ARARIPINA

ARARIPINA

CÂMARA MUNICIPAL DE ARARIPINA

CÂMARA MUNICIPAL DE ARARIPINA
PRESIDENTE - LUCIANO CAPITÃO

sábado, 30 de novembro de 2013

ETE - SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE PERNAMBUCO DEVE DIVULGAR CLASSIFICAÇÃO DE ALUNOS


O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) expediu recomendação à Secretaria de Educação do Estado a fim de garantir que o órgão divulgue o resultado do processo de seleção dos estudantes para as escolas técnicas estaduais.

A Secretaria deve publicar a listagem geral, com os nomes de todos os candidatos participantes, por escola, curso ofertado e na ordem decrescente de notas obtidas.

De acordo com o documento, assinado pela promotora de Justiça Eleonora Marise Rodrigues, há um inquérito civil enviado à Secretaria de Educação estadual para apurar denúncia sobre irregularidades na divulgação dos resultados da seleção de alunos para o ano de 2012. A denúncia questiona tanto a falta de publicidade, quanto a transparência do processo.

Ainda conforme a recomendação, durante as investigações foi constatado que a Secretaria, no processo seletivo, apenas divulgou a listagem por ordem alfabética dos candidatos classificados.

“A forma como vêm sendo divulgados os resultados da seleção fere os princípios da publicidade e transparência que devem nortear os atos administrativos, diante da falta de clareza dos dados divulgados, dificultando a devida fiscalização do processo de seleção do corpo discente das escolas técnicas estaduais”, explicou a promotora.

Além de ter que divulgar os resultados com mais detalhes, o MPPE ainda recomendou que o órgão adote o procedimento nos futuros processos de seleção estudantil. De acordo com a assessoria de comunicação do Ministério, a pasta tem 10 dias para encaminhar à Promotoria de Justiça a documentação que comprove o cumprimento da recomendação.

Com informações do Blog do Carlos Britto

ARARIPINA – SÍTIO GAMELA – CRIANÇA DE 25 DIAS DE VIDA MORRE AO CAIR DA CAMA QUANDO DORMIA COM OS PAIS

 
Uma criança do sexo masculino de apenas 25 dias de vida morreu ao cair da cama onde estava com os pais no Sítio Gamela, imediações do Distrito do Moraes, zona rural do município. O fato trágico segundo os pais Lígia Raquel da Silva, de 24 anos e o Nonato da Silva, de 18, teria ocorrido na madrugada de sexta-feira, 29/11, quando a criança bolou da cama devido a um lençol e momentos depois a mãe teria pegado a mesma e colocado novamente na cama, mas só por volta das 07:00 é que os pais tiveram a confirmação da morte da criança por conta da mesma apresentar lesões, inchaço na cabeça e estar roxa. O caso veio à tona quando uma agente de saúde foi à residência do casal como faz periodicamente e foi informada através dos pais sobre a morte do bebe, acionando as autoridades. O casal foi conduzido para a delegacia para prestar esclarecimentos e até o momento que nossa reportagem estava lá, o casal estava sendo ouvido. 

ARARIPINA - II - VILA BRINGEL – HOMEM ATIRA EM VIA PÚBLICA E FOGE À PÉ AO AVISTAR VIATURA DA PM
Um homem identificado apenas por Maíta, idade ignorada, residente na Avenida Principal da Vila Bringel, armando com um revólver de calibre não identificado, efetuou vários disparos de arma de fogo em via pública nas imediações de sua residência. O fato aconteceu por volta das 09:35 da manhã de quarta-feira, 27/11, e os estampidos foram ouvidos até pela guarda da cadeia pública. A Patrulha do Bairro da PM foi acionada e ao chegar no local o atirador que estava em um veículo Kadet de cor prata, ao avistar a guarnição, fugiu correndo à pé com a arma na mão, abandonado o veículo, o qual foi apreendido e encaminhado para a DPC local. Diligências foram realizadas, mas o indivíduo não foi encontrado.

ARARIPINA – III - SÍTIO CIPÓ – VIGILANTE É PRESO POR POSSE ILEGAL DE ARMAS DE FOGO

O vigilante Valmir de Souza Pereira de 52 anos, casado, residente no Sítio Cipó, zona rural do município, foi preso por posse ilegal de arma de fogo por volta das 15:00 de quarta-feira. Segundo a polícia na casa dele os policiais apreenderam um revolver calibre 32 marca INA, e um revólver calibre 38 Taurus com 05 munições intactas. As armas e o acusado foram encaminhados para a DPC local.

ARARIPINA – IV – CENTRO – MULHER É ASSALTADA EM FRENTE DE AGÊNCIA BANCÁRIA
Uma mulher foi assaltada por volta das 11:00 da manhã de quarta-feira, 27/11, após sair da agência bancária do Banco do Brasil no centro. A vítima Tatiane Moura de Lima Vasconcelos de 45 anos, separada, relatou aos policiais que ao sair da agência foi abordada por um senhor de aproximadamente 50 anos que começou a puxar conversa. Em determinado momento o indivíduo puxou sua bolsa e fugiu à pé tomando destino ignorado. A PM realizou diligências, mas o ladrão não foi localizado, e nem foi divulgada a quantia levada. A vítima foi orientada a prestar queixa na delegacia.

IPUBÍ – SÍTIO PAJEÚ – AGRICULTOR É ESFAQUEADO EM BRIGA DE IRMÃOS
Uma confusão por causa de um saco de milho deixou uma pessoa lesionada a faca. O fato aconteceu por volta das 19:10 de terça-feira, 26/11, no Sítio Pajeú, zona rural do município. Conforme a polícia a vítima Antonio Sebastião da Silva, de 42 anos, amasiado, agricultor, estava na casa do também agricultor Francisco Adão Silva, de 29 anos, quando o mesmo começou a discutir com o irmão por causa de um saco de milho. Ao tentar defender o irmão do acusado, a vítima foi esfaqueada e socorrida por populares ao Hospital Santa Maria, em seguida foi transferida para o Hospital Regional de Ouricuri, ficando em observação. A polícia militar foi acionada e conseguiu prender o acusado, conduzindo-o até a DPC local, onde o caso foi registrado.

