguns pontos, um palmo largura e percorrem 200 metros da propriedade. Em determinados trechos, não é possível visualizar a profundidade das valas abertas no solo, onde a água de dois poços artesianos está abaixo do nível habitual para a época do ano. A prefeitura aguarda um parecer técnico do Instituto de Pesquisa Tecnológica de São Paulo (IPT) antes de um posicionamento oficial. “A acomodação rochosa se confirma onde há os maiores poços artesianos, e pode ser que ela seja provocada pela retirada de água das cavernas subterrâneas”, supõe o gerente de Transportes Genildo Alves.

FONTE
Agência A Tarde

6 comentários:

Unknown disse...

Prefeito não deixa lapão afunda pq eu amo essa terra.
Ass: Fernando brandao da silva

Anônimo disse...

ta bem assim também naum viu patrão, cuidado com um processo, propraganda enganosa, calunia e defamação, são crimes!

Anônimo disse...

È preocupante o que está acontecendo na cidade de Lapão-ba, creio eu que é perca de energia procurar um culpado... è sabido que lapão é uma cidade cheia de contos e mitos, uma delas é que a cidade um dia iria afundar-se,é sabido tambem que a gruta que centra a cidade é amaldiçoada,contam moradores que há muitos demonios lá, por exemplo a mulher de branco ( o diabo de branco), o nego dágua, contam que muitas pessoas ja se perderam dentro da gruta, que animais ao ir beber agua sumiram ali dentro e que la em baixo existe um imenso salão( salão esse pertencente ao Diabo),dentre outros... então o que é cabivél aos arqueólogos é procurar uma maneira de amenizar o problema e a nós humildes moradores e vizinhos da cidade Orar ao Senhor para que ele lance por terra toda maldição que há neste lugar... Deus tudo pode!E que não seja necessario pessoas que vivem nesta cidade a anos sair de suas casinhas e deixar de viver suas vidas como de costume.Não quero que a cidade de lapao afunde, desabe, ou rache ao meio. Por isso o meu pedido é que Cristo tenha misericordia e interceda por nós. E que seja feita a vontade de Deus! MAs caso Acontea alguma dessas outras coisas peço a vocÊs "Buscai ao Senhor enquanto se pode achar" não por medo de ser destituido da terra, mas por Amor ao Senhor! Alguém da cidade de Irecê que está muito preocupada!! Deus vos abençoe!!!

Anônimo disse...

Fiquei sabendo do caso a pouco tempo, e estou alarmado com esta situação.

desconhecida disse...

Eu nasci e me criei em Lapão, e até hoje nunca ouvir falar que Lapão é amaldiçoada e que tem demonios, demonio tem que pensa num absurdo desses que no mínimo é uma uma pessoa desequilidrada mental. Esse papo que tem casa vendendo a preço de banana é pura mentira. Lapão é uma cidade linda, abençoada po DEUS, de um povo bom e hospitaleiro. Tem desenvolvido bastante nos ultimos anos, aqui já tem 2 faculdades, centro, administrativo, hospital funcionando muito bem, praças bonitas, inclusive a da fonte, muitas casas populares, creches, uma área de lazer que é o Parque da Cidade que só tem aqui em Lapão o melhor carnaval antecipado do estado da Bahia e muita gente bonita.O que está acontecendo é apenas uma acomodação de terra e nós os humanos temos que nos concientizar porque a mãe natureza está pedindo socorro. LAPÃO NÃO VAI AFUNDAR ELA VAI FICAR MAIS BONITA E MUITO MELHOR, é só vim conferir, aguardo vc no MELHOR CARNAVAL DA BAHIA.

Anônimo disse...

pedimos que o carnaval de Lapão seja adiado, ou cancelado!
porque em primeiro lugar, vamos pensar na população da nossa cidade, e dos visitantes, porque tem que ter segurança..
enquanto não tiver uma solução!
e que o dinheiro que o prefeito vai gastar com o carnaval,
que gaste com este problema que esta acontecendo, porque Lapão é uma cidade [b]MARAVILHOSA[/b]!
e não pode acontecer nada com ela.
e eu sei tbm que o carnaval de lá é ótimo! é maravilhoso, mais infelizmente... ele não pode ocorrer com esta situação!
precisamos de ajuda dos geologos e intervenção do gorverno federal e estadual. ;*