OURICURI – BAIRRO SANTA MARIA – PM CUMPRE MANDADO DE PRISÃO, PRENDE AJUDANTE DE PEDREIRO E APREENDE REVÓLVER
Policiais militares cumpriram um mandado de prisão por volta das 13:00 de quarta-feira, 27/11, na Rua Oliveira Pessoa no Bairro Santa Maria e prenderam Nersino Benevides da Silva de 53 anos, solteiro, ajudante de pedreiro, residente no local da ocorrência. Durante vistoria na casa dele os policiais localizaram e apreenderam um revólver calibre 38 Taurus, com 05 cartuchos intactos. O acusado junto com a arma foi apresentado na DPC local.

Fonte - Polícia Militar e Polícia Civil de Pernambuco

Créditos fotográficos - Fredson Paiva e internet

ENERGIA - PERNAMBUCO E PIAUÍ SURGEM COMO NOVOS PÓLOS EÓLICOS

Ao exigir que os novos parques já tivessem uma conexão com a rede de transmissão para participar dos leilões de energia, o governo federal acabou mudando o eixo da indústria eólica no país. Com os certames realizados em agosto e novembro, dois novos polos de geração de energia a partir dos ventos surgiram no Nordeste, um na Chapada do Araripe, no interior do Piauí, e outro na região de Garanhuns, no interior de Pernambuco, cidade natal do ex-presidente Lula.

Até o momento, a Bahia e o Rio Grande do Norte eram os principais centros de geração de energia eólica do país, mas a escassez de linhas de transmissão nessas regiões limitou a participação de novos parques nos últimos leilões. A construção das linhas de transmissão está a cargo da Chesf, braço do grupo Eletrobras no Nordeste, mas as obras estão atrasadas.

"Não tínhamos planos de desenvolver tão cedo os parques na Chapada do Piauí e na região de Garanhuns", afirmou, em entrevista ao Valor, Lucas Araripe, diretor de desenvolvimento de negócios da Casa dos Ventos, uma das empresas que mais venderam contratos nos dois últimos leilões. Os dois locais ficaram competitivos depois das regras impostas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), diz o executivo. Para vender contratos de energia nos certames, os empreendimentos precisavam ter ou investir em uma conexão com a rede elétrica.

A região ao sul do Piauí, coincidentemente chamada de Chapada do Araripe, apresenta um dos maiores potenciais eólicos do mundo. Essa área será, no futuro, o maior polo de produção de energia eólica do Brasil, com uma capacidada instalada de 4 mil MW, estima o diretor da Casa dos Ventos.

Deste total, 1.060 MW vão entrar em operação até 2016, se somados tanto os projetos vendidos nos dois últimos leilões (com 660 MW de capacidade instalada) como os parques que serão construídos pela Queiroz Galvão, cuja energia será vendida para o mercado livre (com 400 MW de capacidade instalada).

A energia desses parques será conectada na linha de transmissão que passa próxima à Chapada, entre os municípios de São João do Piauí e Milagres. A linha possui capacidade de 1.200 MW e será duplicada. A Casa dos Ventos terá de construir um trecho de conexão e uma subestação para ligar a energia dos parques na linha de transmissão, mas, como a geração de energia será em grande escala, esse custo será diluído, diz Araripe.

Também já existe, no município de Picos, uma subestação com capacidade instalada de 210 MW, que vai escoar a energia dos parques vendidos no leilão de energia de reserva, em agosto.

Garanhuns, em Pernambuco, é outro local que promete ser, nos próximos cinco anos, um dos principais centros de geração de energia eólica do Brasil, com potencial de 600 MW, diz Araripe. Segundo ele, a empresa fará uma subestação próxima aos parques de 810 de MW de capacidade instalada. 

No leilão de reserva, em agosto, a Casa dos Ventos vendeu parques éolicos na região com uma potência total instalada de 190 MW, o que significa que ainda existe muito espaço para expandir, diz Araripe.

A Casa dos Ventos pretende continuar vendendo energia de projetos em Garanhuns e no sul do Piauí nos próximos certames, incluindo o A-5 (para projetos que ficarão prontos em cinco anos), que será realizado no dia 13 de dezembro.

Tanto no leilão de energia de reserva como no leilão A-3 (para projetos que ficarão prontos em 2016), em novembro, a Casa dos Ventos venceu sozinha, pela primeira vez, parte dos projetos eólicos. Na região de Garanhuns, os parques são 100% da empresa, enquanto, no Piauí, os projetos próprios somam 270 MW.

Uma parte dos empreendimentos na Chapada do Araripe, que somam uma capacidade instalada de 390 MW, será construída em sociedade com a Chesf e o grupo americano Contour Global, que será ainda a operadora dos projetos.

O Piauí também chamou a atenção de empreendedores interessados em vender energia para o mercado livre, como a Queiroz Galvão, cujos parques ficarão prontos em 2016, assim como os empreendimentos negociados nos leilões do governo, para o mercado regulado. Segundo Araripe, a Casa dos Ventos vai receber royalties pelos projetos, ou percentual da receita.

Por Claudia Facchini | De São Paulo

JORNAL VALOR ECONÔMICO

Opinião do editor deste blog: Não sei por que não citaram o nome de Araripina, uma vez que a Casa dos Ventos, ou uma filial dela, está instalada nesta cidade e que existe a possibilidade de grandes torres eólicas serem construídas em breve nas imediações da Serra do Marinheiro-III, Serra dos Simões e Serra da Rancharia, onde já existem grande torres (antenas), de monitoramento dos ventos.

Fredson Paiva

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

TV NORDESTE WEB - MATERIAL RECICLÁVEL ENFEITA O NATAL NAS PRAÇAS DE ARARIPINA

PRAÇA DA IGREJA - ALEGRIAS E EMOÇÕES NA ABERTURA DO NATAL DE ARARIPINA


Na noite de ontem (28) a Prefeitura de Araripina deu início ao calendário Natalino da cidade. O projeto Luzes de Um Novo Tempo contempla a iluminação das praças da Igreja Matriz e do Hospital além de diversas ruas e avenidas que estão decoradas no clima de Natal.
Uma multidão foi prestigiar a abertura do calendário Natalino de Araripina na Praça da Igreja Matriz, onde foi montada uma grande estrutura para também iniciar o novenário da padroeira da cidade: Nossa Senhora da Conceição. Após o pronunciamento do prefeito Alexandre Arraes todas as luzes foram acessas e um maravilhoso espetáculo pirotécnico coloriu o céu da cidade irradiando sentimentos de felicidade, emoção e muitos aplausos nos araripinenses que lá estavam.
O prefeito Alexandre Arraes declarou aberto o calendário natalino que terá diversas atividades ao longo do mês de dezembro como, por exemplo, no dia 12 (quinta-feira) haverá a Adoração ao Presépio em várias ruas da cidade; dia 15 (domingo) a Aventura de Natal com a participação dos jovens; entre os dias 16 a 20 a cidade receberá o Natal Cantante com apresentação musical da banda Maestro Álvaro Campos e, por fim, dia 23 o Natal Solidário pelos bairros da cidade.
Toda a decoração das avenidas, ruas e praças foi feita com a reutilização de garrafas pet. Além da beleza peculiar, o uso de material reciclado preserva o meio ambiente e reforça a preocupação da Prefeitura de Araripina em manter a cidade limpa, bonita e decorada. A decoração foi produzida pelos idosos que frequentam o Lar Geriátrico da cidade.
Da ASCOM/ PMA

Créditos fotográficos - Gustavo Mendes

CNCPC - 148 PESSOAS PRESAS EM TODO SERTÃO DURANTE A OPERAÇÃO PC27

O balanço final das prisões realizadas no Sertão, resultado da Operação PC27, foi divulgado na tarde de ontem, quinta-feira, (28/11), pela Polícia Civil de Pernambuco. No total 148 pessoas foram presas nas oito áreas integradas de segurança que compõe a Diretoria Integrada do Interior-2. De acordo com o Delegado Glaukus Menck, diretor integrado do Interior 2, o numero de prisões superou a meta do território que era de 100 pessoas, mostrando a importância da ação e o comprometimento dos policiais em todo o sertão. 

“Contabilizamos 148 pessoas presas em todo o sertão, destas 79 foram Flagrantes, 29 Mandados de Prisão 13 Mandados de Busca e Apreensão de menor, 22 Termos Circunstanciados de Ocorrências e cinco Boletins Circunstanciados de Ocorrência, um saldo bastante positivo tendo em vista que 53,37% das prisões resultaram em recolhimento”, destacou.

A polícia civil no sertão apreendeu um total de seis armas curtas, quatro armas longas, 17 munições, uma motocicleta, 65g de maconha, 95g de crack, cerca de 20mil mídias piratas (cd/dvd), 367 botijões GLP vendidos ilegalmente, 809 alimentos impróprios para consumo, 27 maços de cigarros, quatro cilindros de oxigênio, 700litros de gasolina vendida ilegalmente, 20 aves silvestres, além de alimentos, vestuários e medicamentos.

“O maior numero de prisões foi devido a venda de produtos piratas, somando 17,5% das prisões, seguidos de prisões por relação de consumo (produtos impróprios para consumo) com 14,1%, tráfico e jogo do bicho com 9,45% cada, porte de arma com 4,7 das prisões, entre outras”, frisou o Diretor. No sertão a Operação PC27, contou com a participação de 754 policiais entre delegados, comissários, escrivães e agentes de polícia.

A Operação PC27 foi planejada pelo Conselho Nacional dos Chefes da Polícia Civil – CNCPC e desenvolvida pelas Polícias Civis das 27 Unidades da Federação, esta é a segunda ação da Operação PC27 no Brasil, e teve como objetivo reprimir o tráfico de drogas, venda de produtos piratas, roubo de carros, cumprimento de mandados de prisão e de busca e apreensão, entre outras diligências.

Fonte - Polícia Civil de Pernambuco/ Blog do Fredson

ESPORTE - 20 EQUIPES VÃO DISPUTAR O TÍTULO DO CAMPEONATO ARARIPINENSE DE FUTSAL A PARTIR DA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA



Começa no dia 02 de dezembro mais uma edição do Campeonato Araripinense de Futsal na categoria adulto masculino. O evento esportivo é uma promoção da Prefeitura de Araripina através da Secretaria de Esportes e Lazer. A abertura será às 18h na quadra poliesportiva do SESI.

Serão vinte equipes que disputarão o maior prêmio do futsal amador de Araripina. Cada equipe poderá inscrever até 20 atletas durante o campeonato. O sorteio dos jogos e a apresentação do regulamento da competição acontecerão nesta quinta-feira (28) a partir das 19h na sede da Secretaria de Esportes com a presença dos responsáveis pelas equipes e pelos membros da Secretaria.

As partidas acontecerão nas noites de segunda e quarta na quadra poliesportiva do SESI e nas tardes de sábado na quadra da Autarquia Educacional do Araripe – AEDA. Serão aproximadamente 40 dias de competição e a final está prevista para acontecer no dia 10 de Janeiro de 2014. Os bairros, distritos e zona rural de Araripina estarão representados por suas equipes que disputarão premiação em dinheiro, medalhas, troféus e o título do Campeonato Araripinense de Futsal.

Para o prefeito Alexandre Arraes a realização deste evento esportivo é a prova do respeito e atenção da Prefeitura de Araripina com o esporte amador do município. Ele destacou que o Campeonato irá movimentar as comunidades e será uma grande atração para o mês de dezembro. “Ao longo do mês de dezembro toda a cidade estará mobilizada em torno deste importante evento que dá a oportunidade para que os amantes do futebol amador joguem em um campeonato promovido pela Prefeitura. Conto com a presença de todos os Araripinenses na abertura do Campeonato e nas rodadas até a final em janeiro”, convidou.

Da 
ASCOM/ PMA

OURICURI – POVOADO DO VIDEL, DISTRITO DE SANTA RITA E CENTRO – TRÊS HOMICÍDIOS ENVOLTOS EM MISTÉRIOS INTRIGAM A POLÍCIA

 
Três homicídios foram registrados nesta semana no município de Ouricuri, sendo um por dia. Na segunda-feira, 15/11, foi localizado dentro da Caatinga, há cerca de 12 Km do Povoado do Videl no sentido Povoado do Socorro, o corpo já sem vida do agricultor Damião Edvan Alves Ferreira, o Bem de Olegário, de 27 anos, casado, o qual residia no Sítio Santo Antônio, Povoado de Cara Branca, zona rural do município. 
A vítima apresentava duas perfurações, aparentemente por faca tipo peixeira, sendo uma no pescoço e outra no tórax. A equipe do O CVLI (Crimes Violentos Letais Intencionais), da polícia civil foi ao local e após perícia preliminar, removeu o corpo ao necrotério do hospital local. Até o momento a polícia não conseguiu chegar a autoria do crime. No outro dia, terça-feira, 26/11, foi assassinado a bala em um posto de combustíveis no Povoado de Santa Rita, o frentista Edjânio Lopes da Silva. 
O mesmo tinha 24 anos, era casado, e foi assassinado por dois motoqueiros que chegaram em uma moto e simularam que iriam abastecer. Estacionaram a moto, chamaram o frentista, e quando o mesmo se aproximou, a dupla anunciou o assalto, mandou que todos presentes deitassem no chão, se aproximaram do frentista e o executaram com apenas um único disparo, em seguida fugiram tomando destino ignorado, sem levar nenhum objeto ou dinheiro. A PM foi acionada, realizou diligências, mas os matadores não foram localizados e nem identificados. O outro homicídio aconteceu por volta das 22:10 de quarta-feira, 27/11, em frente ao Bar do Peixe na Rua Desembargador Medeiros Correia no centro, durante a final do Copa do Brasil entre Flamengo e Atrético Paranaense, exibida em um telão no local. 
Conforme a polícia a vítima Francisco da Rocha Ferreira, o Júnior de Davi, de 30 anos, solteiro, o qual residia na Rua Tenente Bejamim no centro, assistia ao jogo quando em determinado momento em meio aos fogos de artifícios, o mesmo foi executado com vários disparos de arma de fogo por um elemento ainda não identificado que fugiu sem deixar pistas. Houve correria no local na hora dos tiros e a polícia que passava nas imediações avistou apenas o corpo da vítima no meio da via e já sem os sinais vitais. Foram realizadas várias diligências, mas até o momento ninguém foi preso e nem identificado. Os casos serão investigados pela DPC local.

Fonte - Polícia Militar de Pernambuco

Créditos fotográficos - Fredson Paiva e Internet

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

RANCHARIA - GRANDE BARRAGEM SERÁ CONSTRUÍDA - CONFIRA ENTREVISTA COM O PREFEITO ALEXANDRE ARRAES À TV NORDESTE WEB

SEMAD - DOIS GRANDES PROJETOS MUDAM A REALIDADE DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE ARARIPINA

 
As Secretarias de Educação e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – SEMAD estão desenvolvendo dois grandes projetos nas escolas municipais de Araripina: o Mais Educação e o Escolas Sustentáveis.

O Programa Mais Educação está presente em 54 escolas municipais e transformou a realidade dos alunos da rede pública que permanecem dentro da escola por quatro horas regulares mais três horas realizando atividades complementares em diversos macrocampos como dança, música, teatro, leitura, atividades esportivas e educativas complementares.
Na escola municipal José Ferreira Lopes no bairro do Cavalete I, a coordenadora administrativa Sueli Cristina elenca os projetos do Programa Mais Educação em andamento como, por exemplo, o Laboratório de Informática que permite aos alunos total acesso à rede mundial de computadores e melhora os índices de aprendizado.

O segundo projeto em andamento é o Escolas Sustentáveis que leva a prática de atividades ligadas ao meio ambiente como o plantio de árvores e a manutenção de hortas dentro das escolas. Na escola Antonieta Salatiel no bairro Universitário parte dos legumes e verduras da merenda escolar provêm da horta mantida pelos próprios alunos.
De acordo com a Secretária de Meio Ambiente Cristina Arraes a integração entre as Secretarias de Educação e Meio Ambiente proporciona que os alunos aprendam a cuidar do meio ambiente e preservar o seu ambiente escolar. Ela destaca o plantio de mudas nas proximidades das escolas como uma lição ambiental que será levada por todos os alunos para o futuro criando neles a consciência ambiental que será fundamental para os próximos anos.

Da ASCOM/ PMA
Créditos fotográficos - Divulgação

CNCPC - POLÍCIA CIVIL APRESENTA BALANÇO PARCIAL DA OPERAÇÃO PC-27 NO SERTÃO


A polícia civil de Pernambuco através da Diretoria Integrada do Interior-2, apresenta o balanço parcial das ações realizadas em todo o sertão do Estado, resultado da Operação PC-27, realizada na quarta-feira, (27/11). Até o momento os policiais de todo o sertão de Pernambuco já realizaram 43 prisões em flagrante, cumpriram 21 mandados de prisão, 8 de busca e apreensão de menores, dois de busca e apreensão domiciliar e apreenderam mais de 23 mil mídias piratas, duas armas de fogo curta, quatro armas de fogo longa, munições, 95gramas de crack, uma motocicleta, botijões à gás vendidos ilegalmente, além de alimentos impróprios para consumo, cigarros falsificados, entre outros objetos.
Planejada pelo Conselho Nacional dos Chefes da Polícia Civil – CNCPC e desenvolvida pelas Polícias Civis das 27 Unidades da Federação, esta é a segunda ação da Operação PC27 no Brasil, e tem como objetivo reprimir o tráfico de drogas, venda de produtos piratas, roubo de carros, cumprimento de mandados de prisão e de busca e apreensão, entre outras diligências. No sertão de Pernambuco estão participando da Operação PC27, 754 policiais entre delegados, comissários, escrivães e agentes de polícia.

Fonte - Polícia Civil de Pernambuco

"DILMA ESTÁ CONFIANTE SOBRE OS RUMOS DO PAÍS" DISSE ARMANDO MONTEIRO

O senador Armando Monteiro participou de uma reunião com a presidente Dilma Rousseff e um grupo de parlamentares da base aliada, no Palácio da Alvorada, para tratar da conjuntura política e econômica do país e das ações do Governo Federal nas mais diversas áreas. 

Armando deixou a reunião afirmando que a presidente mostrou muita confiança sobre os rumos do País. Segundo ele, Dilma discorreu sobre projetos importantes e sobre as concessões, cujos leilões se realizaram e estão em vias de acontecer. Ainda segundo Armando, a presidente mostrou otimismo, por exemplo, quanto ao êxito da concessão do trecho da BR-163, em Mato Grosso. Sete grupos vão disputar o leilão, que acontece nesta quarta-feira (27) na BM&FBovespa, em São Paulo.

Armando relatou que Dilma também falou sobre a conjuntura política no País e em Pernambuco. “Nós também conversamos com ela (Dilma) sobre o processo político de Pernambuco, mas o tema dominante, até porque tinham parlamentares de outros estados, foi exatamente uma manifestação da presidente, muito segura e muito completa, sobre os rumos do País”, destacou Armando.

Com relação a Pernambuco, a presidente mostrou-se muito atenta à conjuntura política e disse ter ficado satisfeita com o desfecho do Processo de Eleições Diretas (PED) do PT no Estado.

ARMANDO ALMOÇA COM DILMA NO PALÁCIO DA ALVORADA

O senador Armando Monteiro almoça com a presidente Dilma Rousseff no Palácio da Alvorada nesta terça-feira (26). Armando estará ao lado de um pequeno grupo de parlamentares da base de apoio ao Governo Federal. Conversarão sobre temas da conjuntura política e econômica, na perspectiva da agenda legislativa.

No final da tarde, Armando atende a uma convocação da ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, para falar sobre os preparativos do encontro de prefeitos e prefeitas de Pernambuco que ocorrerá na próxima segunda-feira (02), em Gravatá.

Da ASCOM/ Armando Monteiro

ARARIPINA – LADEIRA DO DNOCS – MENOR É APREENDIDO PELA PM APÓS TOMAR MOTO DE ASSALTO


Um menor de apenas 15 anos das iniciais C.P.S. foi apreendido por volta das 12:30 de terça-feira, 26/11, na Ladeira do DNOCS, após praticar um assalto contra um pedreiro. Segundo a policia a vítima Francisco George da Silva, de 35 anos, amasiado, residente no Alto da Boa Vista, se deslocava para a zona rural ao sítio de sua propriedade, conduzindo uma motocicleta Honda CG 125cc, placa NXW-6398, cor preta, puxando um reboque carregado de arame, e quando passava pela Chapada do Ramalhete foi surpreendido por uma corda tensionada ou esticada no cruzando da estrada, fazendo com que o mesmo caísse, em seguida foi rendido por um dos elementos que estava armado de revólver. Depois do assalto a dupla fugiu com a moto, mas foram perseguidos por populares que acionaram a PM, sendo o menor apreendido, enquanto o outro identificado apenas por galego, conseguiu fugir à pé pelo mato levando a arma usada no assalto. A moto recuperada e o menor infrator foram apresentados na DPC local, onde o fato foi registrado. 
Ouça abaixo uma entrevista com o Capitão Robério, comandante da 2ª CIA, falando sobre a apreensão do menor e a prisão de outros assaltantes que vinham praticando assaltos em Araripina.
Reportagem & Fotos - Fredson Paiva

FEM - PREFEITO ALEXANDRE ARRAES PARTICIPA DE REUNIÃO NA AMUPE

 
O prefeito Alexandre Arraes participou na tarde de ontem (27) de uma reunião na Associação Municipalista de Pernambuco – AMUPE para deliberar com outros prefeitos de Pernambuco sobre o Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Municipal – FEM. A reunião teve a participação da Secretaria de Planejamento e Gestão.

De acordo com a Seplag algumas prefeituras precisam fazer ajustes nos planos de trabalho apresentados. De acordo com a última resolução divulgada pela Secretaria (nº 004/2013) o prazo final para as mudanças nos Planos será o dia 29/11. Fica mantido o prazo final do dia 30 de abril de 2014 para execução dos objetos previstos nos projetos.
Em Araripina os recursos do FEM serão utilizados pela Prefeitura para executar um grande programa de calçamento dos bairros na sede e distritos. De acordo com o prefeito Alexandre Arraes os recursos oriundos deste fundo são importantes para a realização de grandes obras, visto que atualmente todas as Prefeituras estão com as receitas seriamente comprometidas. “A ajuda financeira que virá através do FEM vai permitir que bairros sejam calçados, levando dignidade aos moradores e valorizando ainda mais o crescimento da nossa cidade”, destacou.

Estiveram na reunião o presidente da AMUPE e prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota, o vice-governador de Pernambuco João Lyra, o Secretário de Articulação Social e Regional, Aluisio Lessa, os prefeitos de Dormentes, Roniere Reis e de Cedro, Neguinho. 
Da ASCOM/ PMA

Créditos fotográficos - Divulgação

COPA DO BRASIL - FLAMENGO VENCE O ATLÉTICO-PR E É CAMPEÃO NO MARACANÃ

Foi mais do que o torcedor do Flamengo pediu. Depois de sofrer por 83 minutos, a segurar um 0 a 0 que lhe favorecia, o time carioca deixou para o fim o desfecho apoteótico de uma caminhada improvável rumo ao título da Copa do Brasil. Elias e Hernane balançaram as redes quando a conquistava estava mais ameaçada e selaram a vitória por 2 a 0 sobre o Atlético Paranaense, nesta quarta-feira à noite, no Maracanã.

Foi adequado que o volante e o artilheiro tenham coroado suas ótimas temporadas com os gols que vão ilustrar em reprises a terceira Copa do Brasil vencida pelo Flamengo. Elias e Hernane foram os pilares de um time que mudou de cara com a efetivação do técnico Jayme de Almeida.

Eles apenas representaram na decisão o espírito coletivo de uma equipe que superou deficiências óbvias para derrubar favoritos ao longo do caminho até a homérica festa desta noite num estádio lotado, um Maracanã que reviveu seus dias históricos, com a primeira final de uma competição desde a reabertura.

Em sua caminhada até o tricampeonato, o Flamengo derrubou o campeão brasileiro (Cruzeiro), o atual vice-líder (o próprio Atlético), o quarto e o quinto colocados do Campeonato Brasileiro (Goiás e Botafogo). Não há como colocar senões no triunfo obtido pelo time rubro-negro do Rio.

Assim como Elias e Hernane, o time todo utilizou de coração e humildade, sim, mas também de aplicação tática e qualidade técnica, e uma precisão para marcar gols na hora em que eram mais necessários.

Ao destemido time paranaense, os méritos por construir uma temporada em que superou qualquer projeção mais otimista. Deixou a Série B do ano passado para ser vice-campeão da Copa do Brasil e estar na disputa, com grandes chances, para conquistar uma vaga na Libertadores via Brasileiro.

Libertadores para a qual o Flamengo garantiu seu posto. E a expectativa para a próxima temporada, quando a diretoria promete investimentos mais vultuosos, será muito maior. Pois esse time campeão jamais esteve em alta posição nas bolas de apostas brasileiras.

E nele se destacam outros nomes sem o qual os flamenguistas não estariam celebrando mais uma conquista em âmbito nacional. Leonardo Moura, o capitão e líder por exemplo e por palavra do elenco. Não brilhou no Maracanã, mas a ele coube levantar o caneco, a primeira vez numa longa carreira.

Paulinho foi outro que marcou seu nome na trajetória. De jogador "entra e sai", o atacante ligeiro e ágil tomou controle do lado esquerdo ofensivo e foi uma peste para as defesas.

E foi ele quem abriu o caminho para a festa nesta noite, ao fazer uma linda jogada para o gol de Elias, já aos 43 da segunda etapa, quando o Atlético mais ameaçava a meta de Felipe e espalhava um terror palpável pelo Maracanã. André Santos e Ciro foram expulsos por atrito após o gol.

Outro destaque, da final e da reta final da temporada, o volante Luiz Antônio, que alia juventude com maturidade e qualidade técnica. Foi dele a responsabilidade de esfriar o ritmo quando a coisa esquentou. Em arrancada irresistível nos acréscimo, deu de presente um gol ao "Brocador", o 34º no ano, o 17º no Maracanã.

Foi o golpe de misericórdia na valentia paranaense. Era hora da festa nas arquibancadas, que não viram nenhum torcedor flamenguista deixar seu lugar até que a triunfal volta olímpica se concluiu.

FICHA TÉCNICA:

FLAMENGO 2 x 0 ATLÉTICO-PR

FLAMENGO - Felipe; Leonardo Moura (González), Samir, Wallace e André Santos; Amaral, Luiz Antônio, Elias (João Paulo) e Carlos Eduardo (Diego Silva); Paulinho e Hernane. Técnico: Jayme de Almeida.

ATLÉTICO-PR - Weverton; Juninho (Cleberson), Manoel, Luiz Alberto e Pedro Botelho; Deivid, Zezinho, Paulo Baier e Felipe (Dellatorre); Marcelo e Ederson (Ciro). Técnico: Vagner Mancini.

GOLS - Elias, aos 43, e Hernane, aos 48 minutos do segundo tempo.

CARTÕES AMARELOS - Samir (Flamengo); Dellatorre (Atlético-PR).

CARTÕES VERMELHOS - André Santos (Flamengo); Ciro (Atlético-PR).

ÁRBITRO - Leandro Pedro Vuaden (Fifa/RS).

RENDA - R$ 9.733.785,00.

PÚBLICO - 57.991 pagantes (68.857 no total).

LOCAL - Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ).

Fonte: Agência Estado

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

SALGUEIRO - FOI DADA A LARGADA PARA AS CONFERÊNCIAS REGIONAIS DE CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO PERNAMBUCANO

Com o objetivo de definir as diretrizes e as ações para o Plano Estadual de Convivência com o Semiárido pernambucano, ontem (26), na cidade de Salgueiro, Sertão Central, foi realizada a primeira, de um total de cinco Conferências Regionais de Convivência com o Semiárido que acontecerão no estado. A iniciativa é do governo estadual, através da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária e contou com a parceria da Fundação Avina, Articulação no Semiárido de Pernambuco (ASA-PE), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco (Fetape), Conselho Estadual de Desenvolvimento Sustentável (CDS-PE) e Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe).

A ideia das conferências é discutir as políticas de convivência com o conjunto da sociedade civil organizada, movimentos sociais, agricultores/as familiares e poder público nas esferas estadual e municipal, a partir da aprovação da Lei Estadual de Convivência com o Semiárido (Lei N° 14.922). A conferência reuniu um público das três regiões de desenvolvimento (RDs) do estado: Sertão do Araripe, Sertão Central e Sertão do São Francisco. Também estiveram presentes representantes do Centro de Habilitação e Apoio ao Pequeno Agricultor do Araripe (Chapada), Centro de Assessoria e Apoio aos Trabalhadores e Instituições Não-Governamentais Alternativas (Caatinga) e Fetape, instituições que compõem a coordenação estadual da ASA-PE.

Participaram da mesa de abertura do evento, prefeitos e representantes da sociedade civil, da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária e da ASA-PE, Edésio Medeiros. O prefeito da cidade que sediou a conferência, Marcones Libório, deu as boas-vindas aos participantes e abriu os trabalhos. “Já se fala que estamos vivenciando a pior seca dos últimos 50 anos, mas o discurso é o da convivência. Apesar das conseqüências da estiagem, essa mudança de paradigma traz desafios para o governo e principalmente para quem mora na zona rural”, destaca.

Em sua fala, Edésio reforça a importância da construção da política estadual, mas faz um resgate histórico-político do Semiárido. “Os avanços são determinantes nesse processo que o estado vivencia, mas durante muito tempo a ausência das políticas governamentais para quem mora no meio rural, deixou um saldo negativo na história. O nosso país é muito bom na formulação de leis e planos, no entanto, o principal desafio é retirar as ideias do papel”, declara. Para a representante dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural, Célia Lima, é preciso que garantir a participação das mulheres nos espaços de construção de políticas públicas de convivência com o Semiárido e mudar a relação do jovem com o meio rural, pensando estratégias para que ele permaneça nas comunidades rurais.

A mesa de abertura foi encerrada com as considerações da gerente geral da Adagro, Erivânia Camelo. Segundo Erivânia, a Lei Estadual é pioneira no país, mas precisa ter materialidade e uma estrutura eficaz. “A Lei traça uma diretriz para uma política permanente de convivência com o Semiárido, mas é preciso garantir estruturação fundiária, assistência técnica, entre outras políticas que permitam transformar a vidas das pessoas que moram na região semiárida do nosso estado”, finaliza.

Grupo de trabalho do Sertão Central

Logo em seguida, o diretor de Sustentabilidade de Assentamentos da secretaria executiva da Agricultura Familiar (SEAF), Reginaldo Alves, apresentou um quadro do IPCC sobre mudanças climáticas. Ainda na parte da manhã, os participantes se dividiram em grupos de trabalho por RDs, considerando as temáticas da Política Estadual, com vistas à Lei 14.922: Acesso à Água; Monitoramento Climático; Educação Contextualizada; Estruturação Fundiária e Assistência Técnica e Extensão Rural.

Na parte de tarde, foi feita uma discussão sobre o processo de elaboração dos Planos Municipais de Convivência com o Semiárido, e na seqüência, as três regiões apresentaram as propostas definidas pelos grupos. Em seguida, houve um debate em plenária. 
Ainda na parte da tarde, o representante da ASA-PE, Edésio Medeiros, entregou um documento da Articulação Estadual com as proposições de convivência nas mãos do secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Aldo Santos. A ideia é que ele contribua com o processo de construção do Plano Estadual de Convivência com o Semiárido.

Na ocasião, o secretário falou sobre a responsabilidade do estado e da importância da participação social nas conferências regionais. “Pernambuco abraçou essa política com o entendimento de que o processo democrático só acontece com mobilização, participação popular e controle social. Nesse sentido, é importante dizer que o Semiárido não precisa só de água, mas de um conjunto de políticas estruturantes que promovem lazer, desenvolvimento econômico, comunicação, e outras, sendo preciso olhar para a necessidades das pessoas que moram no Semiárido pernambucano.

No encerramento da Conferência Regional foram dadas às orientações sobre a Conferência Estadual de Convivência com o Semiárido, que será realizada no próximo mês.

Calendário das conferências

Amanhã (28), será a vez de Garanhuns sediar a conferência que envolverá os municípios do Agreste Meridional. No dia 04 de dezembro, na cidade de Caruaru, a oportunidade será do Agreste Central. O ciclo de conferências regionais, será encerrado no município de Surubim, Agreste Setentrional, no dia 5 de dezembro.

A Conferência Estadual acontecerá nos dias 09 e 10 de dezembro, na cidade de Recife, capital do estado.

Da ASCOM/ ASA-PE

PERNAMBUCO - SERVIDORES NASCIDOS EM NOVEMBRO TÊM ATÉ ESTE SÁBADO PARA REALIZAR RECADASTRAMENTO DO GOVERNO

Os servidores nascidos em novembro têm até o próximo sábado (30) para confirmar ou atualizar seus dados cadastrais no Portal do Servidor. O processo, iniciado no dia 1°, faz parte do Programa de Recadastramento Permanente do Governo do Estado. No mês seguinte começa o prazo para os aniversariantes de dezembro. É importante salientar que a atualização da data de nascimento, o recadastramento dos professores da Secretaria de Educação ou a avaliação de desempenho, realizados recentemente, são processos independentes e não dispensam o servidor da efetuação do Recadastramento Permanente do Governo do Estado.

O processo é anual e obrigatório para colaboradores efetivos da ativa, militares, comissionados e temporários, inclusive cedidos, licenciados e afastados. É importante lembrar que aposentados e pensionistas estão dispensados do procedimento. Para sua realização, o servidor deve acessar o link www.recadastramento.pe.gov.br e preenchê-lo com CPF e senha (mesma utilizada para visualização do contracheque).

O processo é finalizado apenas quando emitido um protocolo. O servidor deve atentar para, depois de recadastrar os dados pessoais, preencher a aba correspondente ao vínculo com o Estado, podendo ser mais de uma, caso o servidor tenha outras matrículas.

O secretário de Administração, Décio Padilha, destaca a rapidez do processo e as vantagens do Recadastramento para o serviço público. “Em apenas dez minutos é possível concluir o Recadastramento, viabilizando, assim, o aperfeiçoamento das políticas de valorização e capacitação de profissionais, uma vez que teremos a atualização permanente das informações cadastrais dos servidores”.

A não realização do processo acarretará na suspensão temporária da remuneração até que a situação seja regularizada.

Mais informações através da Central de Atendimento ao Servidor (3183.4921 // 3183.4928) ou pelo e-mail geas@sad.pe.gov.br.

Os servidores sem acesso à internet podem realizar o recadastramento presencialmente através dos seguintes endereços:

- RH dos respectivos órgãos/entidades;

- Biblioteca Virtual do Expresso Cidadão Olinda (Avenida Presidente Kennedy, 1001,Peixinhos,Olinda-PE,CEP:53010120 (81)3183-8104);

- Biblioteca Virtual do Expresso Cidadão Cordeiro (Avenida Caxangá, 2200, Cordeiro, Recife - PE, CEP: 50720000 (81)3183-8002).

- Unidades das Centrais de Atendimento ao Servidor:

Recife – CEFOSPE (Rua Tabira, s/n - Boa Vista - Recife - PE - CEP 50050-330 - Fone: (81)3183-4921/4928);

Caruaru (Expresso Cidadão) - Avenida Lourival José da Silva, 80 - Petrópolis (Fábrica da Moda) - Caruaru –PE - CEP 55030-200. Fone: (81) 3727.7546 / (81) 3727.7547;

Petrolina (Expresso Cidadão) - River Shopping - Avenida Monsenhor Ângelo Sampaio, nº 104, lojas –55 / 56 A - Centro - CEP 53304-920. Fone:(87) 3866 – 6729;

Garanhuns (Expresso Cidadão) - Avenida Lions Club, 305 - Aluísio Pinto - Garanhuns - PE – CEP 55292-060. Fone: (87) 3761-8663.

Da ASCOM/ 
Secretaria de Administração de Pernambuco

90,3 - SUCESOS DA ARARI FM - MADONNA - CELEBRATION



Clique AQUI e ouça a Arari FM.

SERROLÂNDIA – PE-585 – PM PRENDE SEQUESTRADORES, LIBERTA REFÉNS E RECUPERA CARGA DE ELETRODOMÉSTICOS AVALIADA EM MAIS DE UM MILHÃO DE REAIS


Policiais militares lotados na 2ª CIA de Araripina conseguiram prender dois sequestradores, libertar dois reféns e aprender uma carga roubada de eletrodomésticos avaliada em mais de um milhão de reais. Conforme a polícia por volta das 21:00 de segunda-feira, 25/11, uma denúncia anônima dava conta que uma carreta havia sido tomada de assalto no estado do Piauí e vinha no sentido Pernambuco. Durante um bloqueio na PE- 585, mais precisamente no Distrito de Serrolândia em Ipubí, a carreta foi interceptada e dois indivíduos presos. 
Eles foram identificados por Reginaldo Antonio da Silva, foto acima, o Galego do PCC, 37 anos, amasiado, residente em Salgueiro e Genildo Henrique Guimarães, de 56 anos, casado, residente em Itabuna-BA, foto abaixo.
Com eles os policiais apreenderam uma pistola . 40 com a numeração raspada e 09 munições intactas, um carregador .40, 05 aparelhos celulares, 11 chips de diversas operadoras, um rádio HT Motorola, um cartão micro SD de 2GB, 02 baterias de celulares, uma aliança, chave de apartamento, 02 carteiras porta cédulas contendo documentos e cartões dos assaltantes, entre outros objetos. 
Os assaltantes relataram que a carga estaria encomendada por um indivíduo de nome Tiago, residente na cidade de Juazeiro do Norte-CE. A ação dos policiais pôs em liberdade os reféns Djair Baldoíno Ferreira, de 55 anos, casado, caminhoneiro, residente em Goiânia e Maria Lucilene dos Santos Souza, de 40 anos, casada, comerciante, residente em Bacabal-MA. 
Também foi recuperada a carreta Volvo/FM 400, cor branca, ano 2011, placa OGZ-6721, carregada com eletrodomésticos avaliados em R$ 1.100.196.10 (um milhão, cem mil e cento e noventa e seis reais e dez centavos). Os assaltantes juntamente com a arma, a carreta e mercadorias, foram encaminhados a DPC de Plantão em Ouricuri, onde os bandidos foram autuados em flagrante.

Fonte - Polícia Militar de Pernambuco

ÁGUA - II - ARARIPINA É REPRESENTADA EM DEBATE SOBRE O CANAL DO SERTÃO


Aconteceu na segunda-feira, (25/11) na cidade de Trindade, através da Associação dos Vereadores do Araripe (AVA) no auditório do CINE Teatro, um encontro com lideranças políticas da região para tratar sobre o projeto original Canal do Sertão. 

O objetivo é conscientizar a população sobre a importância da proposta para o combate aos efeitos da seca, e quais os prejuízos que podem ocorrer no futuro para o setor industrial e agrícola no Araripe com a alteração do projeto.

Presente no evento, representando o prefeito de Araripina - Alexandre Arraes, o vice-prefeito, Valmir Filho que defendeu o projeto original Canal do Sertão levando em conta os benefícios para a melhoria da população de Araripina. “Sabemos da importância deste plano de ação e dos benefícios para nossa cidade e região. Esta união fará toda a diferença se continuarmos buscando os direitos dos agricultores, garantindo irrigação, promovendo a cadeia alimentar, além da promoção de mais empregos e renda”, frisou. 

A audiência Pública contou com a participação do presidente da Comissão do Canal do Sertão, Antonho Fernando, do prefeito de Trindade, Dr. Everton Costa, do presidente da AVA (Associação dos Vereadores do Araripe) e presidente da Câmara de Vereadores de Trindade, Ubirajara Araripe, do deputado Estadual, Raimundo Pimentel, dos vereadores de Araripina, Luciano Capitão, Doval da Saúde, Bringel Filho, Deval do Gergelim, Evilásio Mateus e Genival da Vila, do vice-prefeito de Petrolina, Guilherme Coelho,dopresidente do CDL de Ouricuri, Assis Junior, vice-prefeito de Bodocó, Zé Jacó e representantes políticos das Câmaras de Vereadores das cidades de Trindade, Ipubi, Bodocó, Santa Filomena, Ouricuri, Santa Cruz, entre assessores, estudantes, grêmio estudantil de Ouricuri, sindicalistas, imprensa e sociedade civil. 

Da ASCOM/ PMA

terça-feira, 26 de novembro de 2013

HMSM ARARIPINA - 26 ACIDENTES DE TRÂNSITO REGISTRADOS NO FIM DE SEMANA


Mais 37 ocorrências foram registradas neste fim de semana na emergência do Hospital e Maternidade Santa Maria com 26 acidentes de trânsito divididos em 23 motociclísticos, 01 ciclístico e 02 atropelamentos. Três pessoas foram transferidas para o Hospital Regional de Ouricuri vítimas de acidentes envolvendo motos e bicicleta.
Os números são das 19:00 de sexta-feira, 22/11 às 10:00 da manhã de segunda-feira, 25/11. Neste mesmo período também foram registradas 05 agressões físicas por espancamento, 01 acidente de trabalho e 01 acidente doméstico.
Os casos do fim de semana aconteceram na Avenida Perimetral, Centro (07), Serrolândia, Distrito de Gergelim (02), Alto da Boa Vista, Sítio Inácio, Serra do Cavaco, Avenida Governador Muniz Falcão, Planalto, PE-615, Vila Serrânea (02), Distrito do Moraes (02), Cavalete-I, Sítio Aperto, Sítio Lagoinha, Serra do Marinheiro, Serra do Jardim, Serra do IPA (02), Sítio Poeirão e Distrito de Nascente.
Durante toda a semana passada, das 19:25 de segunda-feira 18/11 às 10:30 de sexta-feira 22/11, outras 14 ocorrências foram registradas naquela unidade hospitalar com 03 acidentes de trânsito, sendo 02 motociclísticos e 01 automobilístico, capotamento de veículo com a vítima transferida para Picos-PI.
No mesmo período também foram registrados 06 acidentes de trabalho, 02 agressões físicas por espancamento, 01 acidente doméstico e 02 agressões físicas por arma de fogo.
Os casos da semana passada aconteceram no centro (04), Vila Serrânea, Cavalete-I, Sítio Água Fria, Sítio Bonito, Distrito Industrial, Distrito de Gergelim (02), Avenida Perimetral, Ladeira do S em Marcolândia-PI e Bairro Planalto.
Fonte - HMSM/ Araripina

Créditos Fotográficos - Fredson Paiva